UFAPE e UPE formalizam Termo de Cooperação Técnica

Enviado por ufape em Seg, 13/07/2020 - 21:00

Imagem: Reunião de professores da UFAPE, da UPE e estudantes realizada no dia 14/07/2020.

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) firmaram um termo de cooperação técnica formalizada no dia 01 de junho de 2020, com a publicação no Diário Oficial da União. A vigência desta parceria é de 34 (trinta e quatro) meses a partir da data da formalização.

Para a realização das atividades, a UPE fornecerá o apoio de profissionais efetivos, atuando na supervisão das atividades ou colaborando diretamente nas mesmas. Além disso, disponibilizará também dois estudantes que atuarão como monitores, que, selecionados por meio de edital, atuarão nas atividades do projeto, na alimentação do sistema SOS Enade e seu respectivo banco de questões.

Segundo o coordenador do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais da UFAPE, Prof. Anderson Alencar, o termo de cooperação é bastante abrangente compreendendo três linhas de atuação a saber:

- Desenvolvimento ou qualificação de sistemas voltados para o ensino, pesquisa, extensão e gestão no contexto universitário;

- Desenvolvimento de jogos digitais com foco no ensino de conteúdos curriculares para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e na perspectiva da iniciativa “Games for Change” (http://www.gamesforchange.org);

- Viabilização do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais como um espaço de formação inicial de estudantes da UPE.

Juntas, as universidades terão um trabalho de extrema importância no desenvolvimento ou qualificação de sistemas de gestão universitária, tendo em vista que ambas possuem demandas permanentes nesse setor. Esta ação promoverá maior eficiência e economicidade à administração pública, em suas ações de ensino, pesquisa e extensão, entre outros.

Para outras informações, acesse: http://ufape.edu.br/br/coopera%C3%A7%C3%A3o-nacional-internacional