Título: Educação, Memória e Cidadania
Descrição: O presente Projeto propõe dar continuidade ao espaço de discussão e reflexão criado a partir do Projeto de Extensão passado intitulado DIREITOS HUMANOS EM DEBATE (BEXT 2015). A iniciativa propõe o desenvolvimento de ações como: criação e fortalecimento de grupos de estudos formados por representantes da UAG e da comunidade extramuros; reforço da parceria com as secretarias municipais e estaduais que tratam dos temas abordados (educação, memória e Cidadania); além do desenvolvimento de Simpósios que reúnam um público interno e externo à UAG com fins a discutir tais temas. A finalidade em fortalecer e expandir os grupos de estudo é garantir maior aproximação do corpo da UAG e de membros da comunidade na qual a Unidade está inserida com a temática estimulando a produção científica do conhecimento na área. Vínhamos desenvolvendo, em ações na área dos Direitos Humanos na UAG, Simpósios abertos a comunidade microregional, e acompanhamos o crescimento do público participante, além da ampliação do perfil dos inscritos; fatores que demonstram o anseio da comunidade em se aproximar desses debates e justificam nosso interesse em desenvolver este Projeto de Extensão ampliando o público alcançado com o projeto anterior. Considerando que a UAG se materializa enquanto lócus privilegiado para a discussão do tema uma vez que se constitui como um espaço de formação profissional nas diferentes áreas do conhecimento; acreditamos que o desenvolvimento de ações de natureza como as explicitadas acima, podem contribuir para a disseminação dos valores que defendem a dignidade humana e a valorização da memória.
Coordenador(a): Taynah de Brito Barra Nova
Título: Educação sanitária para informar produtores rurais de São João, PE, quanto ao risco de contrair parasitoses zoonóticas
Descrição: O parasitismo em animais domésticos é de grande importância, uma vez que a associação homem e animal tem se tornado constante. Dentre os animais domésticos, os cães e bovinos, podem ser fontes de infecção e oferecer riscos à saúde humana através da transmissão de parasitos zoonóticos. A presente proposta tem como objetivo avaliar o conhecimento dos produtores sobre parasitoses zoonóticas e conscientizá-los quanto as formas de prevenção contra as mesmas por meio de educação sanitária. Avaliar também, a presença de parasitos de potencial zoonótico de cães e bovinos em pequenas propriedades rurais do município de São João – PE.
Coordenador(a): Gílcia Aparecida de Carvalho
Título: A reprodução vegetal como proposta para incentivar o estudo da botânica no ensino fundamental
Descrição: O aprendizado da fisiologia vegetal no ensino fundamental apresenta deficiências e limitações que, em parte, são decorrentes também de características intrínsecas à disciplina. Uma vez que esta área do conhecimento botânico aborda alguns temas abstratos e vias metabólicas relativamente complexas, o que dificulta a exploração desses conteúdos em sala de aula. Objetivando contribuir com estratégias que tornem o ensino de Botânica, atraente e estimulante, este projeto, terá como foco principal, basear os ensinamentos nos conhecimento prévios dos alunos. Acredita-se que com essa contribuição, a estrutura cognitiva do aluno, fique fortalecida e o levará a facilitar a aquisição e a retenção de significados dos novos conhecimentos tendendo a facilitar e promover a aprendizagem significativa. O projeto será desenvolvido na Escola Estadual Dom João da Mata Amaral-Garanhuns-PE com os alunos da 6º série (sétimo ano) do ensino fundamental. O desenvolvimento metodológico se dará em seis momentos a seguir: (i) Elaboração do pré-teste com 5 questões abertas; (ii) Elaboração do plano de ensino; (iii) Visitas técnicas; (iv) Conhecimento sobre métodos de reprodução vegetal; (v) Aplicação do pós-teste com as mesmas questões do pré-teste; (vi) Realização de uma prova final com 10 questões abertas abordando os conteúdos ministrados durante todo processo.
Coordenador(a): Josabete Salgueiro Bezerra Carvalho
Título: Educação em saúde para conscientização sobre toxoplasmose em escolas e em núcleo de assistência à saúde de Garanhuns
Descrição: O Toxoplasma gondii causa a doença zoonótica toxoplasmose. O parasito utiliza os felinos como hospedeiros definitivos. O gato libera oocistos no ambiente podendo transmitir o parasito para aves e diversos mamíferos, inclusive o homem, tornando-os também hospedeiros intermediários. Sabe–se que no Brasil a incidência de toxoplasmose na população humana é alta, com grande relevância à saúde pública e saúde animal, pois a doença gera grandes perdas econômicas. É cosmopolita e fatores como condições socioeconômicas, climáticas e hábitos alimentares são importantes para a disseminação do T. gondii. Também é importante salientar, que muitas vezes por falta de conhecimento sobre a doença, o diagnóstico é tardio e o início do controle junto a população também. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo conscientizar discentes, docentes e funcionários de escolas públicas e particulares de Garanhuns – PE, bem como, gestantes atendidas no Núcleo de Assistência à Saúde sobre a toxoplasmose, para esclarecer a população sobre os riscos e formas de transmissão e de prevenção contra o T. gondii. E enfatizar também a importância da adoção de medidas preventivas contra a disseminação do parasito.
Coordenador(a): Gílcia Aparecida de Carvalho
Título: Sistema integrado como forma de redução da evasão escolar no ensino superior
Descrição: A evasão escolar é, certamente, um dos problemas que atinge muitas instituições no país. As perdas de estudantes que iniciam, mas não terminam seus cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. Os recursos públicos investidos em um estudante que desiste do curso antes mesmo de chegar ao ciclo profissional, são desperdiçados pelo problema da evasão escolar, e o país deixa de formar um profissional capacitado. O curso de Engenharia de Alimentos da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE possui um alto número de evasão escolar. Muitos dos alunos poderiam não optar pela desistência se recebessem uma orientação melhor sobre o curso escolhido até mesmo antes de ingressar na universidade (UAG), ou seja, durante o ensino médio. É visando este cenário que este presente projeto de extensão tem como finalidade implementar um Sistema Integrado de Orientação Estudantil (SIOE) envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade extramuros com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino superior atacando o problema logo no ensino médio. O projeto servirá de ferramenta de orientação para a vida acadêmica numa visão dos próprios alunos veteranos, professores e corpo técnico, possibilitando assim ao aluno que venha a ingressar na UAG conhecer melhor sobre o curso pretendido. Além de servir de plataforma de orientação sobre a vida acadêmica, a ferramenta servirá de meio de informação atuando nos gargalos educacionais encontrados pelos próprios alunos. Dessa forma, espera-se que o projeto contribua para a inclusão social dos alunos, com dificuldade de aprendizagem, ao ensino superior.
Coordenador(a): Thibério Pinho Costa Souza
Título: Orientação sobre a utilização da Manihot sp na alimentação de ruminantes na comunidade quilombola Castainho, Garanhuns-PE.
