Segundo dia do UFAPE em FOCO tem palestra da Procuradoria Geral da União e apresentação, pelos setores, das ações realizadas e planejadas

Enviado por JoaoHenrique em Sex, 28/04/2023 - 13:50

A manhã do segundo dia do II UFAPE em FOCO foi marcado pela participação de importantes setores, responsáveis por fazerem a UFAPE se tornar cada vez mais autônoma e melhor desempenhar seu papel de universidade pública.

A primeira palestra foi ministrada pelo procurador da União, Dr. Eduardo Asmann, que versou sobre como a Procuradoria Geral atua legitimando os necessidades das universidades e procurando que essas necessidades sejam supridas perante à lei. O palestrante relatou como se organiza, juridicamente, a Procuradoria Geral e a Advocacia Geral da União (AGU) e abordou como é o processo pelo qual uma universidade passa para que se solidifique como uma instituição que presta serviços essenciais à sociedade, sempre contando com o apoio da Procuradoria para transformar e evoluir esse ambiente acadêmico. O Dr. Asmann retificou que, apesar das dificuldades, os problemas enfrentados pela universidade têm urgência em ser resolvidos, mas que muitos deles são oriundos do fato da instituição ter conquistado sua autonomia recentemente. Afirmou ainda que, com o tempo, esses contratempos terão resolução.

Em continuidade às atividades da manhã, teve início o primeiro bloco de palestras com os setores responsáveis pela gestão dae informações e documentos da UFAPE. A Secretária da Diretoria de Comunicação (DCOMU), professora Denise Figueiredo, dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, expôs alguns aspectos relevantes do setor responsável pela comunicação da universidade. Segundo Denise, a missão da DCOMU é informar à toda comunidade acadêmica o que está ocorrendo dentro da instituição para que todos os discentes, docentes e funcionários, assim como a sociedade em geral, tenham ciência sobre e possam participar dos eventos e atividades propostas pela instituição. Além disso, foi abordada a questão da acessibilidade, sobre a qual a diretoria vem se debruçando para melhor atender à demanda do público com deficiência e garantir o acesso inclusivo às informações. Por fim, a professora apresentou os avanços nas ferramentas já usadas pela universidade para informar à comunidade, como o Portal UFAPE, e a criação de novas formas de divulgação de eventos da instituição com um teor mais jornalístico, como é o caso do “Informa UFAPE” e o “UFAPE Buzz”.

Sobre o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), a Diretora do DRCA, Carla, apresentou o setor e informou que seu principal objetivo é gerenciar os registros dos estudantes de forma segura e eficiente. Descreveu, ainda, como o setor atua com seus funcionários e como irá ser expandido para garantir, futuramente, apoio à pós-graduação. Entre as funções do DRCA, está o auxílio prestado aos estudantes, através de ferramentas como “SIGA”, e-mail, “SOLICITA”, entre outros.

A Biblioteca, por sua vez, foi apresentada por Jaciara Félix, bibliotecária e diretora do setor.
A palestra abordou o funcionamento da biblioteca e como esse setor necessita de integração para funcionar de forma a atender à comunidade.  Jaciara abordou alguns dos desafios da biblioteca, entre os quais, o desuso das ferramentas da biblioteca por parte dos discentes e docentes, muitos dos quais sequer estão matriculados para adquirir os livros, e o prédio, que ainda é um sonho futuro. A bibliotecária também falou das conquistas, com a expansão do setor para garantir a acessibilidade, atuando através de ferramentas como o “SOLICITA”, os investimentos em tecnologias para garantir um trabalho cada vez mais eficaz e o futuro “Minha Biblioteca”, que vai contar com e-books disponíveis para as graduações.

O segundo bloco de palestras, com os setores da gestão financeira e patrimonial, teve início com o Departamento de Patrimônio e Almoxarifado (DPA), o setor da UFAPE que atua na responsabilidade dos itens da instituição. Esses itens podem ser essenciais ou não, devendo ser catalogados e organizados de forma adequada além de poderem ser doados caso a instituição não veja mais utilidade para ele. Além disso, foi abordado sobre o inventário da UFAPE, que deverá ser elaborado em breve, e como é administrado o patrimônio da universidade.

Já o Departamento de Compras (DCOM) tem por responsabilidade fazer o planejamento e analisar criteriosamente o que está sendo necessitado pela universidade, fazer licitações para justificar o que está sendo requerido para, enfim, adquirir o material.

Sobre a prefeitura universitária,  foi abordada sua atuação como um braço da PROAD, agindo nas questões da infraestrutura da universidade, regulando contratos com terceirizados, analisando desde o acompanhamento de obras e a manutenção dos prédios e dos ar-condicionados até os serviços como jardinagem e poda.

Finalizando as atividades do período da manhã, foi abordado como os funcionários dos serviços terceirizados colaboram com a UFAPE, ao mesmo tempo em que agregam qualidade às suas vidas e se sentem importantes por atuarem na instituição. Além disso, foi relatada a importância do terceirizado nas relações interpessoais com os discentes e o apoio prestado à instituição. Ressaltou-se que a UFAPE tem um olhar diferenciado para esses funcionários, desenvolvendo ações que contribuem para a melhoria contínua de cada um, especialmente nos incentivos aos estudos e aquisição de diploma.