DRI-UFAPE presente no XXVII Encontro Regional Nordeste da Faubai- 25 anos da Diretoria de Relações Internacionais da UFPE.

Enviado por larissa em Sex, 20/10/2023 - 09:43

Entre os dias 07 e 10 de outubro de 2023, a equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFAPE esteve presente no XXVII Encontro Regional Nordeste da Faubai, ocasião na qual também foram comemorados os 25 anos da Diretoria de Relações Internacionais da UFPE. O encontro aconteceu na cidade do Recife-PE, com o tema: Internacionalização Solidária, Afirmativa e Inclusiva. Palestras, relatos de experiências, apresentação da atuação de diversas representações nacionais e internacionais de organizações envolvidas na internacionalização de Universidades fizeram parte da programação. A Agência Universitária da Francofonia (AUF), Smrt English- Canadá, Embaixada da Costa do Marfim, SUSE University (China), Instituto Confúcio-PE, Embaixada do Canadá no Brasil, Consulado Geral dos Estados Unidos para o Nordeste, ABA Global Education e Education USA mostraram as oportunidades que coordenam e as possibilidades de parcerias. A UFPE, UFPB, UEFS, UNILAB, UNEB, UFRPE, Instituto Capibaribe, IFRN, IFPE, apresentaram suas experiências e perspectivas relacionadas à internacionalização universitária no Nordeste e no Brasil. Foram divulgados eventos, como a Conferência Regional de Educação Superior – CRES+5 (Brasília, 13 e 15 de março de 2024) e o IVEC- International Virtual Exchange Conference, que iniciará em 30 de outubro deste ano. A FAUBAI apresentou seu Sistema de Autoavalição, disponível para seus associados, reafirmando seu compromisso de incentivo e promoção ao processo de internacionalização nas instituições de ensino superior do Brasil. Por fim, foi realizada a Assembleia Geral FAUBAI Nordeste e a cidade de Fortaleza foi escolhida para ser a sede da FAUBAI – NE de 2024.