Descrição: A cada ano tem crescido o número de surtos de intoxicações por plantas em animais de produção no Brasil. Este fato, muitas vezes, está relacionado ao tipo de criação desses animais, se em pastagens nativas ou cultivadas, em sistema extensivo ou semi extensivo, além de condições como fome, sede e palatabilidade que estimula a procura e ingestão dessas plantas pelos animais. Outros fatores importantes que estão intimamente relacionados às intoxicações são ocorrência, frequência e distribuição geográfica das plantas tóxicas. Os produtores da comunidade Quilombola do Castainho, situada no município de Garanhuns-PE, tem como principal atividade agrícola o cultivo da mandioca (Manihot sp), planta que é utilizada para alimentação dos animais e também como principal fonte de renda para as famílias. Tal planta apresenta alto valor energético, entretanto, se ofertada de modo inadequado representa grande potencial tóxico para os animais. O objetivo desse trabalho é levar à comunidade conhecimentos a respeito da utilização segura da mandioca na alimentação dos animais. As ações serão realizadas por meio de entrevistas, verificação in loco da forma como é ofertada e orientações aos produtores por meio de palestras e folders.
Coordenador(a): Taciana Rabelo Ramalho Ramos
Título: Me Representa 2.0
Descrição: Esse projeto visa a evolução de uma aplicação para smartphones, que está sendo desenvolvida como um projeto de extensão, vinculado ao Edital BEXT - 2016. A primeira versão teve como objetivo prover um sistema para auxiliar na escolha do candidato. Esse aplicativo está em fase final de desenvolvimento e logo está disponível para download em celulares com sistema operacional Android. Essa segunda versão terá foco no acompanhamento de deputados definidos como favoritos. Ele irá emitir relatórios sobre as atividades parlamentares dos deputados, bem como emitir notificações sempre que um deles realizar alguma votação. Também será incluída uma interface para que os candidatos que não tiveram mandato no último exercício cadastrem suas 'intenções de voto' para os projetos votados pelo congresso, abrindo espaço assim para que a aplicação tenha uma maior abrangência.
Coordenador(a): Daliton da Silva
Título: Desenvolvimento de software para gestão de propriedades leiteiras de pequenos produtores do Agreste Pernambucano
Descrição: A presente proposta tem como objetivo construir um sistema computacional que possa prover celeridade para as pesquisas da área de planejamento e gestão de produção leiteira de pequenos produtores localizados no agreste do estado de Pernambuco. Em particular, o planejamento é realizado através da identificação e análise de pontos de referência (benchmarking) e as informações coletadas através de diálogo constante com os produtores em diversas propriedades da região. Tais informações necessitam ser controladas e processadas visando a integridade dos dados. Na computação, um software de gestão de informações influencia diretamente nesse processo, eliminando gargalos durante os processos de aquisição, gerenciamento, armazenamento, processamento, visualização e compartilhamento dos dados. Estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia serão os responsáveis pela coleta e análise de dados, enquanto que os estudantes de graduação em Ciência de Computação ficarão responsáveis pelo desevolvimento do software que permita o gerenciamento das informações coletadas de forma intuitiva, onde a usabilidade deve ser considerada de modo que os produtores possam utilizar o sistema sem muitos esforços.
Coordenador(a): Tiago Buarque Assunção de Carvalho
Título: EMBALAGEM: ver , conhecer e influenciar na escolha e decisão de compra do consumidor de Garanhuns-PE
Descrição: A embalagem para o setor de alimentos tem se mostrado como item essencial à logística, proteção ao produto sob aspectos sanitários e de danos físicos, bem como veículo de informação, através do rótulo. Sendo este um componente obrigatório exigido pela legislação vigente. Atualmente, a embalagem vem desempenhando funções, tais como a praticidade, de relevância ao consumidor e se apresentado em formatos mais diversos possíveis, com cores e imagens atraentes, os quais tem influenciado o consumidor no momento de decisão de compra. Considerando a variedade de produtos alimentícios e os diferentes públicos consumidores em cada região do Brasil é fundamental conhecer as características que mais influenciam a aquisição e consumo dentro do setor produção e comercialização de alimentos. Além disso, mediante os resultados obtidos poder intervir na sociedade através da orientação da população acerca do tema em questão.
Coordenador(a): Glêce Milene Santana Gomes
Título: Hortas Orgânicas em Escolas Públicas de Garanhuns
Descrição: As hortaliças, folhosas (alface, couve), frutos (tomate, vagem), flores (couve-flor, brócolis), raízes (cenoura, beterraba), são alimentos muito importantes para a alimentação humana, pois são ricas em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. A produção orgânica ou agroecológica destes produtos é de extrema importância para garantir a segurança alimentar, além de permitir a conservação do ambiente pela redução de produtos químicos lançados no meio. A implantação de hortas agroecológicas nas escolas públicas de Garanhuns torna-se importante, uma vez que não existem projetos com esta finalidade de incentivar e ensinar tanto as crianças como professores como trabalhar o solo e os recursos naturais sem degradar o ambiente agrícola. Este projeto tem como objetivo difundir técnicas de produção nas escolas publica de Garanhuns com a implantação de hortas agroecológicas. As escolas serão visitadas e feito a conscientização da relevância desta atividade onde serão produzidas as hortaliças e as mesmas utilizadas na confecção da merenda escolar.
Coordenador(a): Mácio Farias de Moura
Título: Hortas Agroecológicas em Escolas do Município de Jupi
Descrição: As hortaliças, folhosas (alface, couve), frutos (tomate, vagem), flores (couve-flor, brócolis), raízes (cenoura, beterraba), são alimentos muito importantes para a saúde humana, pois são ricas em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. A produção orgânica ou agroecológica destes produtos é de extrema importância para garantir a segurança alimentar, além de permitir a conservação do ambiente pela redução de produtos químicos lançados no meio. A implantação de hortas agroecológicas nas escolas públicas de Jupi torna-se importante, uma vez que não existem projetos com esta finalidade de incentivar e ensinar tanto as crianças como professores como trabalhar o solo e os recursos naturais sem degradar o ambiente agrícola. Este projeto tem como objetivo difundir técnicas de produção nas escolas publica de Jupi com a implantação de hortas agroecológicas. As escolas serão visitadas e feito a conscientização da relevância desta atividade onde serão produzidas as hortaliças e as mesmas utilizadas na confecção da merenda escolar.
Coordenador(a): Mácio Farias de Moura
Título: É mesmo possível ver uma célula? - Práticas na escola
Descrição: A mídia promove a divulgação constante de novas descobertas científicas. Apesar de manipulações celulares serem corriqueiramente praticadas, nem todos os indivíduos possuem um conceito sólido sobre células e seu metabolismo. Inúmeras aplicações deste conhecimento podem ser facilmente listadas: discernir sobre alimentos saudáveis para o corpo; evitar comportamentos de risco para aquisição de câncer; compreender a requisição médica e manter o tratamento; conhecer benefícios e malefícios de novas tecnologias como uso de células tronco, transgênicos e etc. Segundo o PCN do Ensino médio, os estudantes necessitam de uma formação que promova a capacidade de pesquisar, analisar e selecionar informações. Na maioria das escolas, práticas de laboratório são pouco frequentes, sendo uma ação eficaz para promover as habilidades mencionadas além de aguçar a curiosidade dos estudantes. Os professores de ensino médio enfrentam dificuldades para elaborar aulas práticas principalmente pela elevada carga horária e estrutura física inadequada. Com este panorama, o objetivo deste projeto de extensão é construir com os professores de Biologia de Ensino Médio atividades práticas com materiais alternativos para dinamizar a sala de aula. A metodologia de trabalho será a elaboração de cinco atividades práticas para aplicação em aulas do primeiro ano em escolas de Ensino Médio da cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Antes e após as aulas serão aplicados questionários para a avaliação das metodologias e conteúdos aplicados.
