Reitor da UFAPE participa de evento da ANDIFES, em Brasília

Enviado por larissa em Seg, 12/12/2022 - 12:29

Nos dias 07 e 08 de dezembro, as equipes de comunicação e os dirigentes das Universidades Federais reuniram-se em Brasília, na sede da ANDIFES, para o Seminário de Comunicação e a CXCI Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES.

No Seminário, ocorrido no primeiro dia do encontro, o foco foi no trabalho de comunicação das universidades. Além das três mesas de debate, que trataram das estratégias de comunicação para fortalecimento das instituições na atualidade, o evento contou com o anúncio dos vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2022.

Na categoria Educação Básica, a repórter Lorrany Martins conquistou o prêmio com a reportagem especial “Escolas mudam estratégias para atrair os estudantes”, publicada no Jornal A Tribuna em 28 de fevereiro de 2021. Já na categoria Ensino Superior, o prêmio foi para Marcelo Canela e equipe, do Fantástico (TV Globo), representado na ocasião pela jornalista Vera Souto, pela reportagem especial que abordou a falta de investimento nacional na ciência. A reportagem evidenciou que as farmacêuticas estrangeiras lucram milhões com remédios que saem da biodiversidade brasileira, enquanto o Brasil corta investimentos na área.

No segundo dia, na pauta da CXCI Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES, estavam o orçamento das universidades federais em 2022/2023, as questões acerca das IFES que estão sendo discutidas no GT de transição da educação e a homologação da redação final do novo estatuto da entidade.

A principal discussão versou sobre o momento crítico pelo qual passam as universidades federais, em face dos sucessivos cortes orçamentários que vêm sofrendo nos últimos anos, em especial nas últimas semanas. Tais cortes e bloqueios estão, progressivamente, inviabilizando o funcionamento das instituições. Há alguns dias, foram bloqueados os recursos do orçamento responsável pelas despesas discricionárias de todas as Universidades Federais e Institutos Federais de Educação. Desse modo, foi impossibilitado o cumprimento de diversas obrigações institucionais, como o pagamento de bolsas de pós-graduação, de assistência estudantil, de médicos residentes dos hospitais universitários, de funcionários terceirizados, entre outros.

O evento contou com a presença do deputado Reginaldo Lopes, que falou sobre a extrema importância das universidades públicas para o desenvolvimento nacional e ressaltou a relevância dessas instituições para a ciência e a educação, colocando-se à disposição para contribuir com as IFES na reconstrução do projeto de nação que se pretende para os próximos anos.

Também estiveram presentes, compondo uma das mesas da reunião, o ex-ministro da educação, Henrique Paim, a deputada Alice Portugal, o ex-prefeito de Sobral - CE, Veveu Arruda, e o ex-presidente do INEP e ex-ministro interino da educação, Luiz Cláudio Costa,  membros da atual equipe de transição da educação. Todos reforçaram o compromisso com a reconstrução das

universidades e a valorização da ciência e da educação.