Professores e alunas de Portugal estão em Garanhuns para participar do I CONEX UFAPE 2022

Enviado por DCOMU em Qua, 23/11/2022 - 23:05

Quatro alunas e dois professores de Portugal estão participando do I CONEX-UFAPE. A presença dos portugueses se dá por dois motivos. O primeiro por participarem de projeto similar ao que vem sendo coordenado pelo prof. Dr. Luciano Cavalcanti, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no PIBEX 2022, intitulado “A pesquisa no processo de ensino aprendizagem na educação básica: construindo projetos interdisciplinares”.

O projeto utiliza a tecnologia educacional do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) e envolve universidades do Brasil e do exterior. O segundo motivo pelo fato de terem vencido um concurso em Portugal com o projeto que teve como tema "Teto Azul – A Resistência de Quem Pede e a Empatia de Quem Ajuda" e assim terem recebido como prêmio uma viagem para um dos estados do Brasil onde se utiliza a referida tecnologia educacional do NEPSO e eles escolheram Pernambuco.

O projeto, coordenado pela prof.ª Lídia Santos, levou as alunas do 12º ano do curso de Ciências Socioeconómicas a "saber mais sobre como vive a população em situação de sem-abrigo na cidade do Porto e o que pensa a população local sobre este fenómeno". Tanto o projeto de Portugal quanto o que é desenvolvido na UFAPE contam com a participação da empresa Vox Populi, de Portugal, através de duas pesquisadoras que constituem o corpo de professores que estão dando aulas online no projeto de extensão da UFAPE.