Coordenador(a): Daiane Felberg Antunes Galvão
Título: CONHECENDO OS ANIMAIS: primeiros passos para a conservação da fauna silvestre
Descrição: O projeto intitulado “CONHECENDO OS ANIMAIS: PRIMEIROS PASSOS PARA A CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE” tem como objetivo apresentar para estudantes do nível fundamental de escolas da zona urbana do município de Garanhuns-PE algumas espécies de animais silvestres através de imagens, vídeos e do acervo zoológico pertencente ao Laboratório de Ensino de Zoologia (LABEZoo) localizado na UFRPE/UAG. Além disto, o projeto objetiva conscientizar os estudantes em relação à conservação do meio ambiente e consequentemente a conservação da fauna silvestre tornando possível uma visão sistêmica sobre as ações antrópicas em relação ao meio ambiente e suas consequências atuais e futuras. O projeto tem o intuito de mostrar quais ações podem interferir direto ou indiretamente na permanência das espécies silvestres no planeta e ao mesmo tempo apresentar alternativas para a conservação da fauna silvestre.
Coordenador(a): Wallace Rodrigues Telino Júnior
Título: Programa de diagnóstico e orientação sobre o consumo de ovos na cidade de Garanhuns - PE
Descrição: Atualmente, as doenças transmitidas por alimentos (DTAs) vem crescendo em vários países, principalmente as que estão relacionadas com o consumo de ovos. Porém, um dos principais fatores diretamente relacionados com este aumento é a compra de ovos de origem desconhecida, o armazenamento e manipulação inadequados dos mesmos, fazendo com que os estes sejam considerados veículos de transmissão de patógenos, como por exemplo Salmonella, tornando-se temática importante para a saúde pública. O presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção do consumidor e o perfil do consumo de ovos, e conseguinte orientação da população da cidade de Garanhuns sobre os riscos que o armazenamento, consumo e manipulação inadequados de ovos podem trazer a saúde. Para tanto será realizado na cidade de Garanhuns: 1.levantamento de marcas comerciais e dos locais de comercialização de ovos, e de consumo (restaurantes e escolas do ensino fundamental); 2. Entrevistas com consumidores de ovos nos diferentes locais de comercialização para obtenção do perfil e da percepção dos mesmos quanto ao consumo de ovos; e 3. Diagnóstico a respeito do tipo de ovo utilizado nesses estabelecimentos comerciais (restaurantes, escolas do ensino fundamental). Com base nos dados obtidos, será realizado a confecção de folders e palestras de orientação direcionados aos riscos e cuidados no consumo de ovos. Com vistas a minimizar os riscos de ocorrência de doenças associadas ao consumo de ovos na cidade de Garanhuns.
Coordenador(a): Marcos Pinheiro Franque
Título: Programa de orientação sobre a segurança alimentar com ênfase no consumo do leite e derivados nas escolas do ensino fundamental do município de Garanhuns-PE
Descrição: O leite é um dos pilares da alimentação infantil por ser rico em proteínas, carboidratos e minerais. Apesar de proibido, a venda de leite cru é um habito comum e constante no país, o que traz riscos à saúde dos consumidores devido à grande quantidade de irregularidades na sua produção, transporte, venda e armazenamento. Mesmo sendo pasteurizado, o leite está sujeito a fraudes e a má conservação que o tornaria improprio para o consumo humano. Diante de tais fatos o diagnóstico e a sensibilização em torno do consumo de leite e derivados é de fundamental importância, e para isso o trabalho com crianças, envolvendo atividades lúdicas, com as merendeiras, professores e responsáveis pela aquisição do produto a apresentação de palestras visando também as boas práticas de manipulação de alimentos, além de avaliar o impacto gerado sobre os mesmos após as apresentações. Dessa forma, pretende-se passar o conhecimento para os grupos trabalhados diminuindo assim os riscos à saúde em função do consumo do leite e derivados impróprios para o consumo.
Coordenador(a): Marcos Pinheiro Franque
Título: A busca pelo conhecimento: visita ao Museu de Ciência Animal
Descrição: Com base na deficiência de acesso de estudantes à informação sobre a morfologia dos animais, busca-se a divulgação dos conhecimentos da área de Anatomia Animal e Patologia Veterinária, envolvendo, de forma didática, temas como a composição dos sistemas que formam o corpo animal e as patologias que os acometem mais frequentemente. Objetiva-se complementar o currículo na área de Biologia de escolas do Ensino Médio da rede estadual no município de Garanhuns – PE, além de despertar o interesse pelas profissões de médico veterinário, zootecnista ou outras correlatas e estimular a pesquisa por discentes e docentes das instituições participantes. Com o propósito de mostrar a importância da anatomia e da patologia animal para a sociedade como um todo, o projeto “A busca pelo conhecimento: visita ao Museu de Ciência Animal” pretende estender a prática de ensino e pesquisa para além das salas de aulas, com visitas ao Laboratório de Anatomia e Patologia Animal da UAG-UFRPE.
Coordenador(a): Daniela Oliveira
Título: Biblioteca Virtual de Livros Infantojuvenis
Descrição: Tendo em vista o sucesso da realização do projeto Biblioteca Virtual de livros Infantojuvenis no ano de 2015 na Escola Estadual Elvira Viana, consideramos fundamental dar continuidade às atividades com outros estudantes de forma a oportunizar o trabalho com leitura e produção de texto a um grupo diferente, ampliando a atuação da universidade fora de seus muros. Ler e escrever fluentemente tem sido um dos grandes problemas a serem enfrentados na Educação Básica, por isso a necessidade de um projeto que focalize tais atividades de modo a contribuir com o desenvolvimento de estudantes de escola pública. Para isso, ofereceremos a alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Elvira Viana tarefas de interpretação de texto que possibilitem o desenvolvimento de suas habilidades leitoras, assim como a produção de textos que explorará a capacidade comunicativa dos alunos. Para tornar o processo de construção dos textos uma real atividade social de interação, os textos produzidos pelos estudantes serão transformados em livros virtuais e disponibilizados numa biblioteca virtual, produto final do projeto em foco. Os alunos participarão do processo de elaboração os livros e da organização da biblioteca virtual.
