Dia da Universidade

Enviado por larissa em Qua, 18/01/2023 - 14:06

Hoje, 18 de janeiro, celebramos do Dia da Universidade, em homenagem às instituições responsáveis pela oferta do Ensino Superior no País. Baseadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, englobam um grupo de instituições que oferecem graduação e pós-graduação, fundamentadas nos preceitos da Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (1996) e num amplo conjunto de decretos e regulamentos, entre outras normativas.

As universidades públicas, sobretudo as federais, são responsáveis por 99% da produção científica nacional, segundo relatório de 2018 da Clarivate Analytics para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sempre buscando encontrar soluções para os problemas do país e da população, as universidades proporcionam formação acadêmica de alta qualidade, produzem conhecimento e desenvolvem atividades junto à comunidade onde se inserem, interagindo e modificando a realidade social. Desse modo, a universidade pública é essencial para o desenvolvimento nacional e  defendê-las é defender um projeto de nação.

Celebremos, em especial, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, que vem transformando a realidade local e contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento da nossa região.