II Congresso de Iniciação Científica da UFAPE tem Programação Bastante Abrangente

Enviado por suzana em Qui, 24/11/2022 - 08:08

Com o  tema “A pesquisa científica e sua relação na formação profissional do aluno” o II Congresso de Iniciação Científica faz parte das atividades do SAPIENS e está sendo realizado durante toda a semana. A coordenadora do evento, prof.ª Josabete Carvalho, destaca que o CIC tem como objetivo incentivar o ensino e a pesquisa na UFAPE, mostrando a importância da divulgação das pesquisas científicas desenvolvidas por pesquisadores e estudantes da graduação de todos os cursos da UFAPE, visando a interação entre professores, alunos e sociedade. “Esse ano, teremos a apresentação de 102 trabalhos da Graduação e 04 do PIBIC-EM a serem apresentados no dia 25 das 8h às 12h". Na programação, construída de forma a contemplar todas as áreas do conhecimento, consta a realização  de palestras, mesa redonda, minicursos e apresentação dos trabalhos dos alunos de graduação e ensino médio. Hoje (23/11) pela manhã, está prevista a realização do minicurso "Como preencher o Lattes", com o professor Guilherme Lima do Programa de Desenvolvimento Científico Tecnológico Regional.
À noite acontecerão duas palestras no auditório do LACTAL. A primeira, "Pesquisa Científica e Formação Profissional no Contexto da Pós-modernidade", com a prof.ª  Juliene Gomes da UFAPE/UNICAMP, às 19h. E, em seguida, "A Importância dos Investimentos do Estado de Pernambuco para a Pesquisa e para a Iniciação Científica", com Jayme Ribeiro Filho, coordenador técnico da diretoria científica da FACEPE.
Amanhã (24/11) serão realizadas uma palestra e uma mesa redonda no período da manhã: às 8h, a palestra  "Programas de Iniciação Científica e da Pós-Graduação da UFAPE", com o  Prof. Dr. José Romualdo de Souza Lima, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFAPE, e às 10h, a mesa redonda "Da iniciação científica ao mercado de trabalho". Ambos serão acontecerão no auditório do  LACTAL.
Encerrando  a programação do II CIC, na sexta-feira ( 25/11), das 8h às 12h, acontecerão as apresentações dos trabalhos dos alunos da graduação no hall do prédio de professores 2. A tarde será realizado o minicurso "Utilizando o Canva"  com a professora Andalúcia Santos (Secretaria Municipal de Educação de Jucati) na sala 1 do prédio C. E, por fim, às 18h, teremos a entrega da Menção Honrosa dos trabalhos apresentados no encerramento do evento no auditório do LACTAL.