"Os desafios da curricularização das ações de extensão nos cursos de graduação” é tema do I Seminário de Extensão e Cultura promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFAPE - PREC/UFAPE - no evento SAPIENS UFAPE 2021. A curricularização da extensão, também conhecida por creditação (curricular) da extensão, prevista na Lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014 que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES/2018. Nela, foram instituídas as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira que define os princípios, os fundamentos e os procedimentos que devem ser observados no planejamento, nas políticas, na gestão e na avaliação das instituições de educação superior de todos os sistemas de ensino do Brasil.
Desta forma, este tema emergente vem mobilizando as universidades de todo o país uma vez que os cursos deverão adequar seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) para que as atividades de extensão sejam incluídas em suas matrizes curriculares, na forma de componente curricular. Dentre as várias determinações, a Resolução estabelece o cômputo de carga horária de atividades de extensão na matriz curricular podendo, também, ser direcionado aos cursos de pós-graduação. Importante destacar que a sua implementação nos PPC será considerada para efeitos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, bem como para o credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior.
Para este Seminário no SAPIENS 2021, a PREC/UFAPE contará com as presenças das professoras Ludmila Grego Maia, pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte da Universidade Federal de Jataí e Neila Coelho de Sousa, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Catalão, para compartilharem as experiências e os desafios de suas instituições. “A roda de diálogo com as experiências das colegas pró-reitoras em suas instituições contribuirá enormemente para a nossa tomada de decisões com o intuito de maximizar os acertos por parte dos cursos da UFAPE”, destacou o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFAPE, professor Marcos Pinheiro Franque.
O Seminário contará, ainda, com a apresentação cultural do violeiro, cantador e poeta Adalberto Tavares, artista de Garanhuns.
O evento ocorrerá de forma remota no dia 02 de dezembro, a partir das 13 horas, e será transmitido pelo canal do YouTube da UFAPE.