UFAPE E EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO CELEBRAM ACORDO  PARA OPERAÇÃO DE  EMISSORA DE RÁDIO FM E TELEVISÃO

Enviado por DCOMU em Ter, 17/10/2023 - 20:31

O vice-reitor da UFAPE, prof. Macio Farias, participou hoje (17/10),  no auditório do Anexo I da Presidência da República, em Brasília, da assinatura do Termo de Adesão à Rede Nacional de Comunicação Pública - RNCP junto à Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Com isso, em breve, a Universidade estará operando uma rádio FM e uma emissora de TV aberta na região do Agreste de Pernambuco.

A ação vem sendo construída há alguns meses pelos departamentos de Comunicação de diversas universidades, a partir de demanda da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR), do Ministério da Educação (MEC), do Ministério das Comunicações (MCOM), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Associação Nacional do Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A expansão em curso da RNCP é um importante marco na história da comunicação universitária e do sistema público de radiodifusão, sempre com o propósito de levar o melhor conteúdo educativo, cultural, científico e informativo para a sociedade.

Para o prof. Macio Farias, a assinatura do acordo/contratos entre a UFAPE e EBC, representa um passo importante rumo a maior divulgação da nossa instituição, alcançando comunidades que estão além do nosso entorno. Além disso, possibilitará o conhecimento de tudo o que é gerado dentro dos muros da UFAPE, instituição que tem como objetivo a transformação social e econômica da sociedade regional. “E assim, iremos contribuir significativamente com informações seguras e confiáveis pautadas na ciência, educação, projetos sociais e desenvolvimento tecnológico, além do combate a desinformação”, afirmou o vice-reitor.

Já o diretor de comunicação (DCOM) da UFAPE, prof. Luciano Andrade, destacou a importância desses veículos de comunicação para o fortalecimento da missão institucional da universidade junto à sociedade: “Com a implantação das emissoras de rádio FM e TV, atuaremos sempre com o propósito de levar o melhor conteúdo educativo, cultural, científico e informativo para a população da região”.  Na solenidade, ainda foi informado que a EBC está em processo de internacionalização, o que significa que a programação da emissoras poderá ser acessada inclusive fora do Brasil.