Primeiro dia do II CONEX é marcado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Enviado por Daniela em Seg, 13/11/2023 - 16:37

 

O II Congresso de Extensão e Cultura (II CONEX) da UFAPE, como parte da programação do SAPIENS, teve como tema “UFAPE sustentável: a Extensão e suas relações na interinstitucionalidade, territorialidade e desenvolvimento social”. A abertura oficial do II CONEX, evento promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), ocorreu na segunda-feira (06/11) e seguiu com sua programação diária até o dia 10. 
Pela manhã, “UFAPE sustentável: a Extensão e suas relações na interinstitucionalidade, territorialidade e desenvolvimento social" foi a palestra de abertura, tema do evento, proferida pela Professora Leila Nascimento da Silva, chefe da Seção de Educação Continuada do Departamento de Difusão CT&I da PREC/UFAPE. A professora Leila trouxe várias reflexões sobre as inter-relações das palavras chave do tema e suas conexões com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (PREC) da Agenda 2030 da ONU. Deu destaque, ainda, à importância do protagonismo dos estudantes em todas essas relações, objetivando suas formações ética e cidadã. 
Logo após, aconteceu a mesa redonda com o tema “O compromisso do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão universitária com os ODS da Agenda 2030 da ONU”, com a presença de  Professor Dilson Cavalcanti, diretor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) – UFPE, Sra. Adilma Lopes Brandão da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) - Prefeitura Universitária da UFAPE, Professora Lucilene Simões (DDCTI/PREC) e o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. Marcos Pinheiro Franque. Essa mesa redonda teve um rico diálogo sobre o compromisso social integrado das bases da Educação universitária com os ODS e as experiências da instituição convidada, UFPE de Caruaru, e da anfitriã, UFAPE. 
Pela tarde, ocorreu a segunda mesa redonda com o tema "Selo ODS EDU 2022: a conquista da certificação pela UFRPE e os caminhos da UFAPE". Nessa mesa redonda, as professoras Betânia Cristina Guilherme e Weruska de Melo Costa, da UFRPE, relataram suas experiências com a certificação com o Selo ODS Educação. A premiação foi obtida em 2022 com o projeto de Extensão, coordenado por elas, intitulado "REMARTEC: Ações Socioambientais para o uso do descarte de resíduos oriundos da mariscagem". O professor Felipe  (PREC/UFAPE) exibiu, aos presentes, os dados compilados dos últimos programas da PREC em relação aos ODS. Foi um momento de intensa interação entre os palestrantes dessa mesa e os presentes, coordenadores e estudantes. sobre seus projetos, ODS e o uso da plataforma Selo ODS EDU. 
À noite, foi destaque a palestra online de Paula Zacarias, Analista de Programas das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), juntamente com o jovem da região das Grotas (Maceió), Antônio Skalybul. Junto deles, estiveram as professoras Lucilene Simões e Márcia Felix (Departamento de Arte e Cultura da PREC/UFAPE) e a estudante da UFAPE, Júlia Rios. O tema da palestra "A atuação audiovisual dos jovens das grotas de Maceió: as experiências dos projetos 'Visão das Grotas' e 'Digaê!'", na realidade, foi um relato de experiências emocionantes destas ações junto a esta comunidade periférica de Maceió. “Visão das Grotas” é um curta-metragem filmado e produzido por nove jovens, que retrata uma perspectiva local do impacto da pandemia da COVID-19 em sua comunidade. Foi premiado como Melhor Performance e Melhor Filme na categoria Júri Popular da Mostra Sururu de Cinema Alagoano e recebeu troféu internacional no 11º Fórum Urbano Mundial, na Polônia. Já o “Digaê!” é um projeto de capacitação audiovisual de jovens da mesma região para que desenvolvam conteúdos multimídia sobre suas vivências na localidade. O jovem Skalybul deu um depoimento emocionante sobre a importância do Digaê para a sua comunidade e para o futuro de todos os envolvidos. Ambas as iniciativas tem por objetivo incentivar os jovens desta região aos debates sobre seus territórios e direitos à cidade, a inclusão social e desenvolvimento sustentável da região.