Projetos da UFAPE rumo à certificação com SELO ODS Educação 2024

Enviado por ithalo em Qui, 12/09/2024 - 10:31

Na tarde de quinta-feira (05/09), a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), por meio do GT ODS UFAPE, promoveu um encontro on-line com a fundadora do Instituto Selo Social e co-criadora do Selo ODS Educação, Carina Giunco, e os coordenadores de projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UFAPE. O momento foi propício para os coordenadores solucionarem dúvidas de seus projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de como cadastrá-los na Plataforma Selo Social e concorrerem à certificação com o Selo ODS EDU.

A certificação com o Selo ODS EDU é um reconhecimento de iniciativas de universidades comprometidas com o território e alinhadas às metas dos ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nós possuímos inúmeros projetos e iniciativas de práticas transformadoras da sociedade e com impactos positivos em nosso território. Por isso, vemos um grande potencial da UFAPE na obtenção da certificação e de consolidarmos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, comentou a professora Lucilene Simões, gestora da Plataforma pela instituição e membro do GT Selo ODS UFAPE.

A Cerimônia Nacional de Certificação do Selo ODS Educação 2024 ocorrerá em março de 2025 no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Entusiasmada, a professora Paula Lisboa, do GT Selo ODS UFAPE, disse: “Nós queremos ver a nossa UFAPE compartilhando espaço com outras universidades na cerimônia de certificação em 2025, na cidade maravilhosa. Temos tudo para isso!”

A plataforma Selo Social recebe iniciativas de projetos da UFAPE até o dia 15 de outubro de 2024. A estudante e membro do GT, Nathália Vital, considera a plataforma muito intuitiva e com dicas claras e objetivas que auxiliam os coordenadores no envio das iniciativas.

Para fazer o cadastro na plataforma Selo Social, basta enviar mensagem para seloods@ufape.edu.br fornecendo nome completo, e-mail institucional e número de celular (WhatsApp) que o GT ODS UFAPE adicionará como usuário apto a ingressar no sistema e incluir a iniciativa.