PREC e Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão e Cultura se encontram em evento sobre normativas para práticas da Curricularização da Extensão

Enviado por DCOMU em Seg, 13/02/2023 - 10:22

Na última quarta-feira (08/02), a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da UFAPE promoveu o I Encontro de Formação em Extensão e Cultura e o III Ciclo de Curricularização da Extensão, destinados aos servidores da instituição que atuam nas Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão e Cultura.

No Encontro, o Pró-reitor, Marcos Pinheiro Franque, expôs aos presentes os atos Federais e as resoluções em vigor que normatizam a Extensão e a Curricularização da Extensão da UFAPE. Além disso, foram dadas ênfases ao papel das Comissões em relação à Extensão e sua curricularização e aos desafios diante da necessidade de uma melhor compreensão e atualização da Resolução de Atividades Curriculares Complementares (ACCs) em alinhamento com as Atividades Curriculares de Extensão (ACEX).

O evento contou com diversas discussões propositivas em que os participantes puderam, também, apresentar demandas à Pró-reitoria, dentre as quais, a necessidade de formações continuadas para a comunidade acadêmica, sobretudo no que diz respeito à Extensão Universitária, suas características e interfaces. O intuito é o de fornecer subsídios teóricos e nortear as ações de Extensão na instituição, auxiliando, assim, na elaboração de projetos, programas e demais atividades. De acordo com a professora Maria Braga, docente do curso de Engenharia de Alimentos e membro da Comissão de Ensino, o evento foi fundamental para discutir a Extensão e os processos ligados à sua creditação nos cursos de graduação, fazendo-se entender os papéis de cada Comissão. Nas palavras da docente, “o evento foi além das demandas iniciais e construímos um espaço onde foi possível discutir não somente a Extensão, mas também o ensino, a pesquisa e a inovação de forma indissociáveis. Para além disso, estes debates são fundamentais para nós, enquanto nova instituição, pois dão base para entendermos o que de fato é a Extensão e como ela deve ser construída”.

Ao final do encontro, o Pró-reitor se mostrou satisfeito com o diálogo com as Comissões e comentou: “nós, da PREC, estamos sempre à disposição e continuamente realizando momentos formativos como esse junto à nossa comunidade acadêmica, visando uma melhor compreensão do que vem a ser Extensão Universitária, os desafios da Curricularização de suas atividades, bem como sobre a responsabilidade de todos que fazem a UFAPE neste processo de mudança e transformação”. O Pró-reitor fez questão de destacar, ainda, a importância de toda comunidade estar atenta às Resoluções 06-2022 e 07-2022 que tratam, respectivamente, da Política de Extensão e da Integralização das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFAPE.