Inicia hoje (23/11) o I Congresso de Extensão e Cultura

Enviado por larissa em Qua, 23/11/2022 - 11:12

Com a mesa redonda "Perspectivas e Desafios da Extensão no Agreste Meridional" tem início, oficialmente, o I Congresso de Extensão e Cultura da UFAPE, dentro da programação do SAPIENS. A abertura será às 9h, no auditório do prédio C. Na ocasião, o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFAPE, prof. Marcos Pinheiro Franque, receberá as Instituições de Ensino Superior pertencentes a essa região para discutir a temática. Como convidados/as, estarão presentes a professora Rosangela Falcão, diretora multicampi da Universidade de Pernambuco (UPE), a professora Edvania Kehrle Bezerra, chefe da Divisão de Extensão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE - Garanhuns) e o professor Ricardo Oliveira, diretor do Departamento de Pesquisa e Extensão da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

“É com imensa alegria e satisfação que estamos realizando nosso I Congresso de Extensão e Cultura da UFAPE, um momento de culminância dos projetos de Extensão e atividades Artísticas e Culturais realizadas pelos nossos Docentes, Técnicos administrativos e discentes junto a nossa sociedade. Também, uma oportunidade de dialogar com a comunidade universitária e a sociedade, de forma interinstitucional, sobre os desafios e oportunidades para a Extensão Universitária no Agreste Meridional. Com otimismo, vislumbro grandes desafios e um grande potencial de transformação social que temos junto à nossa região, através de nossas atividades extensionistas, artísticas e culturais” , enfatizou o profº Marcos Franque.

Dentro da programação da tarde, acontecerá a apresentação da Casa UFAPE de Extensão e Cultura, com a Professora Dra. Márcia Félix, Diretora de Arte e Cultura da PREC, a partir das 16h. A atividade terá como título "Casa UFAPE de Extensão e Cultura: Desafios e Perspectivas" e apresentará a contextualização histórico-documental, cultural e estrutural da casa UFAPE de extensão e cultura, os projetos executados e em andamento, os 12 subprojetos do projeto museu casa UFAPE, eventos realizados no espaço de maio a novembro de 2022, a proposta de regulação do uso e a criação de processo de agendamento para eventos, aulas, projetos e da visitação da casa.

Amanhã (24/11), a roda de conversa "Vivências Extensionistas da UFAPE - socialização de práticas de interação com o território" acontecerá durante toda a manhã. A ideia é compartilhar as experiências dos próprios atores da sociedade envolvidos nas atividades dos projetos de Extensão da UFAPE, em especial os relacionados ao PIBEX 2022. Para este ano, estarão presentes os atores participantes de 7 projetos de Extensão PIBEX.

A apresentação de trabalhos extensionistas dos editais BEXT 2020/2021 e PIBEX 2022 realizados pelos estudantes bolsistas e voluntários e coordenadores (técnicos e docentes) da UFAPE estão programados para hoje, das 14h às 16h e das 18h30 às 20h30 e na sexta-feira (25/11) das 8h às 10h. A programação completa pode ser obtida no link http://participa.ufape.edu.br/evento/60.

Por fim, na sexta-feira (25/11), às 10h, acontecerá o lançamento oficial de SENDAS, a Revista de Extensão, Arte e Cultura da PREC/UFAPE. Será um momento para conhecer um pouco da história de como surgiu a Revista e qual é o seu propósito. Além, é claro, de outras surpresas que ocorrerão ao longo dessas duas horas dedicadas ao seu lançamento.

Para a profª Lucilene Simões, diretora do Departamento de Difusão Científica, Tecnológica e Inovação da PREC/UFAPE e coordenadora do CONEX 2022, esta primeira edição priorizou toda a programação do evento nas realidades de nossos territórios. ”E isso é evidente nos momentos marcados pela interação com as Instituições de Ensino Superior do Agreste Meridional, com a exposição da Casa UFAPE de Arte e Cultura, pela roda de conversa com os atores da sociedade dos projetos PIBEX e pelo lançamento da nossa Revista de Extensão, Arte e Cultura. Estamos muito felizes com a consagração de nossa identidade UFAPE estampada no I CONEX.”