Reunião geral marca o início das atividades dos novos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFAPE.

Enviado por JoaoHenrique em Qua, 14/06/2023 - 22:15

Na manhã da última quarta-feira, dia 07 de junho de 2023, foram iniciadas as atividades dos novos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFAPE. A reunião que marcou oficialmente este início ocorreu no Auditório do Prédio B, na UFAPE, e deu as boas-vindas aos mais novos 24 alunos bolsistas e 6 alunos voluntários dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras da UFAPE, bem como as três novas professoras supervisoras da Rede Básica Pública (Estadual e Municipal) de Garanhuns/PE.

O projeto institucional do PIBID em vigência teve suas atividades iniciadas em outubro do ano passado (2022), com uma equipe de 24 alunos bolsistas, compreendendo, assim, metade das 48 bolsas para discentes requeridas no EDITAL Nº 23/2022 da CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). Todavia, no início deste ano (2023), todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país com projetos institucionais do PIBID aprovados foram contempladas pelo Governo Federal com mais bolsas de iniciação à docência. Sendo assim, o PIBID/UFAPE recebeu o restante das 24 bolsas para discentes requeridas no ano passado e, junto com estas, mais 3 bolsas para professores supervisores e 2 bolsas para coordenadores de área.

A reunião em pauta contou com a participação não apenas dos novos integrantes do Programa, mas de toda a equipe, formada agora por um total de 60 alunos(as) (bolsistas e voluntários), 6 professoras supervisoras, 2 coordenadoras de área (as docentes Leila Nascimento e Angela Lima, da UFAPE) e 1 coordenadora institucional (a docente Elaine Silva, também da UFAPE). Na ocasião, os novos integrantes assinaram os termos de compromisso, receberam informações importantes sobre o Programa e sobre o início das atividades e foram acolhidos pelos integrantes que já faziam parte do grupo. Esta equipe atual do PIBID irá atuar em 6 escolas públicas (municipais e estaduais) de Garanhuns/PE até março de 2024, quando se encerram as atividades do edital vigente.