1 Apresentação
A Comissão de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFAPE é um órgão vinculado à REITORIA que tem como objetivo geral análise, avalição e desenvolvimento de estratégias para divulgação e consolidação da produção científica na UFAPE. É composta por 16 membros, sendo dois representantes de cada curso, um representante do Centro Laboratorial da UFAPE (CENLAG) e um membro nato.
2 Objetivos
I. Receber projetos de pesquisa elaborados por docentes e/ou técnicos pertencentes ao quadro funcional da UFAPE, ou de pós-doutorando vinculados a programa de pós-graduação da instituição e submetê-los a pareceristas ad hoc para avaliação quanto às diretrizes institucionais para projetos de pesquisa;
II. Receber propostas de abertura ou atualização de grupos de pesquisa encaminhados por docentes e/ou técnicos pertencentes ao quadro funcional da UFAPE e submetê-los a pareceristas ad hoc para avaliação quanto às diretrizes institucionais para cadastro de grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq;
III. Receber relatórios de projetos de pesquisa, cadastrados na UFAPE, e submetê-los a pareceristas ad hoc para avaliação quanto às diretrizes institucionais para projetos de pesquisa;
IV. Dar ciência aos interessados quanto à tramitação das suas solicitações junto a esta comissão;
V. Emitir parecer sobre as propostas recebidas pela comissão com base nas diretrizes institucionais.
3 Membros atuais (Portaria nº 297/2023-REIT, de 13 de dezembro de 2023)
Presidente: Carlos Frederico Lins e Silva Brandão
Conselheiros | Representação |
Marcelo de Oliveira Milfont | Agronomia |
Dimas Cassimiro do Nascimento Filho | Ciência da Computação |
Tiago Buarque Assunção de Carvalho | Ciência da Computação |
Iris Barbosa de Souza Glêce | Engenharia de alimentos |
Raimundo Bernadino Filho
|
Engenharia de alimentos |
Dennys Dikson Marcelino da Silva | Letras |
Ângela Valéria Alves de Lima | Letras |
Ana Cláudia Oliveira da Silva | Pedagogia |
Caline Mendes de Araújo
|
Pedagogia |
Márcia Bersane Araújo de Medeiros Torres | Veterinária |
Keila Aparecida Moreira | Veterinária |
Geane Dias Gonçalves | Zootecnia |
Omer Cavalcanti de Almeida | Zootecnia |
Renato José dos Reis Molica | Representante CENLAG |
Reuniões ordinárias: O calendário de reuniões da Comissão de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFAPE pode ser acessado neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1BlkD4ROhQRWknv-hhtj0cqi5y5wRubXs
4 Documentos de referência
Modelo Projeto de Pesquisa
Modelo Relatório de atividades de Pesquisa
Fluxo de tramitação de processos
5 Contato
Email: comissao.pesquisa@ufape.edu.br
6 Outras informações
6.1 Tramitação de processos
A tramitação de projetos pesquisa, bem como encaminhamento de propostas para análise prévia de abertura e cadastro de Grupos de Pesquisa no Diretório CNPq deverá ser feita seguindo o trâmite constante na Resolução 001/2021 do CONSEPE: http://ufape.edu.br/sites/temaunidades.ufrpe.br/files/resolucoes/CNSP_R….
6.2 Projetos de Pesquisa
Orientamos ainda no sentido de que os Projetos de Pesquisa, sempre que possível, sejam pensados e formulados de maneira ampla e que, preferencialmente, sejam EVITADOS projetos visando apenas editais PIBIC/PIC. Segundo a Resolução 436/2005- UFRPE o prazo máximo apresentado, inicialmente, para a execução do projeto é 48 meses.
Lembramos também a observância, aos que precisam solicitar prorrogação do prazo do projeto, enviarem (em formato pdf):
- Projeto de Pesquisa com vigência e cronogramas atualizados para o novo prazo;
- Última DECISÃO do CTA, CONSU ou CEPE de aprovação do projeto;
- Justificativa para pedido de prorrogação do período de vigência no ofício de solicitação.
7 Fluxo de Tramitação de Processos na Comissão de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação