Projeto “Museu Casa UFAPE” é aprovado pela segunda vez em edital da FACEPE

Enviado por DCOMU em Qui, 02/02/2023 - 19:56

Pelo segundo ano consecutivo, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), por meio de seu Departamento de Arte, Cultura e Assuntos Comunitários (DACAC), teve fomento aprovado para o projeto “Museu Casa UFAPE” em Edital da FACEPE nº 25/2022 de Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco – Museus 2023.

A Casa UFAPE de Extensão e Cultura tem por finalidade principal a realização de ações de museologia e memória nas formas de exposições artístico-culturais para toda a sociedade. Porém, devido à pandemia por COVID-19, ela permaneceu dois anos sem realizar qualquer atividade, retomando suas ações em 2022, quando da primeira aprovação de fomento para Museus de Pernambuco (Edital da FACEPE nº 26/2021). Assim, ao longo do ano passado, a Casa UFAPE esteve aberta para visitação pública em diversas ocasiões, inclusive durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Nela foram desenvolvidas diversas ações permanentes e temporárias, tais como rodas de diálogos, apresentações e mostras artísticos-culturais, dança, teatro, música, literatura, cinema, entre outras. Segundo a coordenadora do projeto, professora Márcia Félix, “com este fomento será possível realizar quatro subprojetos não executados no ano passado e, ainda, mais cinco novos idealizados para este ano de 2023. Tivemos, também, a aprovação de mais uma bolsa e, com isso, conseguiremos focar na criação de um portal que abrigará toda a história da UFAPE”, comemora.

Para o ano de 2023, o projeto “Museu Casa UFAPE” terá, ao todo, a concessão de verbas de custeio no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e de três bolsas de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais por 12 meses para estudantes da UFAPE.  Para o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFAPE, professor Marcos Pinheiro Franque, “a seleção do projeto pela FACEPE, pelo segundo ano consecutivo, mostra que estamos no caminho certo para a valorização e o fortalecimento das ações de Extensão, Arte e Cultura realizadas e promovidas pela PREC, por meio de seu Departamento de Arte, Cultura e Assuntos Comunitários. Em 2023, continuaremos o trabalho com a Comunidade Acadêmica da nossa instituição junto à sociedade, tendo na Casa UFAPE de Extensão e Cultura um ambiente profícuo para a realização de nossas atividades de Extensão, Arte e Cultura. Nossa região e o estado de Pernambuco saem fortalecidos com o reconhecimento, aprovação e continuidade do nosso Projeto Museu Casa UFAPE.

A Casa UFAPE está localizada bem próxima a um dos pólos turísticos da cidade de Garanhuns, o Relógio de Flores. Para o ano de 2023, a programação artístico-cultural será divulgada nas redes sociais da PREC e do Projeto. Ademais, para maior comodidade de seus usuários, a equipe do Departamento de Arte, Cultura e Assuntos Comunitários planeja um sistema informatizado para a realização de agendamentos de eventos e visitação à Casa UFAPE.