Articulação entre ITEP, UPE e UFAPE aprova projeto para o Museu do Queijo de Coalho de Garanhuns em edital da FACEPE

Enviado por ufape em Seg, 07/02/2022 - 21:00

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) participou como colaboradora do projeto “Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco – Museus 2022” da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), aprovado no edital 26/2021 de janeiro deste ano. O referido edital tem por objetivo principal apoiar projetos com foco em Ciência, Tecnologia e Inovação para a instalação e o fortalecimento dos museus de Pernambuco, especialmente aqueles localizados no interior do Estado. 

O Museu do Queijo de Coalho está situado nas dependências do Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios) do ITEP, localizado em Garanhuns, próximo à UFAPE. Para a coordenadora do projeto e responsável pelo CT Laticínios do Agreste/ITEP, Vânia Lemos, “as características de formação profissional da UFAPE e a sua trajetória na bacia leiteira do Agreste são pontos importantes para que, juntos, possamos consolidar as metas que propusemos com o Museu”. Ainda nessa parceria em prol da cultura histórica do queijo de coalho no Agreste de Pernambuco, o ITEP conta, também, com o apoio da Universidade de Pernambuco (UPE). A Diretora de Difusão Científica, Tecnológica e Inovação da PREC, Lucilene Simões, também uma das orientadoras do projeto, salientou que a conexão do ITEP com as Instituições de Ensino parceiras, propicia, via professores orientadores e estudantes, a convergência dos objetivos do Museu em ser um instrumento de divulgação da ciência, da pesquisa e da inovação. 

O projeto foi contemplado com quatro bolsas de cooperação técnica (BCT) no valor de R$500,00 por 12 meses, três para estudantes da UFAPE e uma para a UPE, orientados por docentes das referidas instituições. Além disso, houve a concessão de R$ 4.000,00 em verbas de custeio para uso no projeto. “Neste pleito bem-sucedido, destacamos a importância da articulação entre ITEP, UPE e UFAPE na busca de fomento junto à FACEPE para a realização de ações extensionistas com grande impacto técnico científico, social e artístico-cultural para nossos estudantes e a nossa comunidade regional”, destacou o professor Marcos Pinheiro Franque, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFAPE.
.