NOTA - Suspensão do Calendário Acadêmico

Enviado por ufape em Qua, 25/03/2020 - 21:00

O Reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e a Coordenadora Geral dos Cursos de Graduação, responsável pelos encargos da Pró-Reitoria de Graduação da UFAPE, diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), informam que, a partir da decisão de suspensão do calendário acadêmico da UFRPE, universidade tutora da UFAPE e da qual seguimos regimento e estatuto, todas as atividades da graduação estão suspensas. Dessa forma, solicitamos que a comunidade acadêmica da UFAPE siga as seguintes orientações:

1. O Calendário Acadêmico está suspenso até 31 de março. Caso haja necessidade de prorrogação, informaremos à comunidade através do nosso site e demais canais de comunicação oficiais.

2. Não é permitida a substituição das atividades acadêmicas presenciais da UFAPE pela modalidade à distância. Salientamos que prezamos pela garantia da qualidade do ensino ofertado e que, no momento atual, não temos estrutura para assegurá-la na oferta de disciplinas na modalidade EaD , como dispõe a Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020, no seu parágrafo 2º, Art. 1º, que responsabiliza a instituição pela “disponibilização de ferramentas aos alunos que permitam o acompanhamento dos conteúdos ofertados bem como a realização de avaliações”. Ressaltamos ainda a  necessidade de um planejamento e formação docente para que possam atuar a contento nas plataformas virtuais de aprendizagem. Além disso, em  relação aos discentes, levamos em consideração a grande quantidade em condições de vulnerabilidade socioeconômica que não dispõem de recursos tecnológicos necessários para essa modalidade de ensino e, ainda, as pessoas com deficiência (PcD) as quais necessitam de ferramentas que possibilitem o acesso eficiente a essa modalidade.

3. As demandas para os setores ligados aos cursos de graduação e à Coordenação Geral devem ser encaminhadas via e-mail para que possam ser atendidas de forma remota.

Garanhuns, 26 de março de 2020.