UFAPE APROVA DOUTORADO EM PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Enviado por DCOMU em Ter, 11/07/2023 - 19:42

UFAPE APROVA DOUTORADO EM PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em sua 221ª reunião, aprovou o Programa de Pós-Graduação em Produção Agrícola (PPGPA), nível de DOUTORADO, a ser implantado na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

O Doutorado em Produção Agrícola não representa apenas uma conquista da UFAPE, mas também de todo o Agreste Meridional, uma vez que é o primeiro Doutorado desta região. Assim, estudantes do Agreste Meridional de Pernambuco já podem cursar Graduação, Mestrado e Doutorado, sem precisar se ausentar de nossa região. O programa terá como área de concentração Produção Agrícola, dividido em duas linhas de pesquisa: Sistemas Agrícolas e Uso de Água e Solo na Produção Agrícola

A aprovação do Doutorado em Produção Agrícola é a realização de um sonho que se iniciou com a criação do Mestrado, no ano de 2010. Durante esses 13 anos de funcionamento foram várias as conquistas, como a nota 5 obtida na última avaliação quadrienal (2017-2020). Destacamos, ainda, a formação de centenas de mestres de elevada qualidade, profissionais que vêm mudando a realidade de diversos produtores rurais da região do Agreste do estado de Pernambuco, bem como de toda a região Nordeste.

A criação de um Doutorado não é a realização de uma ou de poucas pessoas. Dessa forma, o Reitor da UFAPE, prof. Airon Melo, bem como o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, prof. Romualdo Lima, gostariam de agradecer a todos e todas que trabalharam e contribuíram para a aprovação do tão sonhado Doutorado em Produção Agrícola.

Inicialmente, agradecemos aos Coordenadores do PPGPA, passando pelo primeiro e responsável pela criação do Mestrado, o prof. Gustavo Pereira Duda, e os demais coordenadores e substitutos eventuais, o prof. José Romualdo de Sousa Lima, a profª. Keila Aparecida Moreira, a profa. Cibele Cardoso de Castro, o prof. César Auguste Badji, a profª. Kedma Maria Silva Pinto e a profª. Edilma Pereira Gonçalves, que trabalharam e trabalham diuturnamente pelo crescimento do PPGPA e da pesquisa e pós-graduação da UFAPE.

Agradecimentos aos professores Gustavo Duda e Romualdo Lima e à profª. Érika Valente pelo inestimável trabalho na elaboração da proposta do Doutorado, com o auxílio dos docentes Kedma Maria, Edilma Pereira, Cibele Castro, Keila Moreira, Alexandre Rocha, Marcelo Metri, Mairon Moura e Rodrigo Rocha.

Agradecimentos mais do que especiais a todos os professores e professoras, que, no dia a dia, vêm se dedicando e trabalhando arduamente para o crescimento e consolidação do PPGPA. Atualmente, os professores que integram o PPGPA são: Alberício Pereira de Andrade; Alexandre Tavares da Rocha; Antonio Celso Dantas Antonino; Cesar Auguste Badji; Cibele Cardoso de Castro; Claude Hammecker; Edilma Pereira Gonçalves; Érika Valente de Medeiros; Gustavo Pereira Duda; Jeandson Silva Viana; João Tiago Correia Oliveira; José Ramon Barros Cantalice; José Romualdo de Sousa Lima; Kedma Maria Silva Pinto; Keila Aparecida Moreira; Kleber Régis Santoro; Mácio Farias de Moura; Mairon Moura da Silva; e Marcelo Metri Corrêa.

Além desses, gostaríamos de agradecer aos docentes que já participaram do PPGPA: Carlos Romero Ferreira de Oliveira; Cláudia Helena Cysneiros Matos de Oliveira; Cristiano Souza Lima; Júlia Kuklinsky Sobral (in memoriam); Maria Betânia Galvão dos Santos Freire; Mauro Guida dos Santos; e Ueder Pedro Lopes.

Agradecemos à Pró-reitora de Pós-Graduação da UFRPE, profª. Maria Madalena Pessoa Guerra, por todo apoio dado durante os últimos anos, bem como à profª. Antonia Sherlânea Chaves Véras, Pró-reitora de Pós-Graduação da UFRPE na época da criação do Mestrado, pelo incentivo e ajuda na criação do Mestrado.

Agradecemos, também, à secretária do PPGPA, a senhora Maria Carolina Accioly de Albuquerque, por todo apoio no dia a dia do PPGPA.

E agradecemos, de forma mais do que especial, às centenas de mestres formados no PPGPA, bem como aos nossos atuais discentes, que são a razão máxima de nossa existência.

Os resultados podem ser acessados neste link: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/conselho-tecnico-cientifico-da-educacao-superior/10072023_Resultado_CTC_221.pdf

imagem-slide-show