Professor de Ciência da Computação da UFAPE publica trabalho em Periódico Internacional

Enviado por ufape em Ter, 15/06/2021 - 21:00

Na última terça-feira, dia 8 de junho de 2021, foi publicado no “The Information Systems”, um dos mais importantes periódicos internacionais na área de Gerenciamento de Dados, o trabalho de autoria do Professor Dimas Cassimiro do Nascimento Filho. O docente atua no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

O trabalho intitulado de “Blockchain-based Privacy-Preserving Record Linkage: enhancing data privacy in an untrusted environment”, propõe a utilização da tecnologia chamada de Blockchain, a qual se caracteriza por ser um sistema que possibilita o rastreamento do envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet.

O uso desse sistema é, então, apresentado para a operacionalização de um protocolo que visa averiguar o processo de resolução de entidades com a preservação de privacidade, sendo uma tarefa de reconhecida relevância no estado da arte para possibilitar a avaliação de qualidade de bases de dados envolvendo informações sensíveis, como por exemplo, dados pessoais ou de pacientes acometidos por alguma enfermidade.

Este trabalho foi desenvolvido em parceria com os pesquisadores Thiago Nóbrega, doutorando na Universidade Federal de Campina Grande, e o Prof. Dr. Carlos Eduardo Pires, docente da Universidade Federal de Campina Grande. Para ter acesso ao artigo publicado, basta acessar: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0306437921000661.