Coordenador(a): Angela Valéria Alves de Lima
Título: Implementação de tecnologia para melhoria do processo de produção de queijo de coalho artesanal na agricultura familiar do agreste de Pernambuco
Descrição: Os agricultores familiares que produzem de queijo de coalho artesanal do Agreste de Pernambuco ainda não adotam tecnologias adequadas no seu processo de fabricação. Diante desta realidade, os núcleos de agricultura familiar deste ramo convivem diretamente com três questões que acometem sua produção: a) má qualidade da matéria-prima (leite) no manejo de seus animais; b) a fabricação de queijo de coalho com qualidade comprometida pela ausência de práticas higiênico-sanitária; c) o processo de produção compromete a qualidade e segurança alimentar, diminuindo a potencialidade mercadológica do produto; e c) a falta de técnica de produção do queijo estabelecida, o que leva à falta de padronização dos queijos comercializados. Nesse sentido, este projeto de extensão do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Lácteos e Apícolas (GPLac), em conjunto com o SEBRAE e Nucleo Agrofamiliar, visa a melhoria da produção, processamento e comercialização de Queijo de Coalho Artesanal de Agricultores Familiares, cujo objetivo principal é desenvolver nestes núcleos de pequenas agroindústrias familiares produtoras de queijo de coalho artesanal os requisitos básicos de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e Boas Praticas de Fabricação (BPF), visando elevar o padrão de qualidade do queijo de coalho artesanal, por meio da melhoria no processo produção, de comercialização e sustentabilidade do meio ambiente em que vivem.
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate
Título: Treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos em estabelecimentos de serviços de alimentação em Garanhuns-PE
Descrição: A segurança alimentar é um desafio atual e visa a oferta de alimentos livres de agentes que podem por em risco a saúde do consumidor, quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a uma alimentação que seja suficiente, segura, nutritiva e que atenda a necessidades nutricionais e preferências alimentares, de modo a propiciar vida ativa e saudável. A legislação em segurança do alimento é geralmente entendida como um conjunto de procedimentos, diretrizes e regulamentos elaborados pelas autoridades, direcionados para a proteção da saúde pública. No Brasil, apesar de existirem alimentos com padrões de excelência comparáveis aos produzidos nos países do Primeiro Mundo, ainda existem problemas que comprometem a qualidade e apresentam riscos à saúde humana. A falta de conscientização, conhecimento e investimentos nos pequenos estabelecimentos de alimentação geram baixas qualidades do produto comercializado. A caracterização das condições de produção e de fatores que podem interferir na qualidade dos alimentos, como manejo, instalações, utilização de BPF e POPs, possibilita um diagnóstico de potencialidades e necessidades de cada setor, e serve como orientação para profissionais, o que facilita o desenvolvimento do setor alimentício nas esferas de qualidade. Neste sentido, este projeto tem como objetivo reduzir ao máximo os riscos nos estabelecimento alimentícios na cidade de Garanhuns-PE, utilizando-se de ferramentas de qualidade, de acordo com a legislação vigente, para avaliar e trabalhar em conjunto aos estabelecimentos de serviço de alimentação para que se produza e comercializando alimentos com qualidade e segurança para a comunidade.
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate
Título: Configurações dos territórios dos Quilombos de Garanhuns e Caetés
Descrição: Produção de textos sobre as configurações dos territórios dos Quilombos de Garanhuns e Caetés quanto à história e organização política, espaço territorial, atividades produtivas, educação, saúde, demandas prioritárias e demais temáticas que forneçam contexto da situação desses territórios na atualidade. Será realizada pesquisa de campo com a aplicação de questionários e de roteiro de perguntas semiestruturadas. Em seguida, com base em parâmetros de construção da textualidade e da noção de configuração discursiva da semiótica, serão produzidos textos diversos de registro e disseminação dos dados coletados na pesquisa de campo, os quais tomarão a forma do texto Configurações Territorias de Quilombos. A perspectiva é a de que esses textos fornecerão subsídios para proposição de atividades voltadas à autonomia comunitária desses Quilombos.
Coordenador(a): Ilca Suzana Lopes Vilela
Título: Passeio no Museu
Descrição: O objetivo, neste projeto, é contribuir com a formação intelectual dos alunos das escolas municipais de Garanhuns - PE, através da introdução, na metodologia do ensino das ciências biológicas, de atividades teóricas e práticas de anatomia animal, bem como contribuir com a formação de professores de ciências biológicas. Depois da confirmação de participação no projeto pelos gestores, autorização dos pais e agendamento de visitas, estudantes do ensino fundamental (anos finais) das escolas municipais de Garanhuns – PE e professores de ciências biológicas serão transportados por ônibus da Secretaria de Educação do Município e recepcionados pela equipe do projeto no Auditório do Setor de Anatomia e Patologia Animal da Unidade Acadêmica de Garanhuns – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG – UFRPE). A eles serão ministradas palestras teóricas e exposições práticas sobre os sistemas orgânicos que compõem o corpo de mamíferos e aves. Haverá o reconhecimento do Museu de Anatomia e Patologia Animal da UAG - UFRPE, visualização de peças anatômicas pertencentes ao acervo e distribuição de folders sobre a importância do estudo da anatomia no cotidiano escolar. Os responsáveis pela execução das ações serão graduandos de Zootecnia e Medicina Veterinária da UAG - UFRPE, sob a orientação da coordenadora da atividade. Este projeto busca alcançar resultados concretos a curto e longo prazo, correlacionados à melhoria do ensino das ciências biológicas no Município de Garanhuns – PE. Os trabalhos serão realizados com ética e dedicação dos envolvidos, considerando o nível escolar e faixa etária dos estudantes das escolas participantes.
Coordenador(a): Maria Betania de Queiroz Rolim
Título: Desenvolvimento de aplicativo mobile como ferramenta de difusão tecnológica no meio rural
Descrição: O projeto possui como objetivo central o desenvolvimento de um aplicativo mobile na arquitetura Android, com o propósito de auxiliar produtores rurais e profissionais da área em suas decisões relacionadas com a produção de ovinos e caprinos. Por meio do aplicativo será possível difundir o conhecimento construído na academia ao meio rural, de forma rápida, prática e interativa, indo ao encontro dos pressupostos da Extensão Rural que é levar conhecimento para a sociedade. A base metodológica “Grounded Theory” será utilizada para identificar as oportunidades, desafios, pontos fortes e pontos fracos que o projeto enfrentou durante o desenvolvimento da ferramenta. Para isso, no primeiro momento será realizada uma revisão de literatura para identificar as principais técnicas que impactam na ovinocaprinocultura. Posteriormente, serão entrevistados especialistas da área com a finalidade de verificar a veracidade das informações. Em seguida, as técnicas produtivas serão inseridas no aplicativo, o qual será desenvolvido com o apoio de professores de ciência da computação, medicina veterinária e zootecnia. Construído o protótipo do aplicativo serão realizados testes junto aos produtores rurais procurando aprimorar a ferramenta. Após os ajustes necessários, a versão final do aplicativo será lançada no mercado, por meio da loja Playstore, e divulgado nos eventos agropecuários com o apoio dos parceiros do projeto (Sebrae e Senar). Com base nas informações e dados obtidos durante o desenvolvimento do aplicativo os resultados serão apresentados no JEPEX e eventos relacionados com a ciência da computação e ciências agrárias.
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill
Título: Com-ciência na vida: Experimentando o mundo no parque!
Descrição: As ciências naturais envolvem conhecimentos de física, química, biologia, os quais abordam temas transversais como meio ambiente e saúde. Assim aprender ciências perpassa em uma nova maneira de pensar e explicar o mundo bem como de compreender as transformações desse mundo, tanto de forma natural como aquelas decorrentes do homem e das suas ações. Apesar da importância dessa ciência para a sociedade sob diversas vertentes da vida moderna, há atualmente uma desvalorização da ciência e desse profissional. Dessa forma, esse projeto visa promover a popularização da ciência através de ações em um parque na cidade de Garanhuns, junto à comunidade e auxiliar na valorização e divulgação dessa ciência.
Coordenador(a): Luciana Maia Moser
Título: Educação para a saúde e prevenção sobre brucelose nos abatedouros de Garanhuns, Bom Conselho e Capoeiras
Descrição: Promover ações de educação em saúde para prevenção de brucelose humana nos matadouros de bom conselho, Garanhuns e Capoeiras.
Coordenador(a): Cláudio Galvao de Souza JÚnior
Título: Educação Ambiental Técnica na Escola Conego Joao Rodrigues de Melo no Município de Capoeiras-PE
Descrição: O presente projeto será desenvolvido no município de Capoeiras-PE na Escola Conego Joao Rodrigues de Melo, com o objetivo de desenvolver a Educação Ambiental Técnica entre os alunos do ensino fundamental, a fim de inspirar uma maior Percepção Ambiental, resultando numa melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente local. Para tal, serão realizadas séries de oficinas e palestras com a temática Ambiental, focando a importância das nascentes e rios da região (Nascente do Rio Una), suas relações com a fauna e flora locais, o impacto da flora na qualidade do ar e temperatura da região. Ao mesmo tempo, serão plantadas mudas florestais nativas dentro da escola. Serão realizadas pesquisas sobre o desenvolvimento das mudas, que em conjunto com os alunos serão avaliadas, classificadas e terão sua fitopatologia identificada, com fim de melhor conhecimento e percepção da biodiversidade local.
Coordenador(a): Paulo Roberto Jaques Dill
Título: Controle Populacional de Cães e Gatos do Município de Garanhuns-PE
Descrição: O Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos no município de Garanhuns tem como objetivo promover a saúde pública e animal na região por meio do controle do crescimento desses animais, haja vista eles serem os principais causadores de danos à população, seja pela transmissão de zoonoses, seja por danos ao meio ambiente, como a poluição sonora e ambiental. As medidas a serem utilizadas serão especialmente preventivas, focadas na educação populacional a respeito dos cuidados que os animais necessitam e dos problemas que eles podem acarretar para sociedade e na esterilização em massa dos cães, a fim de evitar o abandono de filhotes e aumento do número desses animais.
Coordenador(a): Bruno Benetti Junta Torres
Título: Orientação sobre o manejo reprodutivo de equinos a criadores e tratadores na microrregião de Garanhuns
Descrição: As diversas atividades equestres movimentam cerca R$ 7,5 bilhões de reais anualmente e foram estimadas em cerca 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos demonstrando dessa forma a importância social dessa atividade. Diante disso, vem se buscando cada vez mais, se desenvolver e aprimorar técnicas para melhoraria da produtividade na criação de equinos. Nesse contexto, a reprodução é de extrema importância já que a espécie equina possui, dentre as espécies domesticas, os índices mais baixos de fertilidade e para que haja eficiência dos diferentes sistemas de criação de equinos, o manejo reprodutivo é muito importante. O projeto tem o intuito de orientar os produtores quanto aos fatores que afetam a eficiência reprodutiva dos planteis, assim como diagnosticar no controle reprodutivo adotado nas propriedades os entraves decorrentes que contribuam para a ineficiência da atividade. Além de orientar os produtores quanto ao uso de técnicas básicas de manejo reprodutivo, para aumento nos índices reprodutivos do plantel, e na tomada de decisões, será realizada uma cartilha informativa baseada nas deficiências encontradas possibilitando assim formação de mão-de-obra, bem como divulgação de novas técnicas para a região, serão também realizadas palestras explanativas sobre o tema nos eventos equestres da região, tais como, vaquejada, provas de tambor e baliza, melhorando a cadeia produtiva local e contribuindo para a melhoria das condições socioeconômicas da região.
Coordenador(a): Gustavo Ferrer Carneiro
Título: Utilização de técnicas de jardinagem para paisagismo regional
Descrição: A construção de jardins visa integrar a arte com o paisagismo através das formas, cores, significados, simbologia, escolha dos tipos de flores que serão plantadas e como serão conservadas. Nesta perspectiva de interação entre espaço-homem-natureza, pretendemos envolver toda a comunidade acadêmica e sociedade como um espaço de aconchego e acolhimento do homem pela própria natureza. O projeto tem por objetivo planejar e elaborar um jardim, através de aulas práticas em um espaço público do Município de Brejão-PE, visando à conscientização da comunidade acadêmica e da sociedade sobre a importância do significado e da simbologia que o ambiente trás, envolvendo a relação homem-natureza. O trabalho visa atender a comunidade do município e estudantes da UAG, onde primeiramente, será selecionado um grupo de jovens (estudantes) da comunidade local. Em seguida serão ministradas aulas e palestras sobre conhecimentos básicos para construção de um jardim (conhecimento de solos, tipos de plantas, o manejo e tratos culturais, ferramentas a serem utilizadas, implantação e manutenção) e um levantamento histórico sobre paisagismo e jardinagem, identificando estilos diferentes de várias épocas e lugares, para melhor entendimento. Com a finalização das atividades previstas, espera-se que os envolvidos tenham obtido conhecimentos técnicos da área de paisagismo e que consigam levar a diante o projeto com as habilidades adquiridas.
Coordenador(a): Gilmara Mabel Santos
Título: Divulgação de cartilha e folder sobre o manejo da podridão radicular da mandioca em Pernambuco
Descrição: Devido à uma boa integração dos participantes do grupo de estudos, pesquisa e extensão em em Agroecologia e Agricultura familiar/camponesa (AGROFAMILIAR) e parceiros como os produtores rurais, IPA, PRORURAL surgiu uma forte demanda relatada pelos agricultores e parceiros para um problema sério que os agricultores familiares e camponeses enfrentam: a podridão radicular da mandioca. É uma doença de difícil controle, pois além de existir uma diversidade de fitopatógenos envolvidos, o controle químico é ineficiente e antieconômico, pois está fortemente associadas à riscos ambientais, econômicos e sociais. Por isso, existe uma forte necessidade da adoção de medidas integradas de manejo da doença que preconizem práticas sustentáveis e accessíveis a agricultores familiares. Entretanto, é necessário um produto de fácil acesso aos produtores e outros atores para que as informações de tecnologias para o manejo de tal doença seja praticada pelos produtores rurais. Por isso, este projeto tem como objetivos: manter a integração entre os atores sociais da UFRPE, produtores familiares do Agreste pernambucano e parceiros através de reuniões de difusão de tecnologias, confeccionar uma cartilha, visando posteriormente a confecção de um livro sobre o manejo da podridão radicular da mandioca, confecção de uma página em redes sociais para divulgar esse produto, realização de eventos para o lançamento da cartilha nas comunidades rurais selecionadas e divulgar produtos e resultados de pesquisa e extensão em eventos científicos e de extensão.
Coordenador(a): Erika Valente de Medeiros
Título: Ensino de programação básica para alunos do nível médio
Descrição: Considerando a premissa de que a tecnologia abre possibilidades extraordinárias de participação na vida pública, percebemos então que quanto mais cedo houver o contato do público com algum tipo de linguagem de programação e conhecimentos tecnológicos, maiores serão as suas chances de inserção no mercado de trabalho. Diante disso, o presente projeto de extensão tem por objetivo principal despertar no estudante do ensino médio da cidade de Garanhuns e/ou cidades em seu contorno o interesse pela Ciência da Computação, promovendo o ensino das principais noções de lógica de programação, desenvolvimento software, linguagem de programação e, principalmente, proporcionando a sua qualificação para o mercado de trabalho. Além de permitir a inclusão tecnológica como um fator de inclusão social, outro objetivo almejado é analisar as metodologias que permitam uma maior facilidade de aprendizagem, possibilitando a elaboraçao de aulas que tornem o aprendizado mais apropriado a esse grupo específico. A ação será realizada em parceria com a UFRPE/UAG, cedendo um dos seus laboratórios de informática para a execução das atividades.
Coordenador(a): Jean Carlos Teixeira de Araujo
Título: Formação continuada de professores do AEE na perspectiva da surdez: a tecnologia a favor da perspectiva gesto visual
Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver cursos de formação continuada para professores do AEE da rede pública de Garanhuns, visando ações, a partir do uso de um software educacional construído pelos autores colaborativamente, pautadas na aquisição de Língua Brasileira de Sinais de sujeitos com surdez. Ainda assim, pretende-se possibilitar ao professor do AEE, com a utilização da ferramenta e oferta da formação, estratégias visuais que lhe proporcione autonomia para trabalhar com alunos surdos em fase de aquisição de Libras;Verificar, através de testes específicos realizados pelo professor participante da proposta, quais resultados obtidos, em relação à aquisição de primeira língua do aluno surdo e ganho de linguagem compreensiva e; proporcionar momentos de reflexões em torno das práticas docentes que envolvem o indivíduo com surdez. Acreditamos que a formação continuada para professores da rede pública de Garanhuns, que trabalham com Atendimento Educacional Especializado (AEE), com base na utilização de estratégias visuais, trazendo a possibilidade de uso de um software atrativo para o público alvo, permitirá contribuir com o trabalho do professor, além de possibilitar multiplicidade em suas práticas docentes, permitindo ainda a reflexividade conjunta de conhecimentos, práticas, atitudes e valores.que envolvem as temáticas relativas a escolarização de surdos.
Coordenador(a): Viviane Nunes Sarmento
Título: Conscientização e capacitação dos produtores de leite do município de correntes sobre medidas de prevenção e controle da mastite bovina
Descrição: A mastite se destaca por ser uma doença de grande impacto na pecuária leiteira, causando sérios prejuízos econômicos tanto para o produtor quanto para indústria de laticínios, além da perda da qualidade do leite e riscos à saúde dos consumidores em virtude da presença de microrganismos de alta patogenicidade e resíduos de antibióticos. Em virtude da grande importância socioeconômica que o leite representa para região e das condições precárias em que é produzido, faz-se necessária à adoção de medidas que contribuam para melhoria da atividade na região. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo difundir as medidas de prevenção e controle da mastite bovina, através de orientações técnicas dos produtores e seus ordenhadores, sobre métodos de prevenção e controle da mastite, bem como treinamentos sobre técnicas de diagnóstico da doença. Espera-se que a realização desse projeto possa contribuir com a diminuição dos prejuízos causados pela mastite, possibilitando aos produtores a produção de leite de melhor qualidade, ofertando produtos mais confiáveis do ponto de vista de segurança alimentar e melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
Coordenador(a): Airon Aparecido Silva de Melo
Título: BEBA MAIS LEITE: Dia Do Leite em Garanhuns-PE
Descrição: No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia onde diversos países já se comemorava o Dia do Leite, em que ocorre a maior parte das celebrações voltadas ao incentivo ao consumo pelas crianças: muitas delas ocorrem nas salas de aulas, nos quais são apresentadas às crianças os benefícios do consumo de lácteos em diferentes fases da vida e sua importância. Desde o nascimento o leite faz parte da alimentação de qualquer pessoa. Até os seis meses de vida o leite materno, e só, ele é suficiente para fazer o bebê engordar e crescer rapidamente. A falta do leite para o organismo pode acarretar prejuízos, principalmente relacionados à formação dos ossos. As indústrias de derivados lácteos sabem disso e criam formas diversas de inserir o leite na alimentação das pessoas. Com recursos tecnológicos modificam, inventam e reinventam o leite que acabam conquistando o consumidor. Este projeto de extensão tem como objetivo implantar o Programa Beba + Leite Garanhuns: da Indústria à Mesa, em comemoração ao Dia Mundial do Leite dentro da UFRPE/UAG e a nível municipal com a divulgação estratégica sobre a importância tecnológica da produção do leite para a região e, sobretudo, a necessidade da população de alimentar-se com leite e derivados.
Coordenador(a): Daniele Silva Ribeiro
Título: Mapeamento e avaliação de boas práticas de fabricação em casas de farinha de Garanhuns-PE e microrregião
Descrição: A mandioca, também como conhecida como macaxeira e aipim em algumas regiões do país, deriva vários produtos, sendo o mais conhecido deles a farinha de mandioca. Nas regiões Norte e Nordeste, o processamento da farinha de mandioca ocorre em pequenas estruturas fabris, conhecidas como Casas de Farinha. Estas, por sua vez, ainda hoje, dispõem de trabalho manual com mão-de-obra familiar ou de pessoas da própria comunidade, garantindo emprego e renda para estes e demais agentes envolvidos, movimentando a economia das localidades onde estão inseridas. Diferentemente do que acontece na região Sul, que já conta com tecnologia avançada, na qual a produção é direcionada para o abastecimento nacional e internacional, tendo como principal produto da mandioca a fécula. Dada a importância da farinha de mandioca como alimento de grande consumo pela população nordestina, a relevância socioeconômica desta atividade e a importância de garantir a inocuidade dos alimentos e preservar seu valor nutricional, bem como proporcionar a troca de saberes, verificou-se a necessidade de conhecer as condições higiênico-sanitárias de produção e os impactos socioambientais de alguns estabelecimentos produtores da microrregião de Garanhuns – PE, visando contribuir com ações educativas a fim de melhorar as condições de processamento e, consequentemente, o produto final.
Coordenador(a): Daniele Silva Ribeiro
Título: Implantação de unidade composteira em propriedades avícolas, sob sistema de produção integrada, localizadas no município de São Bento do Una, Pernambuco.
Descrição: Três pequenas e/ou médias propriedades avícolas, sob sistema de produção integrada, localizadas no município de São Bento do Una- Pernambuco serão acessadas por intermédio da ADAGRO para implantar a compostagem como tecnologia de destinação de carcaças de aves mortas durante a produção. Os avicultores e/ou seus funcionários serão capacitados para manejar adequadamente a unidade composteira da propriedade pelos membros da equipe do pojeto. Durante oito meses o processo de compostagem será acompanhado em cada propriedade pela equipe do projeto, visando monitorar constantemente a qualidade do composto resultante, assim como os procedimentos executados pelos avicultores e/ou funcionários das granjas (correções sempre que necessárias serão procedidas para garantir a produção adequada do composto). Ao menos uma palestra, sobre o assunto compostagem e sua implantação em pequenas e médias propriedades avícolas, será agendada em conjunto com a ADAGRO-PE. E ao final do projeto, uma cartilha instrutiva sobre o assunto, elaborada pela coordenadora e discentes envolvidos na ação de extensão, será disponibilizada a avicultores da região de São Bento do Una e , até mesmo, de todo estado de Pernambuco, por meio da ADAGRO-PE, com o fim de encorajar a adoção da compostagem pelos produtores como meio de destinação das aves mortas durante a produção.
