Relato de experiência – curricularização da extensão na Pedagogia – UFAPE

Enviado por DCOMU em Qua, 10/05/2023 - 21:05

A professora Elaine Nascimento relatou o processo de curricularização da extensão no curso de Pedagogia da UFAPE. Para isso, era necessário incluí-la no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), integrando-a como as recém-criadas ACEX (Atividades Curriculares de Extensão), após discussão entre os professores do NDE. A carga horária deverá ser de 10% do curso, o que não necessariamente aumenta o número de períodos, apesar de aumentar a carga horária total do curso.

A proposta do NDE aprimorada no Pleno foi realizar quatro Projetos de Extensão com até 10 vagas para os estudantes a partir do segundo período, orientados por grupos de até três professores, com revezamento dos docentes em cada semestre e carga horária de 60h. Os docentes coordenadores dos projetos revezam-se também entre si. Os desafios para colocar a proposta em prática seriam falta de bolsas, de estrutura na UFAPE, dificuldades dos alunos extensionistas de outras cidades participarem dos projetos e professores sem perfil extensionista.

Atualmente, a professora compartilhou que a curricularização da extensão do curso está formando parcerias entre os professores, estudando mais sobre a extensão e citou as várias Resoluções que estão envolvidas.