Projetos de extensão aprovados em 2018
Título: Ambiente para o futuro
Descrição: Diante da necessidade de conscientizar as gerações presentes para redução das ações que geram impactos ambientais, será desenvolvido o projeto de educação ambiental em escolas de nível fundamental da rede pública e/ou particular com o objetivo de conscientizar as partes envolvidas sobre a importância do meio ambiente e sua conservação, promovendo mudanças de postura e ações de preservação ambiental no cotidiano. O projeto será desenvolvido em quatro etapas, i- seleção e apresentação dos participantes e da proposta, ii- capacitação de professores, iii- oficinas de campo e iv- culminância. Na culminância será oferecida ao aluno a oportunidade de mostrar ações que possam reduzir os impactos ambientais através de uma gincana ambiental. Ao final de todas as etapas será feito um balanço do que foi executado, para possíveis melhorias em projetos futuros.
Coordenador: Samara Sibelle Vieira Alves
Título: A cidade e o cidadão – Estímulo à participação social no processo de construção da cidade
Descrição: A partir dos resultados obtidos na pesquisa PIBIC 2016-2017 na qual se verificou a relação entre a realidade dos lugares da cidade e o conhecimento da legislação urbanística que disciplina suas construções, surgiu a ideia de estimular as pessoas a se tornarem sujeitos mais ativos na participação das decisões e, mais que isso, na construção de uma cidade mais justa, minimizando problemas como padrão de ocupação dos espaços. A partir dessa realidade, bem como em função da necessidade de estimular a reflexão sobre as relações sociais, culturais e a participação dos atores políticos e econômicos na construção das cidades, é que se pretende desenvolver o projeto ora apresentado. Para tanto, como metodologia de trabalho serão adotadas as seguintes etapas: (1) abordagem dos conceitos de cidade, bairros, lugares, etc. e, em que medida esses fazem parte do conhecimento das pessoas e sua relação com a realidade; (2) abordagem da legislação que regulamenta a construção das cidades, de suas partes e da participação das pessoas no processo; (3) desenvolvimento de atividades que estimulem a participação das pessoas na construção dos lugares da cidade; (4) abordagem da legislação urbana, tendo como foco o Estatuto da Cidade e as leis que o complementa. Assim, espera-se promover o pensar e o repensar a cidade, estimulando a participação ao exercício da cidadania, do incentivo a da participação em atividades de melhoria do ambiente (escola, bairro, cidade e país), levando-o a se perceber como contribuinte na elaboração de alternativas para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
Coordenador: Maria do Carmo de Albuquerque Braga
Título: Atividades educativas para conscientização sobre parasitos zoonóticos em Povoados da Zona Rural de São João, PE
Descrição: As doenças causadas por parasitos em animais domésticos é de grande importância devido às perdas econômicas, bem como, a proximidade homem e animal. Dentre os animais domésticos, os cães, podem ser fontes de infecção e oferecer riscos à saúde humana através da transmissão de parasitos zoonóticos. Os animais infectados por parasitos zoonóticos como, por exemplo, os helmintos Ancylostoma spp., Toxocara spp. e o protozoário Giardia spp., ao defecarem contaminam o solo podendo levar a infecção por esses parasitos aos humanos. No Brasil, é alta a incidência desses helmintos em vários estados. Em Pernambuco, análises no município de São João durante o desenvolvimento de projetos de extensão em 2016 e 2017, permitiram o registro de alta incidência de parasitos zoonóticos em fezes de cães expondo a população humana à infecção. Em 2017, também foram detectadas crianças com larva migrans cutânea em povoados da zona rural de São João. O presente estudo tem como objetivo dar continuidade em 2018 aos projetos supracitados, expandindo o trabalho de conscientização por meio de atividades educativas para todos os moradores dos povoados Freixeiras, Volta do Rio e Taquari, Zona Rural de São João-PE, sobre os riscos de transmissão de parasitos com potencial zoonótico, bem como, enfatizar a importância da adoção de medidas profiláticas contra parasitos intestinais causadores de zoonoses.
