UFAPE REALIZA AULA MAGNA DO SEMESTRE 2023.1

Enviado por DCOMU em Qui, 12/10/2023 - 09:06

Na manhã desta terça-feira, 10 de outubro de 2023, foi realizada a Aula Magna, no Auditório do LACTAL/UFAPE, dando início oficialmente ao semestre 2023.1. A cerimônia contou com a presença do Reitor pro tempore da instituição, o Prof. Airon Aparecido Silva de Melo, pro-reitores/as, diretores/as, técnicos administrativos e terceirizados, coordenadores/as de cursos de graduação e discentes veteranos e ingressantes. O grupo de percussão, Flor de Jurema, composto por membros da comunidade acadêmica ufapeana realizou a abertura com sua primeira apresentação oficial.

Em sua fala, o Reitor relembrou as lutas e dificuldades enfrentadas nos últimos anos e celebrou a vitória da educação, parabenizando toda a comunidade acadêmica pelas contribuições prestadas para superá-las. Ainda, comemorou a implantação do primeiro curso de Doutorado da instituição afirmando que “são conquistas que mostram a importância da UFAPE para a nossa região”.

Por sua vez, a Pró-reitora de Assistência Estudantil, Joselya Claudino, fez uma caracterização do perfil de discente, que demonstra a presença de estudantes de todas as regiões do Brasil e, predominantemente de Pernambuco, bem como a diversidade alcançada ao longo dos anos de existência da UFAPE: “o perfil discente atual é resultado de políticas públicas de ações afirmativas, como a lei de cotas”.

Na oportunidade, a Profª Safira Bispo, Diretora do Departamento de Ensino, representando a Pró-reitoria de Ensino e Graduação, deu as boas-vindas aos novos estudantes e fez uma breve apresentação dos programas acadêmicos oferecidos na instituição e convidou os coordenadores de cursos presentes na ocasião para se fazerem conhecidos aos ingressantes.

Representando o corpo discente, Luís Arcênio Gomes da Silva Filho, estudante do 7º período do curso de Letras celebrou a diversidade encontrada na UFAPE e a representante dos Diretórios Acadêmicos, Nathalia Gabrielle Vital, discente do 7º período de Medicina Veterinária, se uniu a ele dando as boas vindas e ressaltando a importância do envolvimento dos alunos não apenas nas questões acadêmicas, mas também sociais, durante sua permanência no ensino superior.