UFAPE REALIZA COLAÇÃO DE GRAU DOS FORMANDOS DO SEGUNDO SEMESTRE DE  2022

Enviado por JoaoHenrique em Qui, 02/11/2023 - 21:21

A UFAPE realizou na última terça-feira (31/10/23) a Colação de Grau Unificada dos alunos formandos no semestre 2022.2. O evento foi realizado no auditório do SESC Garanhuns e contou com a participação de alunos, familiares, professores, coordenadores de curso, técnicos, terceirizados e convidados. Na ocasião, estiveram presentes discentes dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia, além das Licenciaturas em Letras e Pedagogia.
O formando e orador representando todas as turmas, Afonso Cordeiro Oliveira, do curso de Bacharelado em Zootecnia, destacou o apoio fundamental da família e dos amigos na caminhada até esse momento. Também destacou “a parceria construída e o trabalho cooperativo entre os alunos na formação pessoal e profissional de todo o grupo.”
A paraninfa do curso de Licenciatura em Pedagogia, que, neste ato, representou todos os paraninfos e paraninfas dos cursos de graduação, prof.ª  Leila Nascimento da Silva, fez um discurso emocionado destacando o papel da universidade pública no desenvolvimento da sociedade, citando ela mesmo como exemplo. A professora deu três conselhos aos, agora, profissionais: “Não se subestimem nunca, cuidado com a saúde física e mental e tratem a todos com respeito”.
Já a patronesse do curso de Licenciatura em Letras, que representou todos os patronos e patronesses dos cursos de graduação, prof.ª Monaliza Rios Silva, parafraseou Paulo Freire sobre o nosso papel e responsabilidade social, trazendo o poder da educação para transformar pessoas e, estas, transformar o mundo. E finalizou pontuando que não há saberes inferiores ou superiores, mas diferentes.
Por fim, o Reitor Airon Melo pontuou alguns momentos recentes importantes para a nossa universidade e o ensino superior em geral no Brasil. Também revelou que conseguiu recursos junto ao Governo Federal para a conclusão das obras do restaurante universitário, biblioteca e prédio de laboratórios. E está na expectativa de viabilizar, com o anúncio do novo PAC de recursos, a construção de mais um prédio de salas de aula e outra casa de estudantes.