Coordenador: Gílcia Aparecida de Carvalho
Título: Educação para promoção da saúde: do controle populacional ao bem-estar
Descrição: Devido à falta de informação da população sobre a importância do controle populacional e conceitos relacionados ao bem-estar animal, assim como a posse responsável, busca-se realizar uma interação entre comunidade acadêmica e população em geral, incluindo alunos de escola de educação infantil, envolvendo-os de forma didática e interativa sobre a temática citada. Objetiva-se agregar ao conhecimento desses alunos e da população carente a importância da vermifugação, vacinação, acompanhamento veterinário, pratica de exercícios, castração, bem-estar e cuidados com doenças de potencial zoonótico, respeitando suas necessidades básicas. Com o propósito de mostrar a importância da promoção da saúde animal para a sociedade como um todo, o projeto “Educação para promoção da saúde: do controle populacional ao bem-estar” pretende estender a prática de ensino e pesquisa para além das salas de aulas, com visitas as associações de bairros no município de Garanhuns - PE.
Coordenador: Sílvia Elaine Rodolfo de Sá Lorena
Título: Conscientização e capacitação dos produtores de leite do município de Palmeirina/PE sobre medidas de prevenção e controle da mastite bovina
Descrição: A mastite se destaca por ser uma doença de grande impacto na pecuária leiteira, causando sérios prejuízos econômicos tanto para o produtor quanto para indústria de laticínios, além da perda da qualidade do leite e riscos à saúde dos consumidores em virtude da presença de microrganismos de alta patogenicidade e resíduos de antibióticos. Em virtude da grande importância socioeconômica que o leite representa para região e das condições precárias em que é produzido, faz-se necessária à adoção de medidas que contribuam para melhoria da atividade na região. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo difundir as medidas de prevenção e controle da mastite bovina, através de orientações técnicas dos produtores e seus ordenhadores, sobre métodos de prevenção e controle da mastite, bem como treinamentos sobre técnicas de diagnóstico da doença e boas práticas na produção do leite. Espera-se que a realização desse projeto possa contribuir com a diminuição dos prejuízos causados pela mastite, possibilitando aos produtores a produção de leite de melhor qualidade, ofertando produtos mais confiáveis do ponto de vista de segurança alimentar e melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
Coordenador: Airon Aparecido Silva de Melo
Título: Mi-au-dote: a adoção de cães e gatos - uma questão de consciência, responsabilidade e saúde pública
Descrição: A proposição do projeto visa assistir e solucionar a inquietação dos animais não humanos que vivem em Centros de Controle Ambiental - CCA de Garanhuns. Os olhares, miados, latidos, pulos dos cães nas grades dos canis e os movimentos acariciantes dos gatos nas telas dos gatis, fazem-se interpretados como seus apelos mímicos (ou idiomas muito mais evoluídos do que o humano) ao retrocesso nas relações interpessoais consequente da inversão de valores sociais, morais e éticos, os quais são evidenciados, no caso do CCA - Garanhuns, pela subjugação desumanizada das espécies animais ali abrigadas. Assim, este projeto propõe proceder a mobilização comunidade do município quanto ao respeito e à garantia mínima de dignidade orgânica e emocional que devem ser dirigidos aos animais não humanos, por meio de: 1. ações educativas em escolas de ensino fundamental das redes públicas e privadas, 2. envolvimento de discentes do curso de medicina veterinária da UAG/UFRPE (tanto da equipe executora quanto demais discentes matriculados no curso que se interessarem pelo projeto) no cuidado médico dos cães e gatos alojados no CCA - Garanhuns, e 3. realização de feira de adoção de cães e gatos provenientes do CCA-Garanhuns.
Coordenador: Neuza de Barros Marques
Título: Aplicativo de Orientação Vocacional para Estudantes do Ensino Médio
Descrição: A evasão escolar é, certamente, um dos problemas que atinge muitas instituições no país. As perdas de estudantes que não concluem os cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. Alguns cursos da UAG possuem um alto número de evasão escolar. Muitos dos alunos poderiam não optar pela desistência se recebessem uma orientação melhor sobre o curso escolhido até mesmo antes de ingressar na universidade. Durante o ano de 2016, foi iniciado um projeto de extensão pioneiro e inovador onde a UAG desenvolveu uma ferramenta própria na qual teve bastante sucesso. Durante o ano de 2017 a ferramenta foi muito elogiada pela comunidade de extensão como sendo um trabalho que deveria ser expandido para toda a universidade. Devido a isso, visando um cenário ainda maior e buscando se consolidar para toda a UAG, é que este presente projeto de extensão universitária tem como finalidade expandir esta ferramenta para outros cursos da unidade, melhorando esta plataforma que atua no ensino médio. O projeto servirá de orientação para os alunos do ensino médio sobre a vida acadêmica numa visão dos próprios alunos dos cursos, professores e corpo técnico, possibilitando assim ao aluno que venha a ingressar na UAG conhecer melhor sobre o curso pretendido. Além de servir de plataforma de orientação sobre a vida acadêmica, a ferramenta servirá de meio de informação atuando nos gargalos educacionais encontrados pelos próprios alunos. Dessa forma, espera-se que o projeto contribua para a inclusão social dos alunos, com dificuldade de aprendizagem, ao ensino superior.
Coordenador: Romero Luiz Mendonça Sales Filho
Título: Informática nas escolas municipais de Garanhuns (PE): propiciando formação, acesso e inclusão digital
Descrição: Este projeto nasce da demanda apontada pela Secretaria Municipal de Educação do município de Garanhuns – PE no intuito de contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns (PE), bem como viabilizar a continuidade dos projetos de extensão ‘Tecnologias da informação, comunicação e educação: potencializando os processos de ensino e aprendizagem’ (2016) e 'Informática e multimídia na educação básica: intensificando a presença de softwares livres com foco educacional no município de Garanhuns (PE)' (2017). Como ações previstas, encontra-se: formação continuada aos profissionais da educação do município acerca do uso da informática e de multimídia na educação; implantação de uma personalização baseada em uma distribuição GNU/Linux nas escolas municipais que possuam laboratórios de informática; garantia do apoio e o acompanhamento na utilização dos netbooks do programa UCA disponibilizados às escolas e revisado, caso necessário, a personalização implantada nos netbooks no contexto do projeto de 2016. Como resultados, esperamos contribuir com a melhoria da qualidade da educação oferecida no município, oferecer formação continuada a oitenta profissionais da educação do referido município no campo das tecnologias da informação e comunicação na educação, impactar indiretamente duas mil e quatrocentas pessoas, entre elas coordenadores(as) pedagógicas(os), professores(as), estudantes e os pais destes, implantar o sistema operacional GNU/Linux e dos softwares livres educacionais em treze laboratórios de informática das escolas municipais, entre outros.
Coordenador: Anderson Fernandes de Alencar
Título: Agrofeira: feira territorial da agroecologia e agricultura familiar
Descrição: Este projeto pretende ampliar uma ação de extensão que já vem ocorrendo há três anos na UAG-UFRPE de realização de uma feira agroecológica e da agricultura familiar. Nesta nova edição o enfoque será a realização de uma feira territorial na qual outros municípios e organizações que assessoram os agricultores participarão. O enfoque do projeto será respaldado nos princípios da Agroecologia, da Economia Solidária, do Cooperativismo e da Educação Popular. Como etapas de trabalho acontecerão: organização e mobilização dos agricultores, acompanhamento e orientação para transição agroecológica por meio de formações, realização da feira, assessoria e formações com temas sobre produção sustentável, agroecologia, comercialização, beneficiamento. Acontecerão ainda campanhas educativas e uso de comunicação para sensibilização e formação de consumidores. A abordagem e estratégia de uma Extensão Inovadora será respaldada na pesquisa- ação e na abordagem sistêmica, fazendo uso da participação e do diálogo para a construção coletiva de ações e conhecimentos. Como resultados espera-se contribuir com experiencias de desenvolvimento local na qual haja produção agroecológica de alimentos, comercialização em circuitos curtos, organização e empoderamentos dos agricultores, trabalho em rede das organizações de fomento e assessoria.
