1º Workshop de Inovação e Empreendedorismo da UFAPE

Enviado por Lucas Tchaikovsky em Qui, 15/06/2023 - 14:24

Hoje, pela manhã (15/06), teve início o 1º Workshop de Inovação e Empreendedorismo da UFAPE que, em sua abertura, contou com a presença da Professora Keila Moreira, diretora do NITE e de Juliene Barros, que estava representando o Reitor Pro tempore, Airon Melo. “Com base nos nossos pilares, pesquisa, ensino e extensão, nós fazemos ciência, divulgamos a ciência e ensinamos a produzir ciência. A inovação vem com o papel de fazer avançar a ciência”, ressaltou Juliene Barros.

Em seguida, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romualdo Lima, e os professores André Magalhães(DRINT) e Assuero Fonseca (Incubadora Cactus) fizeram a mesa de abertura do evento. Na ocasião foi abordado um pouco sobre a Cactus, a incubadora que visa a inovação na UFAPE. Em sua explanação, o prof. Romualdo Lima falou sobre a importância do evento e o desejo de fechar parcerias com as empresas para instigar a inovação dentro da universidade, reforçando a importância do NITE dentro da UFAPE. Os demais membros ressaltaram essa importância que “é o primeiro passo para fechar parcerias”, como mencionou André Magalhães. Assuero Fonseca, por sua vez, reforçou que  “é importante a gente transformar todo o nosso conhecimento em produtos”.

A primeira empresa a se apresentar foi a Baterias Moura, que apresentou um pouco o desenvolvimento da empresa e a importância da inovação para se manter sempre atualizada dentro do mercado. “Baterias usadas hoje começaram a ser pensadas há 10 anos”, afirmou Marcelo Henrique, representante Moura.  O dia segue com diversas apresentações e discussões acerca da importância de fomentar a inovação e o empreendedorismo na universidade e os benefícios que isso traz para a comunidade acadêmica.