Laboratório Multiusuários de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL)

O Laboratório Multiusuários de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL), possui laboratórios para ensino e pesquisa. A maior parte dos laboratórios em funcionamento atuam nessas duas áreas. Atualmente, possui os seguintes ambientes:1 sala de aula, 1 auditório, 2 copas, 03 salas para usos diversos (coordenação do curso de engenharia de alimentos, apoio administrativo e apoio para técnicos e 15 laboratórios.

Laboratórios:

  • Tecnologia de cereais, panificação, óleos e gorduras 
  • Tecnologia de leite e derivados
  • Tecnologia de frutas e hortaliças
  • Tecnologia de carnes e derivados
  • Análise de alimentos
  • Química
  • Análise sensorial
  • Termodinâmica
  • Bioquímica
  • Tecnologia de bebidas e produtos apícolas
  • Tecnologia de ovos e pescado
  • Embalagens de alimentos e controle de processos
  • Informática
  • Operações unitárias e fenômenos de transporte
  • Microbiologia de alimentos

Coordenação Geral: Marteson Camelo

E-mail: lactal@ufape.edu.br

Telefone: (87) 3764-5567

 

Laboratórios:

Nome: Tecnologia de cereais, panificação, óleos e gorduras
Coordenador(a): Daniele Silva Ribeiro
Descrição: O laboratório de tecnologia de cereais, panificação, óleos e gorduras foi criado com o objetivo de realizar práticas de ensino que mostram a produção e beneficiamento de óleos e cereais. Além disso, o laboratório atua na pesquisa de novos produtos alimentícios, como por exemplo, massas sem glúten. 
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Tecnologia de carnes e derivados
Coordenador(a): Raimundo Bernadino Filho
Descrição: O Laboratório de Tecnologia de Carnes e Derivados tem servido como instrumento de apoio às atividades de ensino de aulas práticas de disciplinas do curso de graduação em Engenharia de Alimentos, bem como de atividades de pesquisa e extensão do corpo discente tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Ainda nesse sentido, tem por função fornecer apoio para atividades relacionadas ao processamento de carnes e derivados, desenvolvimento de novos produtos, reformulações de produtos tradicionais e controle de qualidade de carnes e produtos cárneos das diferentes espécies animais (bovina, bubalina, caprina, ovina, suína, aves e pescado).
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Tecnologia de leite e derivados
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate
Descrição: O Laboratório de Tecnologia de Leite e Derivados é um equipamento de apoio às atividades de ensino dos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e demais cursos da UFAPE. É instrumento de atividades de pesquisa e extensão com projetos institucionalizados através do GPLAC - Grupo de Estudo, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação Tecnológica e Extensão em Produtos Lácteos e Gestão da Qualidade Industrial, incentivando a formação de pesquisadores com corpo discente tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, valorizando a cadeia de valor do leite da região do Agreste Pernambucano, desde a seleção da matéria-prima até o controle de qualidade dos produtos derivados finais.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Operações unitárias e fenômenos de transporte
Coordenador(a): Marteson Cristiano dos Santos Camelo
Descrição: O Laboratório de Operações Unitárias foi concebido afim de auxiliar no ensino e pesquisa das operações unitárias e fenômenos de transporte, que são aplicados no processamento de insumos alimentícios para produzir alimentos industrializados. O laboratório conta com professores que atuam na área de engenharia de processos, com ênfase em modelagem e simulação de processos. Desta forma, o laboratório visa atender não só as demandas do curso de graduação em engenharia de alimentos como também da pós graduação, no que tange a área de engenharia de processos. 
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Embalagens de alimentos e controle de processos.
Coordenador(a): Thibério Pinho Costa Souza
Descrição: O laboratório de Controle de Processos do LACTAL é responsável pela aplicação das tecnologias de controle automático de processos no que tange a controladores e sensores industriais na área de engenharia de alimentos. O laboratório tem uma cervejaria piloto totalmente automatizada, que possui diversos sistemas autocontrolados, supervisórios, sensores de processos e atuadores industriais. Sendo assim, uma plataforma de estudos avançados e desenvolvimento de novas tecnologias.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Química
Coordenador(a)
: Pedro Gregorio Veira Aquino
Descrição: O Laboratório de Química desenvolve atividades de aulas práticas das diversas disciplinas de Química e que envolvem a análise e manipulação da composição química de diversas matrizes e materiais. Além disso, fornece suporte para pesquisas que envolvam processos e reações químicas, além das já citadas análises de composição química.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Análise Sensorial
Coordenador(a): Luciares Costa de Araujo
Descrição: O Laboratório de Análise Sensorial tem servido como instrumento de apoio às atividades de ensino de aulas práticas de disciplinas do curso de graduação em Engenharia de Alimentos, bem como de atividades de pesquisa e extensão do corpo discente tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Microbiologia de alimentos
