Museu Casa UFAPE marca presença no 31º Festival de Inverno de Garanhuns

Enviado por DCOMU em Ter, 25/07/2023 - 18:03

Na manhã de hoje (25) ocorreu a abertura da Casa UFAPE no 31º Festival de Inverno de Garanhuns. O evento contou com a presença do Reitor da UFAPE, Prof. Airon Melo, o Deputado Estadual João Paulo e a vereadora de Garanhuns Fanny Bernal, da Mandata Coletiva das Manas. O projeto do evento foi elaborado quando se viu a necessidade de criar um diálogo entre os artistas da região e a comunidade. O evento foi iniciado em 2017, como Casa UAG no FIG, que seguiu ocorrendo nos anos de 2018 e 2019. Em 2022, retornou como Casa UFAPE, sendo destacado como polo de saberes populares e formação. A casa promove essa interação com a cultura, reforçando a visibilidade e o entrosamento dos artistas da região com aqueles que vêm prestigiar o Festival de Inverno de Garanhuns.  Nas palavras da professora Márcia Félix "A cultura que precede tudo e esse contato com a cultura e com a arte, modifica a vida das pessoas, pois traz o sentimento de pertencimento".

Trazendo cultura e arte, a CASA UFAPE é de grande importância para comunidade interna e externa da UFAPE, pois é um instrumento de cultura que precisa ser visitado, usado e potencializado. "Aqueles que vivenciam a casa, levam dela uma experiência muito positiva e prazerosa, que reforça a afinidade com a cultura e com a arte", ressalta a professora Márcia Félix. Durante a abertura, em sua fala, o reitor citou "a relevância dessas ações para nossa comunidade. Porém, devido à falta de recursos, a casa não está como gostaria, mas estou aberto a buscar mais recursos para esta causa".  Já o Deputado João Paulo, destacou a "importância de lugares como este, de ser resistência, de fazer essas ações. Estou à disposição para fechar parcerias e buscar verbas para casa e para projetos a serem desenvolvidos aqui".

A professora Márcia Félix convida a todos da comunidade acadêmica da universidade "a conhecer e fortalecer a casa UFAPE, pois ela precisa, principalmente, ser reconhecida pela própria comunidade para que reverbere isso em toda cidade. A casa UFAPE traz cultura e arte para os visitantes e sua programação (abaixo) conta com mostras culturais, conversas sobre o tema, visitação e muito mais.

Dia 26/07/2023, quarta-feira:

14h00 – Conversa afiada: “Ela estuda o que gosta”

15h00 – Grupo “Negras Ubuntu”

16h00 – Mostra de curtas CINECLUBE Casa UFAPE

Dia 27/07/2023, quinta-feira: