II UFAPE em FOCO é encerrado  com apresentações dos setores estratégicos e o planejamento da universidade para os novos tempos

Enviado por JoaoHenrique em Sex, 28/04/2023 - 20:20

No retorno das atividades do segundo e último dia do UFAPE em FOCO, no período da tarde, o professor Mário Sansuke Watanabe, Diretor do DGPEO/PROPLAN, apresentou o Relatório de Gestão da UFAPE, que é um grande documento direcionado à comunidade externa, além de uma exigência anual do TCU. Ele criou o projeto gráfico dos relatórios, com layout convidativo, baseado na paleta de cores do brasão da instituição e com fotos de pessoas da comunidade universitária, devidamente autorizadas. As seções do relatório são determinadas pelo próprio TCU, quais sejam: Visão Geral; Governança, Estratégia e Desempenho; Prestação de Serviços; e Declaração de Integridade do Relatório.
O primeiro relatório foi entregue em 2022, pois a UFAPE foi dispensada dos relatórios de 2020 e 2021. O professor Sansuke anunciou que, nos próximos, serão buscados outros mecanismos que facilitem a divulgação de dados e a leitura do relatório, que é um esforço coletivo de toda a instituição.

O segundo momento da tarde trouxe de uma palestra  sobre a Ouvidoria, plataforma que faz a intermediação entre os setores da universidade e a própria universidade. O começo da palestra contou com o ouvidor e professor Epaminondas, que explicou como funciona a plataforma, apresentando as funções desde reclamações e denúncias anônimas feitas pelos integrantes das instituições até o acesso à informação. Em um segundo momento, foi abordada a Comissão Regimental pelo professor Victor Netto. Esse Regimento Geral tem por objetivo tornar a UFAPE uma instituição regimentada reconhecida, enquanto regulariza o funcionamento da universidade. Ainda foi abordado o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAPE, pela Comissão Executiva da PDI, a qual conta com colaboradores titulares e suplentes para garantir a institucionalização da universidade.

O último momento do II UFAPE em FOCO iniciou com uma palestra com a professora Silvia Lorena, que explicou como ocorrem os atendimentos e os serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário Universidade (HVU), hospital de referência da região. Os serviços vão desde clínica cirúrgica à patologia clínica, contando ainda com ambulatórios de dermatologia, cardiologia e reabilitação integrativa. A importância do HVU se expressa, além da prestação de serviços à comunidade, por  colocar o aluno na atividade prática daquilo que foi visto como teoria em sala de aula, sob a supervisão de um docente.  Posteriormente, foi abordada a atuação do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), que, atualmente, está desenvolvendo apps como o “NutriPet”, “Certifica”, Sistema de Gestão de Programas Acadêmicos”, entre outros, junto com estudantes bolsistas e voluntários, utilizando de recursos tecnológicos para incrementar os serviços oferecidos pela universidade.

Houve o relato da professora Keila Moreira, versando sobre o Departamento de Inovação Tecnológicas e Empreendedorismo (DITE), que conta com bolsistas e voluntários para ajudar a estruturar ideias de teor de empreendedorismo de docentes ou discentes, além de trabalhar o empreendedorismo na grade curricular da graduação e da pós-graduação. Por fim, o professor Cesar Badji, Diretor de Relações Internacionais, alertou sobre a necessidade do estudo de línguas estrangeiras e lembrou sobre o programa “Idiomas Sem Fronteiras”, do MEC, que visa auxiliar estudantes nesse ponto. Mostrou ainda, parcerias já firmadas com Instituições do Senegal, da França e da Alemanha com a UFAPE.