UFAPE Aprova Programa de Residência em Desenvolvimento de Software em Edital da FACEPE

Enviado por suzana em Ter, 02/08/2022 - 17:38

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), aprovou o Programa de Residência Tecnológica em Desenvolvimento de Software, com Habilitação Mobile e Web, no Edital RESITEC-FACEPE 2022.

Este programa é fruto de uma parceria entre docentes da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus de Serra Talhada e da empresa Omnilink Tecnologia. Conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Tem o objetivo de investir na formação de recursos humanos altamente qualificados na área de desenvolvimento de software, através da ação combinada da oferta de disciplinas, na forma de um curso de pós graduação lato sensu (especialização), e realização de atividades práticas no ambiente empresarial. Durante o período de seis meses, os estudantes matriculados assistirão às aulas na UFAPE, totalizando uma carga horária de 360h, e integrarão a equipe de desenvolvimento de projetos na Omnilink e nos Laboratórios de Tecnologia da UFAPE.

Com essa imersão no mercado de trabalho, espera-se que os estudantes participem de todo o ciclo de desenvolvimento de produtos reais, com a definição de metas e superação dos desafios, para que, ao fim da residência, eles estejam mais capacitados para encarar os desafios do mercado de trabalho.

Assim, o programa de Residência Tecnológica em Desenvolvimento de Software configura-se como uma excelente oportunidade de estreitar as relações entre a Universidade e o mercado de trabalho, de modo a alinhar suas estratégias em prol da qualificação profissional, acarretando uma maior empregabilidade e contribuindo, assim, para a transformação do panorama socioeconômico da região.

Serão oferecidas 20 vagas para estudantes graduados em cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software e áreas correlatas, dentre as quais, 10 estudantes serão contemplados com a bolsa BCT-06 da FACEPE, no valor de R$ 2.400,00 reais mensais, e os outros 10 poderão participar das atividades de forma voluntária.

Fiquem atentos! Em breve estaremos divulgando o edital de seleção dos participantes.

Reunião de planejamento do programa de Residência em Software Bcc-UFAPE/Omnilink Da esq. Para dir.: Júlio Henrique (Coordenador de Sustentação da Omnilink); Daniel Alves (Coordenador de QA da Omnilink); Saulo Mendes (Gerente de Sistemas da Omnilink); Igor Vanderlei (Professor da UFAPE / Coordenador geral do programa de Residência); Jean Araújo (professor da UFAPE / Vice coordenador do programa de Residência); Rodrigo Rocha (professor da UFAPE / Coordenador Pedagógico do programa de Residência); Wilson Ferreira (Coordenador de Inovação da Omnilink).