A Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFAPE: compromisso com a inclusão e a permanência acadêmica

Enviado por mateus em Sex, 06/09/2024 - 17:15

Com a criação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), a Assistência Estudantil ganhou destaque estratégico na estrutura institucional, refletido na criação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE). Essa iniciativa reafirma o compromisso da universidade com a democratização das condições de permanência, inclusão social e garantia do direito à educação para todos os seus estudantes. A UFAPE, desde sua fundação, tem promovido uma política inclusiva, reconhecendo a Assistência Estudantil como essencial para o desenvolvimento de uma universidade pública que acolhe a diversidade e valoriza o apoio integral ao estudante.

Atualmente, a UFAPE conta com sua própria Política de Assistência Estudantil (Paest), instituída pela Resolução 008/2023-CONSEPE. Essa política estabeleceu uma série de programas voltados para a permanência dos alunos, especialmente os mais vulneráveis, garantindo não apenas o acesso à universidade, mas também a conclusão de sua trajetória acadêmica. A Paest inclui ações afirmativas direcionadas a grupos historicamente marginalizados, como estudantes indígenas, quilombolas, negros(as), mães, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+, assegurando a esses grupos o suporte necessário para que possam se dedicar plenamente à sua formação acadêmica.

Esses programas contemplam desde apoio financeiro, alimentação, moradia estudantil, até serviços de saúde mental, todos desenhados para criar condições que favoreçam o sucesso acadêmico, a inclusão e o bem-estar dos estudantes. Ao adotar essa política robusta e inclusiva, a UFAPE não apenas consolida seu papel como instituição de ensino superior comprometida com a justiça social, mas também promove um ambiente acolhedor e equitativo, onde cada estudante tem a oportunidade de se desenvolver plenamente.