UFAPE, Centro Paulo Freire, UPE e Instituto Paulo Freire - São Paulo realizam II Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire - 2024 (Garanhuns)

Enviado por joao em Qua, 15/05/2024 - 12:25

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, o Centro Paulo Freire, a UFAPE, a UPE campus Garanhuns e o Instituto Paulo Freire - São Paulo realizarão o II Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire - 2024 (Garanhuns). O evento, que será realizado de forma totalmente online, constitui-se numa excelente oportunidade de reflexão e aprendizado sobre os desafios contemporâneos na reconstrução do Brasil.

No primeiro dia, teremos a abertura oficial com representantes das instituições organizadoras e a coordenação do evento. Em seguida, o professor e pesquisador Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire de São Paulo, conduzirá uma webconferência sobre esperança na educação libertadora. O professor Gadotti é docente aposentado da Universidade de São Paulo, foi amigo pessoal, conviveu e trabalhou durante anos com Paulo Freire.

Ao longo do dia, haverá uma exposição sobre os espaços de memória do educador Paulo Freire, seguida por círculos de cultura que abordarão temas como Educação Popular, Movimentos Sociais e Saúde, Educação de Jovens e Adultos na Sociedade Contemporânea, Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Justiça Social, entre outros. À noite, teremos mais círculos de cultura, discutindo Direitos Humanos e Cultura de Paz, além de Currículo, Didática/Ensino-Aprendizagem e Prática Pedagógica na Perspectiva da Interculturalidade.

No dia seguinte, continuaremos com os círculos de cultura e rodas de diálogo, discutindo os desafios contemporâneos para a educação especial e inclusiva, além de relatos de experiência sobre a aplicação do pensamento de Paulo Freire na educação formal e não formal.

O encerramento do evento será marcado por uma reflexão coletiva sobre os temas abordados e os caminhos para a transformação através da educação.

Inscreva-se agora mesmo e junte-se a nós nesse momento de construção e compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre o legado de Paulo Freire no campo educacional.

Link para inscrição: https://eventos.centropaulofreire.com.br/evento/16

Link da programação: https://eventos.centropaulofreire.com.br/storage/eventos/16/arquivos/2o…