DQV PROMOVE PALESTRA SOBRE AUTISMO

Enviado por Daniela em Ter, 04/04/2023 - 18:56

“Autismo e família: um mergulho no mundo singular”. Este foi o tema da palestra promovida pelo Departamento de Qualidade de Vida da UFAPE e realizada hoje (04/04) no auditório 2 pela manhã dentro da programação do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. O evento, aberto à comunidade universitária e ao público em geral, contou com a participação do prof. Klayton Danata, pesquisador pela American Medical SANNY, e da profª do curso de Zootecnia e mãe atípica, Safira Valença.
Em sua fala, Danata alertou que o processo jurídico trouxe a inclusão para as crianças e adolescentes, mas os ambientes ainda não são inclusivos e os profissionais, ainda carecem de formação adequada. Outro ponto elencado por ele são os três pilares importantes na vida de um autista: terapia-família-escola.
 Por sua vez, Safira Valença destacou a importância das terapias para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) para torná-las autônomas e evoluírem, melhorando dia a dia. A TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que se apresenta pela dificuldade de comunicação, interação social, movimentos estereotipados e não funcionais.
Normalmente, o autismo se apresenta nos primeiros anos de vida. Estudos recentes realizados nos Estados Unidos indicam que uma em cada 36 crianças com até oito anos de idade são autistas. Em 2021, eram 44 e esse cenário desafiador pode ser extrapolado para a maioria dos países do mundo e ainda ser mais grave.
Quem tiver interesse em obter mais informações sobre o autismo pode acessar: AMA – Associação Amigos dos Autistas (www.ama.org.br); ABRA -Associação Brasileira de Autismo (www.autismo.org.br); Federação Nacional de APAES (www.apaebrasil.org.br) e Instituto de Desenvolvimento Infantil (www.institutoinfantil.com.br), entre outras.