Revista de Extensão, Arte e Cultura é o mais novo espaço de trocas de conhecimentos da UFAPE

Enviado por larissa em Ter, 14/02/2023 - 10:42

Destinada à divulgação e disseminação de obras nas áreas de Extensão, Arte e Cultura, a pluralidade é a tônica da mais nova revista da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). De iniciativa do Departamento de Difusão Científica, Tecnológica e Inovação (DDCTI) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), uma comissão instituída para a elaboração do projeto da revista realizou um extenso estudo de periódicos na área, em universidades nacionais e internacionais. O grande desafio da comissão foi o de captar os diferenciais que, porventura, as revistas de Extensão oferecessem como destaques aos seus leitores. Nelas, apesar da excelente qualidade científica de suas publicações, a ausência das manifestações artísticas e culturais do público não acadêmico despertou para a necessidade de composição do projeto da Revista, acrescentando este diferencial. “O trabalho minucioso do time da comissão, certamente, colocará a Revista de Extensão, Arte e Cultura da PREC/UFAPE como vanguardista na área e traduz, genuinamente, o caráter de dialogicidade da Extensão entre Universidade e Sociedade promovendo aos acadêmicos e não acadêmicos espaços compartilhados de saberes. E isso é um importante diferencial”, comentou, entusiasmada, a professora Lucilene Simões, diretora do DDCTI/PREC.

Nominada de “SENDAS – Revista de Extensão, Arte e Cultura” o periódico contém duas seções, sendo uma delas destinada às publicações de expressões artísticos-culturais, tais como resenhas, poemas, fotografias, obras literárias, músicas, pinturas, cinema, história em quadrinhos e muito mais. Para a diretora de Arte, Cultura e Assuntos Comunitários (DACAC) da PREC e membra da comissão editorial da Revista, professora Marcia Felix, "esta iniciativa circunscreve um lugar para a visibilidade de textos de naturezas artísticas, o que oportuniza ouvir, ver, ler obras de escritores locais, denotando aos colaboradores/as conhecer, fruir e viver arte e cultura de forma acessível e democrática", comemora a professora.

A outra seção de SENDAS é um espaço para difusão de atividades e experiências extensionistas, por meio de publicações de artigos e de resumos expandidos, de caráter científico. Para o Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Marcos Pinheiro Franque, “A UFAPE avança em Extensão, Arte e Cultura com a nossa Revista Sendas. Com ela temos mais um importante canal de diálogo permanente com a sociedade em geral, que promoverá a difusão e a troca de saberes e experiências das atividades de Extensão Universitária, das Artes e da Cultura, com forte contribuição na formação discente e a transformação social, pilares fundamentais da Extensão Universitária, ou seja, da UFAPE.”

Já em fase de recebimento de trabalhos para publicação, o lançamento oficial de SENDAS está marcado para novembro deste ano, por ocasião do I Congresso de Extensão e Cultura (I CONEXC) da PREC dentro do grande evento SAPIENS/UFAPE.