CASA UFAPE INTEGRA A REDE DE NÚCLEOS DO MUSEU DA PESSOA

Enviado por JoaoHenrique em Qui, 01/06/2023 - 14:58

Diante do desafio de contar a história da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE, o Projeto Museu Casa UFAPE – ano 2, através da verba de fomento recebido pela sua aprovação no Edital nº 06 de Inovação Tecnológica para Museus da FACEPE, credenciou a Casa UFAPE ao Museu da Pessoa. Este trata-se de uma rede que atua há 30 anos em nosso país e, atualmente, conta com 72 núcleos no Brasil e um no exterior, apoiado pelo sistema estadual de museus de São Paulo – SISEM- SP, Programa De Ação Cultural De São Paulo – PROAC e pela Secretaria De Cultura e Economia Criativa De São Paulo.
Deste modo, criaremos o nosso núcleo baseado nas memórias, afetos e sentimentos que norteiam as pessoas que conhecem a UFAPE, tornando tais memórias em histórias que, por si, são acervos únicos e ricos em experiências a serem intercambiadas e que podem nortear políticas culturais consistentes. A missão do Museu da Pessoa é valorizar toda e qualquer história de vida como patrimônio da humanidade para democratizar a construção da memória social e nosso núcleo partirá de entrevistas, registros audiovisuais, podcasts, entre outras ferramentas, que impulsionarão os conteúdos que serão criados por nós para serem veiculados pela plataforma da rede. Assim, nossas ações serão divulgadas em todo o Brasil.
Também descobrimos na tecnologia social da memória – TSM, criada e regulamentada em 2009 pelo citado museu, a metodologia que pensamos ser propícia ao nosso objetivo de contar a história da UFAPE, principalmente porque a TSM estimula a criar e compartilhar memórias a partir das histórias de vida, em nosso caso, das pessoas que entram em contato com a UFAPE, seja de forma passageira ou permanente.
Portanto, baseada numa escuta atenta e cuidadosa apreenderemos, de modo concreto, o que o sociólogo Norbert Elias destaca: “cada pessoa só é capaz de dizer eu porque pode ao mesmo tempo dizer nós”.
Nosso acervo de histórias será constituído em formatos audiovisuais, o que possibilitará observar as percepções e significados que o contato dessas pessoas com a nossa universidade lhes proporcionou.