Mesa Redonda discute possibilidades para estudar no Exterior

Enviado por larissa em Qua, 23/11/2022 - 11:09

Persistência e coragem. Estas duas palavras sintetizam bem a mesa redonda on-line  realizada ontem (22/11), cujo tema foi “Pós-graduação no exterior: oportunidades e desafios". O evento faz parte do II Congresso de Pós-graduação da UFAPE e foi moderado pelo  prof. Jorge Lucena, da UFAPE.

Na mesa debatendo estavam o prof. PhD José Carlos Dubeux Júnior da University of Florida, o  prof. Rafael Ramos/UFAPE e os bolsistas PDCTR/FACEPE/CNPq José Erick Gomes e Jônatas Carvalho. Durante 1h30min, foram discutidas possibilidades para viabilizar o desejo de se estudar no exterior. E, segundo o prof. José Dubeux, alguns elementos são essenciais como dominar o idioma, fazer uma graduação, com iniciação científica e construir uma rede de relacionamentos. 

Já o prof Rafael Ramos destacou que todos nós precisamos planejar a construção de um bom currículo para atingir nossos objetivos e priorizar a pesquisa. José Erick e Jônatas destacaram, também, a importância do conhecimento do inglês, mas, principalmente, acreditar que qualquer um de nós consegue chegar lá. O segredo  é a determinação e o esforço de cada um.