Código do Curso: Ciência da Computação - 118468
Objetivos
O principal objetivo do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, da Unidade Acadêmica de Garanhuns, é o desenvolvimento científico, cultural e econômico da região, contribuindo assim com a sua inserção em contexto nacional e internacional. Os objetivos específicos do curso são:
- Desenvolver nos estudantes o perfil científico de pesquisador tanto para atuação na área acadêmica quanto para atuação em outros ramos de atividade;
- Desenvolver nos estudantes um espírito empreendedor, incentivando e motivando a sua independência e criatividade;
- Promover a interdisciplinaridade buscando atualização constante na área de computação;
- Motivar e orientar o estudante para que ele tenha uma postura ativa diante da necessidade de um aprendizado contínuo e autônomo;
- Promover uma postura ética e socialmente comprometida com o papel do estudante no desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico da sua região e do País.
- Promover interação constante com escolas do ensino fundamental e médio local de forma a estimular vocações e colaborar ativamente com a melhoria da educação;
- Estabelecer metas e realizar um processo de avaliação constante do BCC da UAG-UFRPE.
Áreas de Atuação
De um modo geral, nós podemos definir computação como uma atividade que usa o computador para atingir seu objetivo ou meta. Assim, computação inclui construção e implementação de projetos de hardware e software para uma extensa gama de propósitos; processando, estruturando, e administrando diversos tipos de sistemas de informação, que consiste em usar o computador para estudos científicos, desenvolvendo sistemas inteligentes; comunicação e mídia de entretenimento, colhendo informações pertinentes. Computação também pode ter outros significados que são mais específicos, baseados no contexto no qual o termo é empregado.
Categorias de cursos da área de computação e informática
Com as diretrizes curriculares de 1999 foi criada a denominação da área de computação e informática orientando a elaboração do projeto político pedagógico dentro do tipo de curso escolhido. Assim, foram limitadas as possibilidades de nomes de cursos dessa área a cinco tipos: Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Bacharelado em Sistemas da Informação, Cursos de Licenciatura em Computação e Cursos Superiores Tecnológicos.
Segundo as diretrizes esses cursos se enquadram em quatro categorias básicas:
- Cursos que têm a computação como atividade-fim: Ciência da Computação e Engenharia da Computação;
- Cursos que têm a informática como atividade-meio: Sistema da Informação;
- Cursos voltados para o ensino da informática: Licenciatura em Computação; e,
- Cursos Tecnológicos e sequênciais.
Para que o curso escolhido se inserisse melhor dentro do desenvolvimento da UAG optou-se pelo curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) que se enquadra na categoria de curso com a computação como atividade-fim.
O curso de BCC da UAG foi idealizado a partir do currículo de referência formulado em documento de 2005 pela IEEE Computer Society e levando em conta as tendências e desafios para a área de informática descrita em publicação recente sobre a trajetória dos cursos de graduação da área de computação e informática publicada pela Sociedade Brasileira de Computação. A matriz curricular construída a partir do estudo de projetos de cursos de outras Instituições de Ensino Superior, de alto nível, seguindo as recomendações do Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (1999).
Áreas de formação
De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos das áreas de computação e informática publicadas pelo MEC-SESU, esses cursos devem abranger quatro grandes áreas de formação:
- Formação Básica;
- Formação Tecnológica;
- Formação Complementar;
- Formação Humanística;
Perfil do Ingresso
Deve se interessar pela computação e, em particular, pela ciência. Deve possuir entusiasmo para conhecer e dominar novos assuntos, além de disposição para construir sua própria reputação por meio dos produtos do seu esforço próprio ou resultantes de trabalho em equipe do qual participa. Deve possuir atitude e a necessidade de realizar, mesmo sem supervisão. De engajar-se em representações locais, regionais, nacionais e internacionais, através de representações de classe, visando a atualização e fortalecimento da sociedade. Estes atributos são esperados na conduta do estudante ingressante e utilizados ao longo do curso.
Descrição dos requisitos psicofísicos
Para atender ao perfil profissional definido, as atividades do curso priorizam o exercício dos requisitos inerentes ao desempenho da profissão, a citar:
- método e disciplina de trabalho;
- raciocínio lógico e abstrato; capacidade de trabalho em equipe;
- criatividade, produtividade e iniciativa;
- disposição para efetuar trabalho complexo e minucioso;
- compromisso com o desenvolvimento tecnológico;
- compromisso com o ser humano;
- senso crítico, seriedade e responsabilidade.
Perfil do Egresso
Do egresso de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação é exigida uma predisposição e aptidões para a área, além de um conjunto de competências, habilidades e atitudes a serem adquiridas durante a realização do curso.
Definição do perfil profissional
Por definição, o Bacharel em Ciência da Computação deve ser um profissional qualificado para a pesquisa e desenvolvimento na área de computação, para o projeto e construção de hardware e software básico e também para o uso de sistemas computadorizados em outras áreas daatividade humana, a fim de viabilizar ou aumentar a produtividade e a qualidade de todos os
tipos de procedimentos. Na UFRPE todo egresso deve ser um profissional: (1) com domínio e capacidade para trabalhar na área da Computação, desenvolvendo projetos de computadores e sistemas de computação, programas e sistemas de informação; (2) atento ao caráter ecológico, social e ético; e (3) que exerça suas atividades na sociedade com responsabilidade.
Problemas que os egressos deverão estar aptos a resolver
Dado o perfil profissional desejado, o egresso deverá estar apto a resolver as seguintes classes de problemas:
- concepção, especificação, projeto, construção, avaliação e adaptação de sistemas digitais;
- análise e projeto de estrutura lógica e funcional de computadores e sua implementação;
- desenvolvimento e implementação de software básico e de apoio para sistemas computacionais;
- projeto e desenvolvimento de sistemas e programas usando linguagens de programação;
- projeto e desenvolvimento de sistemas de estruturação de informação;
- projeto e desenvolvimento de redes de processamento local e remota, em matéria de hardware e de software;
O egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação deve estar preparado para propor soluções inovadoras e adequadas para problemas propostos, capacitado a acompanhar e avaliar avanços tecnológicos em computação, bem como aplicar e implementar as evoluções reposições e adaptações que se façam necessárias, tanto de forma reativa com pró-ativa, logo deve estar apto a desenvolver as seguintes funções no mercado de trabalho: empreendedor — descobrimento e empreendimento de novas oportunidades para aplicações usando sistemas computacionais e avaliando a conveniência de se investir no desenvolvimento da aplicação; Consultor — consultoria e assessoria a empresas de diversas áreas no que tange ao uso adequado de sistemas computacionais; Coordenador de equipe — coordenação de equipes envolvidas em projetos na área de computação e informática; Membro de equipe — participação de forma colaborativa e integrada de equipes que desenvolvem projetos na área de informática; Pesquisador — participação em projetos de pesquisa científica e tecnológica.
Outras informações:
Coordenador: Ícaro Lins Leitão da Cunha
Eventual substituto: Priscilla Kelly Machado Vieira
Vagas: 80 (40 por semestre)
Turno: noturno
Duração do Curso: 08 semestres
Carga horária: 3.200 horas
Telefone: 87 3764-5509
Email: coordenacao.bcc@ufape.edu.br
Página do Curso: http://ufape.edu.br/br/node/409