Professora da UFAPE publica artigo internacional em parceria com as instituições de ensino e pesquisa

Enviado por ufape em Dom, 20/12/2020 - 21:00
O artigo “Biochemical and thermodynamic characteristics of a new serine protease from Mucor subtilissimus URM 4133” (https://doi.org/10.1016/j.btre.2020.e00552) foi publicado em dezembro de 2020, na revista Biotechnology Reports, que possui um CiteScore de 5.9 e é Open access (acesso livre). Trata-se de uma pesquisa que relata processos de purificação, caracterização e identificação, de uma nova enzima proteolítica para aplicação na indústria de alimentos.

Este trabalho é parte da tese de doutorado intitulada “Avaliação das atividades biológicas de peptídeos liberados a partir da hidrólise da caseína caprina por proteases sintetizadas por fungos filamentosos”, desenvolvida pelo doutor José Erick Galindo Gomes, egresso do curso de Zootecnia, da Unidade Acadêmica de Garanhuns, hoje Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). O pesquisador realizou seu doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, tendo como orientador o professor Dr. Roberto da Silva (UNESP) e como co-orientadora a professora Dra. Keila Aparecida Moreira (UFAPE).

O trabalho foi realizado em parceria com as professoras Dra. Cristina Maria de Souza-Motta do Departamento de Micologia da UFPE, e Dra. Maria Manuela Estevez Pintado do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia - Universidade Católica Portuguesa (UCP). E teve como instituições de fomento a FAPESP (2014/13700-3 e 2017/ 16482-5), o CNPQ (426578/2016-3) e a instituição portuguesa FCT (UID/Multi/50016/2013).