UFAPE, UFRPE e Museu do Cangaço aprovam projeto interinstitucional para inovação tecnológica em museus

Enviado por ufape em Qui, 27/01/2022 - 21:00

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada e o Museu do Cangaço de Serra Talhada - Fundação Cabras de Lampião aprovaram o projeto "Interdisciplinaridade e Inovação Tecnológica no Museu do Cangaço". Um dos principais objetivos do projeto é o desenvolvimento de soluções computacionais, a partir de técnicas de realidade estendida, que trarão maior imersão do visitante às atrações disponíveis no museu, além de evitar aglomerações em tempos de epidemia ou pandemia. Além disso, o projeto também propõe a criação de material didático e de divulgação científica, como a produção de curtas-documentários para disseminação de conteúdo cultural da memória do Cangaço, com foco nos saberes culturais, populares e científicos.

Tais ações também possibilitarão ao público, oriundos de diferentes contextos, a compreensão e o acesso às linguagens artísticas, culturais e científicas que são salvaguardados pelo Museu do Cangaço e como elas são/podem ser relacionadas. Além disso, também possibilitará a expansão das atividades interdisciplinares que já são oferecidas, aumentando a visibilidade, fortalecendo e democratizando ainda mais o acesso aos saberes e memórias sob diferentes modos de expressão.

Sob coordenação do Prof. Jean Carlos Teixeira de Araujo, também integra o time de desenvolvimento os professores Daliton Silva, Igor Medeiros Vanderlei e Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha, todos docentes da UFAPE e vinculados ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento BCC Coworking. O projeto conta ainda com a participação da Profa. Flávia Cristiane Vieira da Silva, da UAST-UFRPE, que se junta aos demais para liderar a produção de curtas-documentários.

O Museu do Cangaço é considerado como o portal de entrada para os que querem conhecer a cultura, a história e as potencialidades turísticas do sertão. O seu trabalho com a cultura sertaneja do cangaço lhe concedeu o selo Ponto de Cultura, Ponto de Memória e Ponto Gesac, que ampliou o seu trabalho de inclusão social através da cultura. Maiores informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Museu do Cangaço podem ser encontradas no site da Fundação Cabras de Lampião <http://cabrasdelampiao.com.br/site/?p=98> e no Instagram do Museu do Cangaço (@museudocangacost).