Coordenador: Horasa Maria Lima da Silva Andrade
Título: Quadrinhos e Retextualização em Sala de Aula
Descrição: O presente Projeto de Extensão tem o objetivo de inserir, gradualmente, a circulação de Histórias em Quadrinhos(HQ) da Turma da Mônica(TM), nos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas parceiras, para que, durante o ano letivo, possamos desenvolver atividades de leitura e oralização de quadrinhos, bem como o desenvolvimento de atividades de escritura e, em especial, retextualização de HQ pelos alunos. O primeiro momento será dedicado à apresentação das características do gênero em amplo aspecto, como a formação dos quadros,o passo a passo da narrativa,os balões,as onomatopeias,etc.;o segundo será composto de leituras individuais pelos alunos, em aula/casa, de várias HQ com episódios diferenciados, para que se apropriem da funcionalidade do gênero das HQ da TM, e da forma como a construção do texto se dá no decorrer das histórias que vão se formando no desenrolar das narrativas;o terceiro é o momento em que as crianças oralizam, contam, discutem e falam, em sala de aula, sobre as HQ lidas, com auxílio e participação do professor e dos colegas; o quarto, será o momento em que, individualmente e/ou em dupla, os discentes vão produzir suas próprias HQ, a partir de HQ da TM que lhes serão apresentadas sem os balões e sem os textos escritos, para que eles possam inventar e construir a HQ da forma que entenderem melhor; e o quinto e mais importante, nessa sistemática, serão as retextualizações que serão feitas em duplas a partir de outros gêneros textual-escolares, como contos/fábulas/cordel e outros do mundo infantil.
Coordenador: Dennys Dikson Marcelino da Silva
Título: Educação Ambiental na escola municipal Francino AlbinoQuilombo Estrela-Garanhuns-PE
Descrição: O presente trabalho será desenvolvido na escola municipal Francisco Albino. Com o intuito de despertar o pensamento crítico sobre a preservação ambiental e os efeitos da ação antrópica no meio em que se encontram os alunos, serão aplicadas oficinas, palestras e atividades com foco em conhecimentos e técnicas de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e destinação correta dos resíduos sólidos aliados aos conhecimentos ambientais culturais desenvolvidos pelos membros da comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida da própria comunidade.
Coordenador: Paulo Roberto Jaques Dill
Título: Contaminação Microbiológica em Fatiadores de Frios: avaliação dos procedimentos de fracionamento e implementação de boas práticas de manipulação em queijos e embutidos comercializados em Garanhuns – PE
Descrição: Comercialização de frios fatiados (queijos e embutidos) prontos para o consumo é muito comum em todas as regiões do Brasil. São produtos utilizados para a produção de lanches rápidos, pizzas e salgados, sendo que muitos deles são consumidos em sua forma in natura, sem sofrer nenhum tipo de tratamento térmico. A falta de higiene na manipulação durante o processo de fatiamento, comumente proporciona a contaminação e proliferação por micro-organismos. O equipamento fatiador de frios tem sido implicado em diversos estudos como sendo um dos principais fatores da contaminação dos frios por micro-organismos. Alguns microrganismos possuem a capacidade de formar biofilmes como estratégia para otimizar a sobrevivência e persistência no local, tornando-se mais resistentes às substâncias antimicrobianas e à remoção por agentes comumente utilizados para limpeza e sanificação dos equipamentos. Muitos destes micro-organismos são patogênicos e prejudiciais para a saúde da população, causando surtos alimentares, podendo levar até mesmo a morte dos indivíduos. Portanto, sendo esta uma atividade de alta relevância socioeconômica, a presente proposta visa atuar junto aos locais de venda de queijos e embutidos fatiados do município de Garanhuns, demonstrando a importância das boas práticas de manipulação e no fracionamento desses produtos aos manipuladores. A partir do diagnóstico dos problemas, ações poderão ser adotadas, voltadas principalmente à educação sanitária, para o conhecimento dos riscos microbiológicos e de boas práticas de manipulação, junto aos manipuladores destes tipos de alimentos.
