Memorial Paulo Freire, fruto de parceria entre o Instituto Paulo Freire (SP) e a UFAPE, será lançado em evento online

Enviado por ufape em Dom, 02/08/2020 - 21:00

Resultado de parceria com o Instituto Paulo Freire (SP), por meio do projeto de extensão  “Glossário audiovisual do educador Paulo Freire” e de pesquisa no âmbito da iniciação científica, “A presença do educador Paulo Freire na web: pesquisa, desenvolvimento e implantação de repositório virtual” apoiados pelo Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) sob a coordenação do prof. Anderson Fernandes de Alencar, o Memorial Virtual Paulo Freire será lançado no dia 28 de julho, dentro do evento “Paulo Freire vai à universidade”, organizado pela FACED-UFU (Universidade Federal de Uberlândia) em parceria com o Instituto Paulo Freire. O endereço de acesso ao Memorial Virtual será divulgado durante a live.

Este memorial disporá de páginas como “Conheça Paulo Freire” onde o leitor será apresentado a vida e obra do educador; “Linha do Tempo”, em ordem cronológica, onde este será apresentado aos principais eventos da vida de Paulo Freire; “Biblioteca” será possível encontrar uma base de dados bibliográficos, com a lista de todos os livros das bibliotecas físicas do educador catalogados e com ferramenta de busca.

Por sua vez, o “Glossário” é caracterizado principalmente por conter recortes das falas em áudio ou vídeo do Paulo Freire em eventos, entrevistas, seminários, encontros ou premiações, organizadas por verbetes temáticos em ordem alfabética; o “Acervo Digital” compõe-se de um repositório com obras digitalizadas, previamente autorizadas, disponibilizadas ao público em geral. Por fim, uma página dedicada à “Comunidade Freiriana”, grupo de pessoas e instituições que, em várias partes do mundo, organizam-se e inspiram suas reflexões e ações na vida e obra do educador.

A atividade encontra-se divulgada aqui: http://ufape.edu.br/br/content/09h30-live-paulo-freire-vai-%C3%A0-universidade