UFAPE realiza Colação de Grau Unificada 2021.2

Enviado por larissa em Qui, 09/02/2023 - 15:04

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco realizou ontem (08/02), às 19 horas, no Teatro Reinaldo de Oliveira (SESC), em Garanhuns, a Colação de Grau Unificada do período 2021.2. Ao todo, 125 graduandos dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia e das Licenciaturas em Letras e Pedagogia estavam aptos a participar, entre os quais, 26 precisaram fazer o procedimento de forma antecipada.

Participaram da solenidade, além dos formandos e seus familiares, professores, coordenadores, técnicos, alunos, homenageados e autoridades convidadas. A aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia Thauany Araújo de Albuquerque, sorteada para discursar em nome dos demais oradores e oradoras, destacou em sua fala que uma palavra define o sentimento de todos e todas ali presentes: “Conseguimos”! A aluna destacou ainda: "Nós somos sonhadores e lutadores e nossa dedicação fez a diferença. Vamos exercer nossas profissões não por amor, mas com amor”.

Em tom poético, o professor Victor Netto Maia, sorteado para discursar em nome dos demais patronos e patronesses, declamou parte da letra da canção ”Metade”, de Oswaldo Montenegro, com parte de versos próprios, para expressar os sentimentos vividos por todos e todas ao longo de suas caminhadas exitosas.

Já o professor Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes, sorteado para discursar em nome dos demais paraninfos e paraninfas, enfatizou a importância do encerramento deste ciclo na vida de cada formando e formanda, destacando que “o conhecimento é transcendental e, mais que vencedores, vocês são especiais. A vida só é possível reinventada. Reinventem-se sempre.”

O vice reitor da UFAPE, professor Macio Farias, falou sobre o sentimento de dever cumprido de cada um dos presentes com a confiança e o desejo de sempre fazer da melhor forma possível. E lembrou que o bom profissional “precisa sempre estar preparado para inovar em sua carreira. Querer, abraçar e se dedicar a sua profissão”.

Por fim, em sua saudação aos formados, o Reitor Airon Melo enfatizou que, nesta solenidade, a UFAPE está entregando os bens mais preciosos que a sociedade demanda: jovens formados com consciência científica e excelência profissional para contribuir no desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da região e do país. “Desde o início de nossas atividades ainda como Unidade Acadêmica de Garanhuns, já formamos 2.200 jovens que estão atuando no território, no Brasil, e, inclusive, no exterior. Um indicativo que a UFAPE está cumprindo bem sua missão é o fato da quantidade de alunos que precisaram colar grau antecipado. Isso ocorre porque eles conseguiram uma colocação no mercado de trabalho, foram aprovados em concursos ou seleções de programas de pós-graduação”, comemorou.

LISTA COMPLETA
PATRONOS (PATRONESSES) E PARANINFOS ( PARANINFAS)

Bacharelado em Agronomia:
Prof. ANTONIO RICARDO SANTOS DE ANDRADE
EDES TORRES DA SILVA

Bacharelado em Ciência da Computação
TIAGO BUARQUE ASSUNÇÃO DE CARVALHO
CRISTIANE GALINDO GONZAGA DE SOUZA

Bacharelado em Engenharia de Alimentos:
Prof. FRANCISCO RESENDE DE ALBUQUERQUE
Prof. CAIO VELOSO SÁTIRO

Bacharelado em Medicina Veterinária: