Projeto Museu do Queijo de Coalho é aprovado em edital da FACEPE, em colaboração com a PREC-UFAPE

Enviado por Daniela em Ter, 14/02/2023 - 15:26

O Projeto Museu de Queijo Coalho de Garanhuns, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), tem sua proposta aprovada em edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) - “Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco – Museus 2022”. O objetivo do edital é apoiar projetos com foco em Ciência, Tecnologia e Inovação para a instalação e o fortalecimento dos Museus de Pernambuco, especialmente aqueles localizados no interior do Estado.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC) vem participando, junto da Universidade de Pernambuco (UPE), como colaboradora deste projeto desde o ano passado, quando de sua aprovação no primeiro edital de 2021. Com isso, ao longo de 2022, o Museu do Queijo de Coalho de Garanhuns realizou várias atividades, dentre elas, visitações com estudantes das escolas da região, turistas e munícipes, degustações de queijos e celebração da 20ª Semana Nacional dos Museus, com o tema “O poder dos museus”. Ademais, o Museu dedicou, em sua programação, dois especiais momentos de ofertas de oficinas aos nossos estudantes ingressantes da UFAPE durante o PREC-Integra. Todas as atividades tiveram a atuação de estudantes bolsistas dos cursos de graduação da UPE e UFAPE.

Com o relançamento do Edital pela FACEPE, no final de 2022, a médica veterinária Vânia Lemos, responsável pelo CT Laticínios do Agreste/ITEP e coordenadora do projeto, submeteu novamente a proposta, que foi aprovada para ações do museu em 2023. Assim, o projeto foi contemplado com quatro bolsas de cooperação técnica (BCT), no valor de R$500,00 (quinhentos reais) mensais, por 12 meses, das quais três serão destinadas aos estudantes dos cursos de graduação da UFAPE orientados por docentes da instituição. Além disso, houve a concessão de R$ 1.000,00 (mil reais) por cada bolsa aprovada no projeto para verbas de custeio, diárias e passagens.

O Museu do Queijo de Coalho está situado nas dependências do Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios) do ITEP, localizado em Garanhuns, próximo à UFAPE e à Clínica de Bovinos de Garanhuns.