Biblioteca Central da UFAPE: um marco de expansão e acessibilidade para a comunidade acadêmica

Enviado por mateus em Sex, 06/09/2024 - 15:06

A Biblioteca Ariano Suassuna tem sua origem em setembro de 2005, com a criação da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), primeira extensão universitária instalada no País, dentro do programa de expansão do Sistema Federal de Ensino Superior. Pesquisar e registrar sua memória constitui importante tarefa para os que nela trabalham e representa um legado de episódios e contextos preservados para as gerações futuras.

Inicialmente, a biblioteca funcionou em espaço provisório e emprestado no primeiro prédio ocupado pela UAG, ocupando uma área de aproximadamente 32m². Sem equipe técnica, adotou-se, à época, rodízio de servidores e colaboradores para sua organização, com atendimento ao público em horário irregular, limitando-se aos serviços de empréstimo e devolução de livros sem preparação técnica.

A partir de outubro de 2006, com a nomeação de duas bibliotecárias para o quadro funcional da UFRPE, o acervo da biblioteca começou a receber tratamento técnico (classificação, catalogação, indexação, tombamento, etc).

Em março de 2007, passou a ocupar espaço físico equivalente a 08 salas de aulas mais dois corredores, distribuídos em 03 salas para o acervo geral; 01 sala para Literatura Cinzenta, Obras de Referência e Consulta Local; 01 sala para processamento técnico; 01 sala para Administração e Serviço de referência; 01 corredor para circulação de materiais com 02 guichês de atendimento; 02 totens de Consulta ao Acervo; 01 sala de estudos e 01 sala para o laboratório de informática (em processo de instalação).

No ano de 2018, nossa instituição foi desmembrada da UFRPE, a partir da Lei Federal n.º 13.651, de 11 de abril de 2018 e através da portaria de 08 de outubro de 2021, publicada no Diário Oficial da União, em 05 de novembro de 2021, nossa biblioteca que era setorial até aquele momento, passou a ser a Biblioteca Central do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco SIB UFAPE, com a nomeação da primeira diretora do sistema.

O SIB/UFAPE é um órgão suplementar vinculado à Reitoria, responsável pela gestão sistêmica das bibliotecas, oferecendo suporte informacional, promovendo o acesso, a recuperação e disseminação da informação às atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura da universidade. Seu acervo é especialmente voltado para os cursos de Graduação em: Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Letras, Medicina Veterinária, Pedagogia e Zootecnia; Programas de Pós-graduação em: Especialização em Questão agrária e Especialização em Ensino de Botânica; Mestrado em: Ciências Ambientais, Ciência Animal e Pastagens, Produção Agrícola, Mestrado Profissional em Letras e Sanidade e Reprodução de Animais de Produção; e Doutorado em: Produção Agrícola, além de cursos de aprimoramento ofertados pela UFAPE.

No primeiro semestre do ano de 2024, a equipe de bibliotecárias da UFAPE realizou a mudança para o novo prédio da Biblioteca Central do SIB, acontecimento muito positivo para a instituição e toda comunidade acadêmica. O prédio conta com uma área total de 1.195,35 m², com espaço para o acervo físico de 412,97 m², amplo salão coletivo para estudo com 188,22 m², comportando dez mesas, com seis cadeiras cada, totalizando sessenta acentos neste local. Dezesseis estações individuais, sendo duas preferenciais; três sala para estudo coletivo, com limite máximo para seis usuários; quatro salas para atividades técnicas; e uma sala para duas coordenações e uma sala para a administração da biblioteca; uma sala com trinta acentos para defesas de TCCs, oficinas, palestras, reuniões, treinamentos e outras atividades; duas salas para materiais de consulta; dois balcões para atendimento presencial e um terminal de autoatendimento, mais dois terminais para consulta ao acervo, renovações, consultar pendências na biblioteca e reservas de materiais; copa para a equipe da biblioteca realizar as refeições; cinco banheiros, sendo dois privativos (feminino e masculino), dois para os usuários da biblioteca (feminino e masculino) e um PcD; espaço para a comunidade externa consultar os livros do acervo e outros ambientes.

Atendendo também as especificações das normas técnicas da ABNT 9050, as estantes do acervo estão distribuídas de maneira que permita pessoas cadeirantes circularem tranquilamente pelo acervo e outros ambientes, também foi colocado piso tátil para facilitar a circulação de pessoas com baixa visão ou cegueira. Ao lado das portas, foram colocadas identificações em Braile, para facilitar a localização para esses usuários. O acesso para a biblioteca pode ser por degraus ou por uma rampa de 6,57 m²; A biblioteca trabalha em parceria com o setor de acessibilidade da Universidade, nesse sentido, foram disponibilizadas duas salas para este setor, uma acomoda a braillista e todos os equipamentos e materiais que ela precisa para desenvolver suas atividades e a outra sala é para atendimento educacional especializado.

Todos os ambientes da biblioteca são bem climatizados, com sinalização bem distribuída e visível. Os espaços para estudo e acervo tem excelente iluminação, tanto no período diurno, quanto noturno. Quanto a segurança, temos a porta principal de entrada e saída e mais duas portas de saída de emergência, além de sistema de iluminação de emergência. No prédio, também foram instalados extintores de incêndio e sistema antifurto