Coordenador(a): Betânia Araújo Cosme dos Santos
Descrição: O laboratório de Microbiologia aplicada tem como objetivo analisar microrganismos de interesse na indústria de alimentos e bebidas. Executar métodos de detecção dos principais grupos patogênicos, deteriorantes e benéficos nos alimentos como também, isolar e testar microrganismos com potencial para elaboração de novos produtos e uso na biotecnologia.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Tecnologia de frutas e hortaliças
Coordenador(a): Silvana Nazareth de Oliveira
Descrição: O Laboratório de Frutas e Hortaliças destina-se a dar apoio as atividades de ensino através de aulas práticas nas disciplinas do curso de engenharia de alimentos, tendo como maior foco atender a disciplina de Frutas e Hortaliças. Além disso, o laboratório atua na pesquisa, desenvolvimento, assim como novas formulações para produtos que tenham como matéria prima as frutas e hortaliças.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Análises de alimentos
Coordenador(a): Suzana Pedroza da Silva
Descrição: O Laboratório de Análise de Alimentos realiza ensaios físico-químicos para informações quanto a caracterização físico-química, composição centesimal para tabela nutricional e rotulagem e, controle de qualidade dos alimentos desde a matéria-prima ao produto acabado. As pesquisas que vêm sendo realizadas neste laboratório são referentes a análises do café e de seus processamentos, de processamento mínimo de frutas e seus subprodutos além de desenvolvimento de novos produtos alimentícios.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Bioquímica de alimentos
Coordenador(a): Luciana Maia Moser
Descrição:  O laboratório de Bioquímica dos Alimentos do LACTAL dispõe de equipamentos, utensílios e mobiliários básicos necessários para atividades de pesquisa e ensino. Encontra em funcionamento com atividades de aulas práticas (disciplinas de Bioquímica geral e de Alimentos), bem como de pesquisa envolvendo alunos de iniciação científica, monitoria e pós-graduação. Mais especificamente no laboratório de bioquímica de alimentos está sendo realizada a pesquisas na área de biotecnologia e bioquímica, voltada para a indústria de alimentos, com ênfase em enzimas industriais e biorreatores enzimáticos. Também laboratório dá suporte em caráter multiusuário as demais pesquisas realizadas pelos pesquisadores cadastrados no LACTAL.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Tecnologia de bebidas e produtos apícolas
Coordenador(a): Glêce Milene Santana Gomes     
Descrição: O Laboratório de Bebidas e Derivados Apícolas realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em relação à Tecnologia de Bebidas, tem sido desenvolvidos trabalhos de conclusão de curso através da elaboração de fermentados de frutas, além do estudo da rotulagem obrigatória para cervejas. Quanto aos produtos apícolas, são realizadas práticas de extração e beneficiamento.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Termodinâmica e refrigeração
Coordenador(a): Mirko Salomon Chavez Gutierrez
Descrição:  O Laboratório de Termodinâmica e Refrigeração LABTER do curso de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco UFAPE nasceu em 2018 para estudar e desenvolver processos de conservação de alimentos utilizando baixas temperaturas assim como transformações termodinâmicas que envolvam variações de diversos tipos de energia. Atualmente o laboratório conta com duas linhas de pesquisa na área de refrigeração: Conservação de alimentos pela aplicação de baixas temperaturas e desenvolvimento/otimização de novos processos relacionados aos ciclos de refrigeração e trocas de calor. O laboratório também atua na área de transformações termodinâmicas com estudo de processos de racionalização de energia e recursos hídricos assim como  desenvolvimento de novas processos de analises não destrutivos de alimentos.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Informática
Coordenador(a): Sérgio Francisco Tavares de Pliveira Mendonça
Descrição: O Laboratório de Informática do LACTAL foi criado com o objetivo de auxiliar nas aulas das disciplinas do curso de engenharia de alimentos que façam uso de softwares de engenharia. Incentivando e capacitando o aluno a utilizar ferramentas computacionais na resolução de problemas da engenharia de alimentos. Além da área de ensino o laboratório também atua dando suporte a pesquisa na graduação e pós graduação.
Contato: (087) 3764-5604

Nome: Tecnologia de pescados e ovos
Coordenador(a): Felipe Guedes de Araújo
Descrição: O Laboratório de Tecnologia e Processamento de Pescados e Ovos conta com maquinário básico para processamento e elaboração de produtos à base de ovos e pescado, assim como vidrarias e equipamentos para análises de rotina. Além de atender os objetivos de aulas práticas do curso de engenharia de alimentos, o laboratório dá suporte à experimentos de iniciação cientifica e pós graduação. As linhas de pesquisa atualmente em andamento são: Manipulação da composição do pescado através da nutrição e tecnologia de cultivo e desenvolvimento de produtos com pescado e resíduos de seu processamento.
Contato: (087) 3764-5604