Adaptação de materiais cartográficos para estudantes com deficiência visual na UFAPE: uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Geografia (GEPEG/Pedagogia) e o Setor de Acessibilidade

Enviado por Maysa em Qua, 17/07/2024 - 22:47

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) vivenciou uma importante parceria para adaptação de materiais cartográficos para estudantes com deficiência visual. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Geografia (GEPEG), coordenado pela professora do Curso de Pedagogia, Caline Mendes de Araújo, e o Setor de Acessibilidade, representado pela funcionária e professora de braille, Sara Raquel Araújo. Além das servidoras mencionadas, participaram as monitoras Katiane Silva, Marta Lira, Elissandra Novais e Dayane Vieira.

A parceria foi extremamente importante no contexto da UFAPE, com ganhos inestimáveis para o processo de ensino-aprendizagem e para a inclusão. O material adaptado (Globo Terrestre, Mapa do Brasil, Mapa do Nordeste, Mapa de Pernambuco, Mapa de Garanhuns) foi utilizado nas aulas da Disciplina “Fundamentos e Metodologias no Ensino de Geografia II” (Curso Pedagogia), visando garantir o direito à inclusão de um estudante cego do referido curso.

Por fim, entende-se que a Geografia, assim como a Universidade, precisa ser acessível pra todos(as). E esse é um dos compromissos que temos com os(as) nossos(as) estudantes com deficiência. Além disso, a experiência resultou em ganhos para a instituição, uma vez que os materiais adaptados certamente poderão ser utilizados por outros(as) estudantes cegos que venham a ingressar no Curso de Pedagogia ou em outros cursos da UFAPE.

imagem-slide-show