Coordenador: Marcelo Mendonça
Título: Capacitação de agricultores familiares para captação, armazenamento e conservação de águas
Descrição: A capacitação em princípios voltados para a problemática da falta de recursos hídricos é uma estratégia fundamental no processo de manutenção das unidades produtivas nos municípios afetados pela seca. O presente projeto tem como objetivo formar agricultores familiares, técnicos de organizações e discentes da UFRPE/UAG, com a realização de oficinas em diversos municípios do Agreste Meridional de Pernambuco, beneficiando as comunidades onde o mesmo se encontram, para que o conhecimento adquirido possa auxiliar na organização das unidades de produção familiares, de forma a trazer melhorias sócias para as comunidades onde as mesmas se encontram. Também formar e informar os beneficiados acerca da necessidade de ser adotadas medidas para aumentar a infiltração da água das chuvas, manutenção da vegetação adequada para melhor manejo das zonas de recarga de lençóis freáticos, dessa forma garantindo assim garantindo um recurso necessário para a recuperação de áreas degradas, a água, garantindo a produção e melhor qualidade das famílias no campo. Com o intuito de possibilitar a melhoria socioeconômica das comunidades atendidas serão abordados temas relacionados a produção animal e vegetal, como também medidas para influenciar a penetração da água no solo afim de manter um reservatório natural. Para a comunidade acadêmica a realização de oficinas, possibilitará ampliação e, em alguns momentos, a introdução do conhecimento sobre as tecnologias e práticas voltadas para a conservação de recursos hídricos.
Coordenador: Anderson Santos da Silva
Título: TV Agrofamiliar – a extensão rural nos meios de comunicação digitais
Descrição: Esta proposta tem por finalidade a utilização de um canal no YouTube como ambiente interativo e de divulgação do conhecimento agroecológico. A iniciativa se propõe a ser uma ferramenta pedagógica de inclusão digital e difusão de práticas, técnicas e experiências inovadoras, explorando todas as possibilidades que as redes sociais nos oferece. Numa linguagem simples e direta pretende-se atingir o mais variado público, desde estudantes, técnicos, agricultores e pessoas interessadas na temática. A proposta do projeto é produzir oito programas de entrevista com temáticas focadas na agroecologia e produção sustentável a ser disponibilizado no YouTube. Com viés interativo e dinâmico, as temáticas dos programas poderão ser sugeridas pelo público a partir de e-mail a ser divulgado. É fato que as redes sociais fazem parte da rotina de milhares de pessoas em todo o mundo, e as possibilidades pedagógicas construídas a partir desta ferramenta pode e deve influenciar no surgimento e consolidação de uma consciência sustentável dos mais diversos atores deste processo, indo desde a oferta de produtos saudáveis originados de técnicas sustentáveis, até a prática do consumo consciente e valorização social deste processo.
