Projetos de pesquisa de 2019 (PIBITI)

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Keila Aparecida Moreira

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Tatiana Souza Porto 

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Gerla Castello Branco Chinelate

Título: Consolidação do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais como instrumento de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária
Descrição: O projeto “Consolidação do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais como instrumento de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária” surge a partir da necessidade de melhor estruturar áreas ligadas a gestão de projetos, de desenvolvimento de softwares, interação entre comunidade externa e interna e os canais de divulgação das atividades do laboratório. Para tal, se busca a efetivação de boas práticas ligadas a implantação da metodologia ágil Scrum e a documentação de início, meio e fim, a criação e manutenção de canais de suporte técnico, requisição de novas funcionalidades ou correção de bugs, assim como a interação com o ecossistema internacional de desenvolvimento de softwares livres. Além disso, a formalização dos estágios obrigatórios e não-obrigatórios, elaboração de editais para o acolhimento de demandas, oferta de cursos, minicursos e oficinas acerca das tecnologias utilizadas e a ampliação de canais de divulgação das atividades e produtos do laboratório. Esta pesquisa de cunho tecnológico será, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada, em relação ao tipo, uma pesquisa exploratória e a abordagem, será predominantemente qualitativa. As atividades serão iniciadas pela investigação e estudo de teorias, técnicas e práticas para gestão de projetos e desenvolvimento de projetos de referenciais teóricos próprios da área, destes sendo realizados fichamentos. Também será formado grupo de trabalho para a elaboração das diretrizes para a gestão de projetos e os processos de desenvolvimentos de softwares do laboratório. A seguir, serão formalizados processos de estágios obrigatórios e não-obrigatórios, elaborados editais e realizados cursos, minicursos e oficinas periódicos. Ademais, serão ampliados canais de divulgação das atividades e produtos do laboratório, o uso das páginas institucionais da UAG e da UFRPE e efetivada a publicação de trabalhos sobre o trabalho e os produtos do laboratório. Como resultados, esperamos contribuir na solução de problemas apontados pela sociedade em geral e comunidade acadêmica; ampliar a autonomia e protagonismo tecnológico da UFRPE / UFAPE; criar centro de excelência em desenvolvimento de software no interior de Pernambuco; economia com a aquisição de licença de software proprietários e pagos; formação dos estudantes da graduação; e a aumentar a visibilidade e notoriedade da UFRPE / UFAPE no cenário nacional.
Coordenador: Anderson Fernandes de Alencar

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Daniele Silva Ribeiro 

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Ryan Ribeiro de Azevedo

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Jean Carlos Texeira de Araujo 

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Alvaro Alvares de Carvalho César Sobrinho  

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Alixandre Santana 

Título: Implementação de solução acerca de problemas de usabilidade e conteúdo curricular nas aplicações do Gcompris voltadas para o ensino da matemática.
Descrição: O GCompris é um pacote de softwares educativos destinados, em sua maioria, para crianças de até 10 anos de idade. O mesmo é disponibilizado gratuitamente para as plataformas Linux possuindo código-fonte aberto onde há um incentivo para adaptá-lo, melhorá-lo e compartilhar as alterações com os usuários e demais membros da comunidade. Apesar de bastante utilizado, é possível localizar trabalhos que indicam a necessidade de ajustes tanto em relação à usabilidade como também em relação à adequação de conteúdos. Visando atender essa demanda, o projeto será desenvolvido como uma ação do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), uma iniciativa de professores e técnicos da UAG-UFRPE, com foco no desenvolvimento de tecnologias sociais. Assim, com a realização desta pesquisa, espera-se contribuir com: Ampliação da expertise do LMTS no desenvolvimento de software livre educacional; Inserção do LMTS no time oficial de desenvolvimento e atualização do GCompris; Formação de estudantes de graduação no desenvolvimento de softwares utilizando o Framework Qt/C++; Desenvolvimento de Atividades pedagógicas para o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas ao ensino de matemática. Desse modo, destacamos a viabilidade e importância desse projeto uma vez que o LMTS possui a expertise necessária para o desenvolvimento de tecnologias sociais e softwares livres além de possibilitar a internacionalização do LMTS ao contribuir para as demandas apresentadas no projeto GCompris.
Coordenador: Mariel José Pimentel de Andrade

Título: 
Descrição: 
Coordenador: Priscilla Kelly Machado Viera Azevêdo