Coordenador(a): Tania Alen Coutinho
Título: Formação de Educadores e Educadoras do Campo em Territórios Quilombolas
Descrição: Esse projeto visa a formação de educadores e educadoras em comunidades quilombolas, visando suprir uma carência de uma análise específica sobre a educação quilombola e a educação do campo no sistema formal de ensino e nos meios de educação popular não formais. Esse processo de formação específico ocorrerá de forma intrínseca (realizando atividades de formação para o público beneficiário dentro da universidade) e extrínseca (realizando atividades de formação e diagnóstico dentro dos territórios quilombolas). As ações a serem desenvolvidas pelo projeto serão: sistematização das reuniões do grupo de estudo, realização de visitas temáticas na comunidade Quilombola do Castainho (particularmente na Escola Municipal Virgilia Garcia Bessa), realização de duas oficinas na comunidade Quilombola do Castainho, escrita de relatório parcial, relatório final e artigo.
Coordenador(a): Caetano de Carli Viana Costa
Título: Projeto Carroceiro no Agreste Meridional de Pernambuco
Descrição: Os equídeos de tração sempre tiveram um papel de extrema importância no desenvolvimento das civilizações. A maioria desses animais é utilizada como ferramenta indispensável para a realização de diversos trabalhos que exigem, na maioria das vezes, esforço além de seus limites. Devido ao desconhecimento sobre manejo e bem-estar de equídeos de tração, os animais são submetidos a condições desfavoráveis, contribuindo para a queda de rendimento. Devido ao baixo nível socioeconômico de seus proprietários, o que impede o acesso à assistência técnica, tanto do ponto de vista de saúde quanto em relação ao manejo e nutrição dos animais, são acarretados graves problemas que vão desde limitações física dos equídeos de tração, até destino inadequado do material transportado e abandono dos animais às margens das rodovias quando estes ficam velhos ou doentes. Dada à grande importância socioeconômica dos equídeos carroceiros, o projeto tem como objetivo realizar ações que visem à melhoria das suas condições de bem-estar e saúde, bem como conscientizar os proprietários a cerca do tema. O Projeto que teve início em janeiro de 2015, tem por objetivo continuar com suas visitas mensais aos carroceiros no município de Lajedo, com a finalidade de realizar palestras, aplicar questionários e promover dias de campo com intuito de atender às principais necessidades e minimizar as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia de trabalho
Coordenador(a): Jorge Eduardo Cavalcante Lucena
Título: A pesquisa como princípio educativo no processo de ensino aprendizagem: uma abordagem interdisciplinar utilizando a pesquisa de opinião
Descrição: É comum entender-se que a pesquisa só ocorre no âmbito acadêmico, portanto nos centros de pesquisas e universidades. Se, por um lado estes espaços são ambientes privilegiados da pesquisas científica stricto senso, por outro, a pesquisa deve orientar a formação do educando desde a educação básica. Neste sentido, a pesquisa como princípio educativo tem se firmado como uma algo indispensável à formação crítica, rigorosa e criativa do educando, o que implica educar pela pesquisa (DEMO, 2003). A propósito, os Parâmetros Curriculares Nacionais assim se referem ao tratar da importância da pesquisa nesse nível de ensino nas diferentes áreas de conhecimento: “Por exemplo, ao trabalhar conteúdos de Ciências Naturais, os alunos buscam informações em suas pesquisas, registram observações, anotam e qualificam dados” (BRASIL, 2001, p 63). Diante disso, a tecnologia desenvolvida pelo Instituto Paulo Montenegro, através do Programa NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), propões uma tecnologia que consiste na utilização da pesquisa desde os anos iniciais da educação básica, de forma interdisciplinar. Tal tecnologia teve em 2015 o reconhecimento do Ministério da Educação e passou a integrar o rol de tecnologias disponíveis para serem utilizadas por instituições educativas. Esta tecnologia, o presente projeto de extensão desenvolverá na capacitação para professores, com foco nos alunos (protagonistas) desses professores das diferentes escolas participantes do projeto de extensão. A metodologia será desenvolvida em sete etapas: apresentação do Programa NEPSO, definição do tema, elaboração de questionário de pesquisa, trabalho de campo, coleta, análise de dados, e apresentação e plano de ação.
Coordenador(a): Glória Maria Duarte Cavalcanti
Título: Propagando mudas: disseminando a cidadania, economia e interdiciplinaridade
Descrição: Este projeto tem por objetivo produzir mudas frutíferas e olerícolas com finalidade de diversificar o monocultivo existente na região, além de recompor ecossistemas degradados gerando subsídios para o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa, ensino e extensão, como também o de contribuir para um ambiente de educação ambiental. Com o uso de técnicas adequadas para a propagação de mudas, pretende-se a divulgação de informações e estimular o interesse por frutíferas e oleaginosas. De inicio o projeto terá uma interação maior com a Escola de Referência em Ensino Médio José do Patrocínio Mota, com ação voltada para os jovens do ensino médio, mostrando a importância do consumo de frutas, produção de olerícolas e ampliando à técnicas de manejo.
Coordenador(a): Priscilla Vanúbia Queiroz de Medeiros
Título: Orientação e incentivo à adoção e posse responsável de cães machos em Garanhuns-Pe
Descrição: O crescimento exponencial da população de cães de rua vem preocupando as autoridades governamentais, pois, junto disso aumentam também os riscos da população humana a zoonoses. Captura e eutanásia se demonstram pouco efetivos para esta problemática em longo prazo, medidas alternativas como a castração desses animais devem ser adotadas. Concomitantemente a isso, ações de orientação da população a cerca da adoção e posse responsável dos animais domésticos deve ser realizada. O objetivo geral deste projeto é o de incentivar a população à adoção, assim como orientá-los a cerca dos principais cuidados que devemos ter em relação aos cães. Para alcançar esse objetivo, serão realizadas palestras em escolas, bem como ações de rua, visando alcançar uma media total de 1.150 pessoas. Além disso, realizaremos divulgação dos animais para adoção através de folhetos, redes sociais e cartazes em clínicas veterinárias, na UFRPE-UAG e demais locais que permitirem tal divulgação.