Coordenador: Luciano Pires de Andrade
Título: Assistência técnica ao produtor de subsistência de suínos em Paranatam, Pernambuco
Descrição: Dez propriedades rurais, localizadas no município de Paranatama, estado de Pernambuco, nas quais haja produção de subsistência ou pequena produção de suínos, serão assistidas tecnicamente pela equipe de execução do presente projeto de extensão. As propriedades serão visitadas regularmente ao longo de todo ano de 2018 pela equipe executora e a assistência consistirá em aplicação (ou correção) de manejos técnicos voltados para sanidade, reprodução, nutrição e bem estar animal adequados à realidade de cada produção encontrada, visando melhorar a produtividade do pequeno produtor ou produtor de susbsistência, assegurando um retorno mais rentável da atividade pecuária praticada em sua propriedade.
Coordenador: Elton Roger Alves de Olivieria
Título: Capacitação dos produtores de associações rurais do município de São João-PE, para o reconhecimento e prevenção de plantas nefrotóxicas de interesse pecuário.
Descrição: Denomina-se planta tóxica todo vegetal que, consumidos em condições naturais, é capaz de causar danos a diferentes sistemas orgânicos, comprometendo a saúde e produtividade dos animais. Outros fatores importantes que estão intimamente relacionados às intoxicações são a ocorrência, frequência e distribuição geográfica das plantas tóxicas. Tais plantas assumem maior importância pecuária em sistemas extensivo e semi-intensivo de criação. A intoxicação pela ingestão de plantas nefrotóxicas causa graves danos renais, bem como elevada mortalidade em animais de produção, principalmente ruminantes. Na região Nordeste do Brasil existem relatos de animais intoxicados por plantas nefrotóxicas, como Thiloa glaucocarpa (Sipaúba, Vaqueta) e Amaranthus spp (Bredo). Recentemente, em Outubro de 2017, no município de São João-PE, foram observados casos de ruminantes com lesões nefrotóxicas, alguns com óbito, cuja diagnóstico presuntivo foi associado a ingestão de tais plantas. Diante dessa problemática, o objetivo deste projeto é realizar um diagnóstico epidemiológico relativo a ocorrência e frequência dessa plantas na região a ser estudada, orientar os produtores das associações rurais de São João-PE sobre a ingestão desses vegetais pelos ruminantes (fatores predisponentes para a ocorrência de casos), bem como capacitá-los para o reconhecimento e controle da ocorrência de tais plantas nas pastagens, evitando assim, perdas econômicas decorrente de intoxicações dos animais .
Coordenador: Taciana Rabelo Ramalho Ramos
Título: Importância das necropsias para a investigação das principais doenças de caprinos e ovinos de pequenos produtores de Garanhuns/PE
Descrição: Será feita a divulgação do serviço de necropsia realizado no Setor de Patologia Veterinária do Laboratório de Anatomia e Patologia Animal da Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE para pequenas propriedades rurais no município de Garanhuns, estado de Pernambuco, nas quais haja produção de caprinos e ovinos. A necropsia visa auxiliar na investigação das principais doenças de caprinos e ovinos que estão ocorrendo na região. A divulgação e realização das necropsias será realizada ao longo de todo ano de 2018 pela equipe executora. Associada a este serviço serão dadas informações sobre as principais doenças diagnosticadas através das necropsias. A divulgação será feita através de panfletos confeccionados pela equipe executora e distribuído nas propriedades e em associações de pequenos produtores de caprinos e ovinos do município de Garanhuns, Pernambuco.
Coordenador: Márcia Bersane Araújo de Medeiros Torres
Título: Conscientização, Produção e Plantio de Mudas de Árvores Nativas de importância econômica e ecológica para restauração de áreas
Descrição: O Brasil possui a segunda maior cobertura florestal do mundo, e ao longo dos anos tem desenvolvido tecnologia avançada para a exploração deste recurso. O extrativismo de madeira e de lenha como fonte de energia, tanto para as indústrias como para a população, coloca em risco a biodiversidade vegetal que ainda é tão pouco conhecida. Entretanto, o ritmo de reflorestamentos/recuperação que poderiam ser realizados como medida para suprir toda a vegetação retirada ainda é lento ou inexistente. A restauração ambiental visa criar condições para que uma área degradada recuperem algumas características originais, criando um ambiente com características estruturais e funcionais próximas ao que era antes da antropização. Diante disso, o projeto propõe a conscientização, produção e plantio de mudas de espécies nativas de importância econômica e ecológica visando a recomposição de áreas no Bioma Mata Atlântica e Caatinga.
