APRESENTAÇÃO
O curso de Especialização em Ensino de Botânica surge da necessidade de qualificar os professores de ciências do ensino fundamental e médio, objetivando contribuir de alguma forma com uma metodologia voltada à realidade do aluno. O grande problema dos professores de Botânica é que a metodologia predominante ainda é a aula expositiva teórica. É provável que essa prática seja um reflexo da formação do professor, que por não ter conhecimento aprofundado no assunto, fica limitado apenas à explicação dada pelo livro, causando aversão e desinteresse a quem é ministrada. A motivação que tem auxiliado na apresentação deste curso emerge, principalmente, do fato de que um dos principais caminhos que levará à melhoria do ensino é uma metodologia com aplicação de técnicas pedagógicas, colocando o aluno diretamente em contato com o conteúdo a ser estudado, sendo a prática a base para buscar a fundamentação teórica, visando à construção do conhecimento.
COORDENAÇÃO
Coordenação Geral: Prof. Dra. Josabete Salgueiro Bezerra de Carvalho
Coordenação Pedagógica: M.a. Sarah Jackelliny da Silva Rodrigues
CONTATO
botanica.latusensu@ufape.edu.br
DESCRIÇÃO DO CURSO/PÚBLICO ALVO
A especialização em Ensino de Botânica foi pensada com o objetivo de qualificar os alunos recém graduados em Biologia e também os professores de Biologia e áreas afins que gostam da área de Botânica e que não tiveram oportunidade de fazer um mestrado ou doutorado na área de ensino, além de estarmos contribuindo pela mitigação da Botânica nas escolas. Na verdade, esse conteúdo muitas vezes nem é trabalhado no ensino fundamental e médio. Diante dessa realidade, fomos motivados a criar um projeto de Pós-Graduação em Ensino de Botânica, pois ampliaríamos e oportunizaríamos a qualificação profissional de professores do ensino fundamental e médio. A região é considerada um forte polo educacional e ainda não foi oferecida nenhuma proposta de Ensino de Botânica, motivando assim a realização dessa proposta. A Pós-Graduação em Ensino de Botânica contemplará o desenvolvimento de metodologias ativas relacionadas as diversas áreas de Botânica (morfologia, anatomia, taxonomia, fisiologia, educação ambiental e etnobotânica), com ênfase no desenvolvimento do ensino na Educação Básica, visando a contextualização de metodologias voltadas a prática de botânica.
OBJETIVOS
Geral
Qualificar os professores da educação básica no trabalho com questões da preservação ambiental, mediante o fortalecimento dos seus conhecimentos em Biologia Vegetal, além de incentivar e possibilitar o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de Botânica, que trará importantes avanços no conhecimento da flora do Agreste Meridional de Pernambuco.
Específicos:
• Qualificar professores da região para o ensino fundamental, médio e superior na área específica dos conhecimentos da Ciência e da Botânica;
• Especializar o professor a desenvolver projetos nas diferentes áreas do mundo vegetal, incluindo a taxonomia, a fisiologia, a ecologia e a etnobotânica;
• Proporcionar instrumentos teórico-metodológicos essenciais ao uso da iniciação à prática da pesquisa em educação e a produção de trabalhos científicos;
• Preparar melhor o aluno para atuar em empresas públicas e privadas, cooperativas e associações diversas;
• Preparar e incentivar o professor para o ingresso no Mestrado e Doutorado nas Universidades Federais de Pernambuco;
• Fornecer elementos conceituais para a análise/preparação/efetivação e avaliação das atividades de ensino.
Linhas de pesquisa:
• Teorias de ensino/aprendizagem;
• Tópicos de pesquisa em ensino de Botânica;
• Educação ambiental e etnobotânica\fitoquímica na educação básica.
EDITAIS
Edital Nº 07/2022 - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Botânica
Edital Nº 07/2022 Retificado - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Botânica
Resultado Final Edital N. 07/2022 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Botânica