Professora da UFAPE é eleita vice-presidente do CRMV-PE

Enviado por ufape em Seg, 10/08/2020 - 21:00

A professora da UFAPE, Safira Valença Bispo, foi eleita vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Pernambuco. A eleição ocorreu no último dia 22 de julho de 2020 e sua gestão será do ano de 2020 à 2023. A Chapa foi eleita com 1.113 votos, e assim, pela primeira vez terá uma vice-presidente mulher/zootecnista.

A nova diretoria é composta pela presidente Elisa Araújo, médica veterinária, e atual presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários; Safira Valença Bispo, zootecnista, presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal e vice-presidente da chapa; Roberto dos Anjos, médico veterinário, diretor executivo da Equalis-Ensino Qualificação Superior e tesoureiro da chapa com Maria Luiza, médica veterinária, inspetora sanitária do Recife e secretária-geral da chapa. A equipe também é composta por doze conselheiros, sendo eles: Gustavo Henrique, médico veterinário e sócio do Hospital Veterinário Petdream no Recife; João Alves, médico veterinário e professor adjunto da UNIVASF, em Petrolina; Fernanda Mafra, médica veterinária e sócia-proprietária do Hospital de Cavalos de Paudalho; João Franz, zootecnista e revisor do manual de responsabilidade técnica do CRMV-PE; Pedro Paulo, médico veterinário; Hélio Manso, médico veterinário e membro da diretoria da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos; Gherman Garcia, zootecnista e pesquisador da EMBRAPA Semiárido; Cristiane de Melo, médica veterinária, consultora e responsável técnico na área de alimento; Késia Alcântara, médica veterinária e diretora de planejamento estratégico e convênios da ADAGRO; Ilvio Mendes, médico veterinário e professor em cursos de pós-graduação na UFRPE; José Simonal, médico veterinário e sócio-proprietário na empresa Vet Center em Caruaru; e por fim Jadson Queirós, médico veterinário e conselheiro da Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária.

A proposta de campanha da chapa vencedora foi a importância da valorização das duas classes profissionais que o CRMV representa, maior transparência e a garantia do cumprimento do principal objetivo que é a proteção dos interesses da sociedade.

A profa. Safira comenta que está muito feliz em compor esta equipe que é formada por médicos veterinários e zootecnistas das mais diversas áreas de atuação e regiões do estado. Ela ainda comentou da importância de ter zootecnistas na diretoria do CRMV já que este conselho representa as duas classes. Assim entende que, desta forma, as decisões tomadas serão mais coerentes, justas e consequentemente melhores para o avanço do agronegócio como um todo. A nova gestão se compromete a investir na aproximação com a sociedade e na valorização dos profissionais, através de divulgação das áreas de atuação, campanhas educativas, capacitações e fiscalizações, além de maior aproximação do conselho com a Universidade e os acadêmicos dos cursos de medicina veterinária e zootecnia.

A vice-presidente eleita possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em produção de ruminantes, em 2010 passou no concurso da UFPB, onde ministrou aulas até o primeiro semestre de 2016. Neste período foi transferida para atual UFAPE e desde o segundo semestre de 2016 vem atuando como docente. Ministra a disciplina Zootecnia Especial no curso de Agronomia, que abrange as áreas de produção como bovinocultura de corte, caprinocultura e ovinocultura, e no curso de Zootecnia ministra a disciplina Bubalinocultura e é um dos docentes da disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO. Por sua paixão pelos búfalos, ela começou a desenvolver projetos na área e, em conjunto com a professora Dulciene Karla, criaram o Grupo de Estudos em Ruminantes (GURU) que tem por objetivo visitar propriedades mensalmente, realizando medições biométricas e realizar o controle zootécnico dos animais, possibilitando que os alunos acompanhem a rotina das propriedades. Além disso, possui orientados de PIC e PAVI, além da responsabilidade administrativa com o curso de Zootecnia por coordenar o mesmo há dois anos.

Para o curso de Zootecnia ter uma representação na diretoria do CRMV/PE será de grande motivação para os alunos pois se sentirão representados e valorizados, como também terão a oportunidade de conhecerem a importância de um Conselho de Classe Profissional desde cedo. Já para a UFAPE, é de grande interesse ter uma representante do CRMV em seu corpo docente, em função da instituição possuir os dois cursos que o CRMV/PE representa, além do apoio em disciplinas como deontologia e ética profissional, introdução a Zootecnia e Introdução a Veterinária.

Safira encerra sua fala apontando a responsabilidade que todos os profissionais Zootecnistas e médicos veterinários têm com a sociedade, prestando serviços de excelência e garantindo o desenvolvimento de uma região. E, para isto, todos são obrigados por lei a se inscrever no conselho de classe e, o conselho ao exercer sua atividade principal que é a fiscalização ética e técnica agirá em prol das categorias que representa. Por fim, ela pede a colaboração, união e acompanhamento das ações que irão ser realizadas para que possa ser realizado um trabalho harmônico e destaca ainda que a nova gestão está aberta para sugestões.

Instagram: @crmv_pechapa1.