Coordenador: Edilma Pereira Gonçalves
Título: Gestão da propriedade leiteira: do tirador de leite ao empreendedor rural
Descrição: A presente proposta tem como objetivo acompanhar agricultores familiares na gestão de propriedades rurais de produção leiteira em Pernambuco. O acompanhamento será articulado com atividades de treinamento, palestras e análise de dados das propriedades que permitirão promover uma melhoria da produção de leite e da renda de cada produtor. Serão acompanhadas mensalmente, durante um período de 12 meses e de maneira individualizada 15 propriedades rurais produtoras de leite por estagiários (graduandos nos cursos de agrárias), um aluno bolsista de extensão rural que acompanhará as atividades de campo e ações de comunicação e extensão. Além desse acompanhamento mensal será realizado um dia de campo e o acompanhamento quinzenal de acesso dos produtores a Feira de Comércio Justo que vem sendo realizada na Unicap em Recife. Auxilio na melhoria das ações de comercialização e no acesso dos produtores. Assim o projeto pretende contribuir em toda a cadeia produtiva, desde a aquisição de insumos, produção na propriedade até o consumidor final. Colaborando com os produtores, com foco na juventude e com os consumidores com foco na qualidade de produtos. O processo de coleta de dados de custo de produção mensal permitirá um diálogo constante com o produtor para troca de saberes, a assistência individualizada e treinamentos coletivos com o grupo assistido e a comunidade do entorno. A inserção dos alunos nos desafios da gestão de propriedades rurais é um processo de aprendizado e para os produtores de aumento de eficiência, trazendo os filhos para o processo de gestão, com vistas a sucessão familiar.
Coordenador: Daniela Moreira de Carvalho
Título: Atividades educativas para avaliar a contaminação por parasitos gastrointestinais de mamíferos em hortaliças herbáceas, no município de Garanhuns-PE
Descrição: No mundo vêm ocorrendo um aumento na procura de hortaliças, principalmente as consumidas “in natura”, em busca de uma alimentação saudável, mas os problemas causados pela contaminação dos parasitos gastrointestinais, vem se fazendo crescente. Estes se disseminam através do uso de água ou adubo contaminado com resíduos fecais humanos ou de animais, manuseio durante a colheita, pós-colheita, comercialização e/ou no preparo das hortaliças. Estes problemas são frequentemente relatados em países em desenvolvimento, como o Brasil. Sendo assim o objetivo deste trabalho é fornecer informações aos produtores, estudantes das escolas municipais e população de Garanhuns sobre os consumo “in natura” inadequado das hortaliças herbáceas e as principais formas de higieniza-las.
Coordenador: Gilmara Mabel Santo
Título: Educação e conscientização de crianças sobre os riscos à saúde pública ocasionados pelas pragas urbanas no município de Garanhuns-PE
Descrição: O projeto intitulado “EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DE CRIANÇAS SOBRE OS RISCOS À SAÚDE PÚBLICA OCASIONADOS PELAS PRAGAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE” tem como objetivo apresentar para estudantes do nível fundamental de escolas públicas da zona urbana do município de Garanhuns-PE algumas espécies de animais sinantrópicos através de imagens, vídeos e do acervo zoológico pertencente ao Laboratório de Ensino de Zoologia (LABEZoo) localizado na UFRPE/UAG com o intuito de educar sobre os riscos à saúde que os animais sinantrópicos podem ocasionar para a população humana e animal e apresentar e conscientizar sobre as medidas que podem ser adotadas para evitar e controlar a incidência desses animais na região. Além disto, o projeto objetiva conscientizar os estudantes em relação à importância de se adotar medidas preventivas contra estas pragas e consequentemente a conservação do meio ambiente tornando possível uma visão sistêmica sobre as ações antrópicas em relação ao meio ambiente e suas consequências atuais e futuras, visando assim o bem estar da população com enfoque em saúde pública.
