ALUNOS INGRESSANTES DA UFAPE FAZEM CURSO DE AMBIENTAÇÃO ACADÊMICA-CAA

Enviado por Lucas Tchaikovsky em Qui, 15/06/2023 - 14:22

A segunda edição do CAA da UFAPE aconteceu no início de junho, contando com a participação de 110 inscritos, um aumento de 20% do público em relação à edição anterior. A abertura do evento, no auditório do LACTAL, contou com a presença do Magnífico Reitor, professor Dr. Airon Melo, da Pró-reitora de Ensino e Graduação, professora Emanuelle Albuquerque Lima e dos Pró-reitores de Extensão, de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, de Assistência Estudantil e de Desenvolvimento de Pessoas.

Na ocasião, foram realizadas algumas mesas-redondas com a participação de servidores e discentes da UFAPE, por meio das quais os futuros ingressantes foram introduzidos aos programas e serviços que a nossa universidade oferece aos seus discentes.
Ao final do evento, os participantes foram convidados a realizarem um passeio guiado pelo campus da universidade. As atividades do CAA seguem até outubro deste ano. Desta vez, o público-alvo é composto por ingressantes dos semestres letivos de 2023.1 e 2023.2.
De acordo com o Diretor do DAE, Professor Dr. Gustavo Lima, “o CAA vem se consolidando como uma ação que busca promover um engajamento prévio dos futuros discentes dos cursos de graduação da UFAPE nas atividades acadêmicas. Esperamos, com isso, potencializar as taxas de ingresso, de permanência e de sucesso na universidade”.

O Curso de Ambientação Acadêmica, o CAA, é uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PREG), por meio do Departamento de Acompanhamento Educacional (DAE). O CAA surgiu em meio ao contexto da pandemia da COVID-19, entre os anos 2020 e 2022, que também afetou a regularidade do calendário acadêmico, tornando incompatível a sua execução em conformidade com o calendário civil. Isso gerou uma espera muito longa por parte dos aprovados no SISU para ingressar nos cursos de graduação. Para minimizar essa situação, a UFAPE passou a oferecer o CAA para os seus futuros discentes, de modo que eles tivessem a oportunidade de conhecer previamente a nossa universidade, antes mesmo de ingressarem oficialmente nela.

A primeira edição do CAA ocorreu entre os meses de agosto e novembro de 2022 e contou com a participação de 89 alunos. O curso foi organizado em 6 (seis) módulos, incluindo atividades remotas e presenciais, com uma carga horária de 60 horas. Ao longo do curso, os futuros ingressantes da graduação têm a oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura e os cursos e programas (de ensino, de pesquisa, de extensão e de assistência estudantil) oferecidos pela UFAPE, além de terem aulas sobre produção de textos acadêmicos e introdução ao cálculo, por exemplo. Para a realização das atividades remotas, os participantes contaram com o auxílio de tutores que já são discentes dos cursos de graduação da UFAPE.

É importante destacar que a realização do curso só foi possível graças ao engajamento de um coletivo, o qual é composto por alguns setores da universidade, pelas Pró-reitorias, pelas coordenações de cursos e por professores e alunos que se colocaram à disposição. Todos colaboraram, de alguma forma, seja na elaboração de materiais didáticos, seja ministrando oficinas ou até mesmo auxiliando os participantes nas atividades remotas disponibilizadas na plataforma do Google Sala de Aula.