Coordenador(a): Rita de Cassia Soares Cardoso
Título: LER E COMER: orientando o consumidor através da rotulagem dos alimentos
Descrição: Uma alimentação adequada é de fundamental importância durante toda a vida, pois contribui decisivamente para o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo. No Brasil a oferta de produtos industrializados e o aumento do consumo de alimentos processados e industrializados, os rótulos assumiram o papel de viabilizar a comparação entre produtos, possibilitando a escolha de alimentos mais saudáveis. É, portanto, fundamental que as informações apresentadas nos rótulos sejam fidedignas (FREITAS, 2004; LOBANCO, 2009). Assim a rotulagem dos alimentos funciona como medida de informação dos consumidores e orientação para escolher e selecionar alimentos saudáveis na composição das refeiçoes. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo identificar as características dos consumidores que frequentam os supermercados e alunos matriculados no ensino médio nas escolas públicas e privadas na cidade de Garanhuns-PE, avaliar o conhecimento e hábito de leitura das informações contidas nos rótulos dos alimentos industrializados. Além da importância e influência destas informações na escolha dos produtos que compõem a dieta desses consumidores. A coleta de dados será realizada através de questionários estruturados e adaptados com perguntas fechadas. Em seguida, os frequentadores serão orientados sobre as informações nutricionais e considerações relativas aos alimentos. Nesse sentido é importante conhecer as características desses consumidores e verificar o acesso as informações contidas nos rótulos dos alimentos disponíveis para o consumo na região. A disponibilidade das informações vai auxiliar na elaboração de atividades educativas e nas escolhas de alimentos pelos indivíduos e consequentemente, evitando os excessos e agravos a saúde.
Coordenador(a): Iris Barbosa de Souza
Título: Conscientização da comunidade remanescentes do quilombo Timbó em Garanhuns para preservação das espécies utilizadas na medicina popular
Descrição: O sítio Ihumas é uma comunidade rural que pertence ao distrito de Iratama no Município de Garanhuns e faz parte dos remanescentes do quilombo Timbó, exceto as terras no entorno da Barragem de Inhumas. A comunidade está localizada numa área caracterizada pelo bioma Mata atlântica, sendo considerada pelo ministério do meio ambiente, área prioritária para a conservação da biodiversidade. A região conta com um importante manancial que abastece o Sítio Ihumas, além dos povoados de Olho d’água, Poço Comprido, e uma parte da população de Garanhuns. As famílias que residem naquele distrito para sua sobrevivência utilizam a prática da agricultura familiar, pesca artesanal, artesanato e o uso da cultura tradicional de plantas medicinais. Entretanto, a exploração inadequada dos recursos naturais vem provocando a extinção de um grande número de espécies nos diferentes biomas do planeta. Diante da importância do Município para a região e do acervo florístico ali existente, objetiva-se fazer um levantamento das espécies utilizadas na medicina popular visando gerar informações técnicas e científicas para conscientização e preservação da biodiversidade do sítio Ihumas afim de trazer benefícios para recuperação das APPs e geração de renda para a comunidade.
Coordenador(a): Edilma Pereira GonÇalves
Título: Bem Estar Animal: Medidas socioeducativas para valorização dessa prática em competições através da conscientização de criadores e tratadores.
Descrição: O objetivo da elaboração desse projeto é a contribuição com o desenvolvimento da conscientização dos criadores e tratadores, de animais de competições, sobre a importância da adoção de práticas que visem o bem estar animal, por meio de palestras nas associações de criadores, em eventos e a elaboração de uma cartilha com alternativas de manejo de acordo com as normas de bem estar animal. Tal conscientização tem grande importância na melhoria da qualidade de vida desses animais através da valorização do tratamento adequado visando alicerçar o tema e modificar a cultura local para permitir um conceito amplo de sustentabilidade, fazendo com que os animais sejam tratados de uma forma sustentável, preservando assim a integridade dos animais envolvidos e o esporte propriamente dito.
Coordenador(a): Gustavo Ferrer Carneiro
Título: Os Quadrinhos em Processo de Retextualização
Descrição:
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva
Título: Genaral do Campo: Um Aplicativo Android para Otmização da Gestão do Tempo em Operações que Envolvam a Utilização de Máquinas e Implementos Agrícolas
Descrição:
Coordenador(a): Rodrigo Gomes Pereira
Título: Tecnologias da informação, comunicação e educação: potencializando os processos de ensino e aprendizagem
Descrição:
Coordenador(a): Anderson Fernandes de Alencar
Título: IV Encontro de Agroecologia do Agreste Meridional de Pernambuco
Descrição:
Coordenador(a): Horasa Maria Lima da Silva Andrade
Título: II Encontro Prático das Agrárias
Descrição:
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill
Título: Mãos limpas, merenda saudável
Descrição:
Coordenador(a): Maria Betania de Queiroz Rolim
Título: Gestão de Tecnologia e Inovação e estratégias para interação intra e inter cadeias produtivas
Descrição:
Coordenador(a): Roberta Medeiros de Souza
Título: Métodos preventivos da mastite
Descrição:
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill
Título: Vacinação de equinos nas diferentes categorias
Descrição:
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill
Título: Cuidar bem, que mal tem? Campanha de guarda responsável de cães e gatos
Descrição:
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill
Título: Programa de orientação sobre higiene e conservação dos alimentos de origem animal em feira livre
Descrição:
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill
Título: II SIMPLEITE - Simpósio De Leite E Derivados De Pernambuco
Descrição:
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate
Título: Hormônios em frangos: mito ou verdade?
Descrição:
Coordenador(a): Tania Alen Coutinho
Título: Dia de Campo: Sensibilização em relação a preservação e recuperação de matas ciliares
Descrição:
Coordenador(a): Gessyka Pollyana de Araujo Campos
Título:Visita Técnica A Quintal Agroecológico No Município De Garanhuns-PE
Descrição:
Coordenador(a): Iris Carolina Henrique de Lima Leite
Título: Quadrinhos em Sala de Aula
Descrição:
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva
Título: Estudo de viabilidade de um ERP para os processos empresariais
Descrição:
Coordenador(a): Assuero Fonseca Ximenes
Título: Karatê e Educação: respeito acima de tudo
Descrição:
Coordenador(a): Catarina da Silva Souza
Título: Seminário de socialização das experiências dos estágios no curso de pedagogia da UAG/UFRPE
Descrição:
Coordenador(a): Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo
Título: II Maratona de Cursos Time Jr
Descrição:
Coordenador(a): Kádna Maria Alves Camboim Vale
Título: Curso de Línguas: Português Instrumental e Inglês Instrumental
Descrição:
Coordenador(a): Juliene da Silva Barros
Título: Desenvolvimento do aplicativo DULCE para entidades beneficentes do município de Garanhuns
Descrição:
Coordenador(a): Kádna Maria Alves Camboim Vale
Título: I Simpósio de Medicina Veterinária de Pernambuco
Descrição:
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill
Título: UNATI-NASDI- UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE- NÚCLEO DE APOIO A SAUDE E DIREITO DOS IDOSOS
Descrição:
Coordenador(a): Debora Bezerra de Almeida
Título: I Simpósio sobre Pesquisa em Discurso e Ensino (SIMPEDE)
Descrição:
Coordenador(a): Angela Valéria Alves de Lima
Título: Cíclo de Debate sobre Acessibilidade
Descrição:
Coordenador(a): Geyson Lima de Carvalho
Título: Curso de Atualização para Professores de Matemática do Ensino Médio no Município de Garanhuns
Descrição:
Coordenador(a): Murilo Chavedar de Souza Araujo
Título: Escola no Campus: Refletindo sobre a Escolha da Profissão
Descrição:
Coordenador(a): Luiza Cristina Pereira de Araújo
Título: PARQUE NATURAL MUNICIPAL DAS NASCENTES DO MUNDAÚ: Plano De Manejo E Educação Ambiental Inclusiva
Descrição:
Coordenador(a): Marcos Renato Franzosi Mattos