Coordenador: Wallace Rodrigues Telino Júnior
Título: QuilombArte: Quilombolas gerando renda através do artesanato
Descrição: Os remanescentes dos quilombos, assim como indígenas, são grupos considerados a margem da sociedade e lutam para se inserirem no mercado de trabalho. O artesanato remota desde os tempos pré-histórico quando o homem utilizava artefatos no seu dia-a-dia. Com o passar do tempo, esse sentiu a necessidade de melhorar seu artefato como também atender a uma sociedade que não parava de crescer e buscava produtos melhorados. O artesanato tem transformado a realidade social e econômica de muitas comunidades carentes do país. O trabalho envolve não só a produção mas, aspectos como produção com cooperação com outros artesão, decisão tomada em grupo, participação coletiva na cadeia produtiva. Além disso os grupos têm incorporado sua identidade histórica e repassado essa identidade cultural às peças elaboradas e gerando uma identidade comercial para seus produtos, agregando valor. Esse trabalho tem como objetivo capacitar remanescente de quilombolas, na produção de peças utilizando retalhos de tecidos, com perspectiva de geração de renda e criar a identidade de seus produtos. Para tanto serão realizadas oficinas de produção e gestão. Em seguida será realizada a oficina de boas práticas de produção. Posteriormente será promovida a oficina de nivelamento em corte e costura. Após esse período, os participantes serão subdivididos em grupos por afinidade do tipo de peça a confeccionar, nos seguimentos de cama e mesa. Segunda parte será a oficina de bolsas de retalhos.
Coordenador: Marilene da Silva Lima
Título: Curso de Atualização para Professores de Matemática do Ensino Médio no município de Garanhuns
Descrição:
Coordenador: Murilo Chavedar de Souza Araujo
Título: II Seminário de socialização das experiências dos estágios no curso de pedagogia da UAG/UFRPE
Descrição:
Coordenador: Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo
Título: AcheFacil - Desenvolvimento de Aplicativo Mobile para o varejo de Garanhuns
Descrição:
Coordenador: Alixandre Thiago Ferreira Santana
Título: I workshop de tecnologia, empreendedorismo e inovação do agreste de Pernambuco
Descrição:
Coordenador: Alixandre Thiago Ferreira Santana
Título: Semana Acadêmica Empreendedora de Especialidades Veterinárias
Descrição:
Coordenador: Sílvia Elaine Rodolfo de Sá Lorena
Título: Workshop de Gestão de Empresas e Mercado
Descrição:
Coordenador: Luciano Pires de Andrade
Título: Encontros Matemáticos
Descrição:
Coordenador: Gersonilo Oliveira da Silva
Título: Curso de Formação de Painelista Sensorial
Descrição:
Coordenador: Luciares Costa de Araújo
Título: Glossário audiovisual do educador Paulo Freire
Descrição:
Coordenador: Anderson Fernandes de Alencar
Título: II Semana Acadêmica Empreendedora de Especialidades Veterinárias
Descrição:
Coordenador: Sílvia Elaine Rodolfo de Sá Lorena
Título: Laboratório de Praticas Pedagógicas: Um caminho para a Educação Interdisciplinar.
Descrição:
Coordenador: Cláudio Galvão de Souza Júnior
Título: I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM APLICADOS AO ENSINO – SELAE e III Semana de Letras da UAG
Descrição:
Coordenador: Adeilson Pinheiro Sedrins
Título: RevisADAGRO - aulão de defesa sanitária animal
Descrição:
Coordenador: Tania Alen Coutinho
Título: I Ciclo de Palestras Computação e Mercado
Descrição:
Coordenador: Alixandre Thiago Ferreira Santana