Submissão de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos

Enviado por Lucas Tchaikovsky em Qui, 15/06/2023 - 17:16

Prezados professores e técnicos, saudações!

Para a submissão de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, o pesquisador interessado deverá se cadastrar como Pesquisador na Plataforma Brasil e, após o cadastro, submeter projetos para análise.

A Plataforma Brasil é um sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos nos Comitês de Ética em todo o país. Ao cadastrar seu projeto na plataforma, os senhores tem a opção de sugerir algum CEP de qualquer universidade ou instituto de pesquisa, mas de maneira geral, são eles quem fazem esse encaminhamento, de acordo com a área.

A UFAPE ainda está estruturando seu próprio Comitê de Ética na Pesquisa com Humanos - CEPE. Entretanto, nacionalmente, para obtenção dessa licença é necessário acessar e seguir a recomendações da Plataforma Brasil.

Para facilitar a utilização da Plataforma Brasil, segue em anexo o manual do pesquisador desenvolvido pela própria organização.

Estamos à disposição para lhe ajudar no que for preciso.