Ações de Projeto de Extensão sobre girassóis da UFAPE integram capítulo de livro em parceria com a UFSM

Enviado por mateus em Qua, 28/08/2024 - 11:33

A professora Josabete Carvalho, doutora em Botânica, que leciona nos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), desenvolveu dois projetos de extensão sobre o cultivo de girassol no Agreste Meridional de Pernambuco em 2022 e 2023, em parceria com o Projeto Flores para Todos e Gerência Regional de Educação - GRE- Agreste Meridional - Profa. Dra. Ana Marcela Barros.

O Projeto Flores Para Todos é o maior projeto inclusivo de extensão em floricultura no Brasil e é uma realização das Equipes PhenoGlad em várias instituições do Brasil. O grupo PhenoGlad é uma Equipe multidisciplinar e multi-institucional que pensa e trabalha a floricultura de forma integrada e holística, com princípios baseados na promoção da vida e nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

A professora Josabete é uma das organizadoras do livro “Girassol de corte: Inovação e sustentabilidade na floricultura moderna” e participou de dois capítulos do livro: Cap.1: Crescimento e desenvolvimento do girassol de corte e Cap.8: O girassol de corte no projeto flores para todos, onde estão inseridos alguns dados do cultivo do girassol de corte em vários municípios e escolas participantes dos Projetos de extensão desenvolvidos na UFAPE.

A obra foi organizada por professores e pesquisadores de várias universidades, coordenados pela Equipe Phenoglad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e apresenta uma linguagem simples, direta e descomplicada. É o resultado da maior rede de colaboração nacional entre as Equipes Phenoglad da história da Floricultura Brasileira, trazendo informações práticas inéditas coletadas 100% on farm de Norte a Sul do Brasil. Publicada pela Editora GR, o livro está disponível por um valor acessível e pode ser adquirido através do e-mail phenoglad@gmail.com.